Fandom

Van Hohenheim

123 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Van Hohenheim
Hohenheim da Luz
Van Hohenheim.jpg
Nomenclatura
Nome completo Van Hohenheim
Hohenheim da Luz
Língua japonesa ヴァン・ホーエンハイム
光のホーエンハイム
Romanização Van Hoenhaimu
Hikari no Hoenhaimu
Tradução Van Hohenheim[1]
Hoheinheim da Luz[2]
Alcunhas
Dados Gerais
Afiliação
Ocupação
Patente
Itens usados Alquimia
Alquimia única Transmutação humana
Objetivos pessoais Se tornar mortal e ver seus filhos crescerem
Esperar seu corpo apodrecer até morrer[3]
Fazer com que seu filho volte a seu mundo de origem[4]
Estado Falecido
Dados Pessoais
Raça Raça humana
Etnia Povo de Xerxes
Gênero Masculino
Idade 450
Data de nascimento 1465
Local de nascimento Xerxes
Traços únicos Imortal
Estar sempre disposto a fazer o papel de bobo
Não possui ambições
Mulherengo[3]
Interações pessoais Edward Elric (filho)
Alphonse Elric (filho)
Trisha Elric (esposa, falecida)
Dante (ex-amante)[3]
Inveja (filho)[3]
Pai[5]
Homúnculos
Winry Rockbell (nora)
May Chang (nora)
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 40, Episódio 12
Estréia nos jogos Fullmetal Alchemist and the Broken Angel
Aparições
Voz japonesa Masashi Ebara[3]
Unsho Ishizuka[6]
Daisuke Namikawa (jovem)[6]
Voz brasileira Guilherme Lopes[3]
Leonardo Camilo[6]
Vágner Fagundes (jovem)[6]

Van Hohenheim (ヴァン・ホーエンハイム, Van Hōenhaimu) - também conhecido na série de 2003 como Hohenheim da Luz (光のホーエンハイム, Hikari no Hōenhaimu) - é um alquimista extremamente poderoso e antigo. Ele também é o pai dos irmãos Edward e Alphonse, apesar de ter abandonado a família quando seus filhos ainda eram pequenos.

Descrição

  • É o pai de Ed e Al. "Hohenheim da Luz", como Dante, é um alquimista que viveu transferindo a própria alma de um corpo a outro por 400 anos. (Site Hagaren)[7][8]

Aparência

HohenheimArtwork.jpg

Artwork de Hohenheim da série 2003.

Van Hohenheim é um homem relativamente alto, de ombros largos com a aparência de um homem de meia idade relativamente saudável. Ele usa seu longo cabelo loiro-dourado em um rabo de cavalo solto na altura dos ombros com dois ou três fios de cabelo solto caindo sobre a testa e ostenta uma barba estilo Donegal em seu queixo quadrado. Ele também usa óculos sobre os olhos dourados, embora se precisa ou não deles é desconhecido. Ele tem sido descrito como "muito bonito" por muitas mulheres, ao longo da série. No mangá, Van Hohenheim freqüentemente usa uma camisa branca e gravata sob um colete preto com calças alinhadas e um sobretudo marrom. 

Quando era mais jovem, seus cabelos eram loiros e longos que se estendiam até suas costas, que ele mantém em um rabo de cavalo. Ele usava roupas cinza durante seu tempo como um escravo. À medida que envelhecia, seus traços faciais envelheceram com o tempo deixando mais explicito as íris de seus olhos cor de ouro, as maçãs do rosto mais definidos, e ele deixou a barba crescer, conectando-se as suas costeletas.

HohenheimDaLuz.png

Hohenheim durante a série 2003.

Na série de anime de 2003, Hohenheim ostenta uma construção ligeiramente mais doughier, com um queixo mais suave e cabelo um pouco mais escuro e diferente. Seus óculos também mudam e sua vestimenta também.

Personalidade

Quando era mais jovem, Hohenheim era mal-humorado e orgulhoso por ser um escravo, e reagia com raiva aos insultos feitos pelo Homúnculos original. Ele também era muito curioso, querendo saber o que a era liberdade e queria aprender alquimia. À medida que envelhecia, ele conseguia controlar melhor seu mal-humor. Após o incidente em Xerxes, ele entrou em desespero ao perceber o que suas ações tinham feito para as pessoas ao seu redor. Desde então, ele faz amizade com as muitas almas dos cidadãos de Xerxes preso dentro dele. Seu senso de dever também é grande o suficiente já que ele continuou a trabalhar para impedir o Pai de alcançar seus objetivos. Ele também é um pouco arrogante em sua vida adulta.

Como pai e marido, ele ficou muito afastado de sua família. Ele também preferiu que eles não seguissem o mesmo caminho que ele, pois ele se via como um monstro. Seu afastamento de sua família foi a razão pela qual Edward culpava pela morte de sua mãe, já que ela morreu esperando Hohenheim retornar de sua viagem. No entanto, Hohenheim amava profundamente sua família, como ele já foi dominado pela emoção, em uma sessão de fotos da família, e acaba se sentindo mal pela morte de sua esposa. Seu amor se estendia até o ponto onde ele estava disposto a sacrificar-se, a fim de trazer de volta Alphonse.

Na série 2003, sua personalidade é praticamente a mesma, a única diferença é que ele se mostra ser bastante mulherengo apesar de falar que genuinamente amou Trisha. Além do mais, Hohenheim da Luz não fez nada para parar de fazer os inúmeros crimes que ele cometeu, e escolheu não fazer nada para parar Dante, mas escolheu esperar por sua morte inevitável.

História

Mangá e Série 2009

Esta seção ainda precisa ser construída, colabore.

Série 2003

Seu passado é bastante sombrio, exceto por alguns momentos-chave mostradas na série. Aproximadamente 400 anos antes da série, Hohenheim criou a Pedra Filosofal, usando pessoas capturadas em uma caça às bruxas e aqueles morrendo da peste. A reação resultante quase causou a morte de Hohenheim, mas por amor e preocupação com sua amante, Dante usou a pedra para prender sua alma para o corpo de outro homem. É a partir daqui que o os dois vão vivendo pulando de corpo a corpo, e obtêm uma chamada vida eterna, apesar de que Hohenheim tinha apenas a intenção de viver tanto tempo quanto durou a pedra, ao lado de Dante. Não se sabe se Dante e Hohenheim casaram, mas a sua relação produziu um filho que morreu com a idade de 18 anos de intoxicação por mercúrio. Hohenheim realizou uma transmutação humana sobre o seu filho, o qual, por sua vez, não conseguiu, produzindo o Homúnculos pela primeira vez, após isso seu filho revivido se sentiu furioso por ter sido criado e depois abandonado indo em busca de vingança e para consegui-la se juntou a Dante se tornando o Homúnculo Inveja. Lamentando o que tinha feito a seu filho, Hohenheim fugiu.

Ele vagou por muito tempo até achar Trisha e se apaixonar por ela, ele teve um filho e vivia uma vida normal, mas depois de seu segundo filho nascer seu corpo começou a rejeitar a alma e a apodrecer. Consequentemente ele abandona a família e parte em busca de uma forma de manter sua vida.

Plot

Mangá e Série 2009

Série 2003

Após vários anos ele retorna a Resembool e vê Edward e Alphonse já crescidos e logo nota que eles haviam tentado a alquimia humana, porém ao tentar conversar sobre isso, ele é impedido por Ed que disse que após abandonar a família ele não podia dar uma de "pai". Após isso Hohenheim vai embora em busca de Dante, que havia sido mencionada em uma das conversas de Ed. Após achar Dante ele percebe que seu corpo também estava apodrecendo. Ele tenta fazer um acordo com Dante, mas ela o ignora e o um pequeno confronto usando avatares elementais começa, mas logo acaba em empate. Hohenheim queria lutar mais porém foi interceptado por Preguiça que o distrai com sua aparência igual a de Trisha e depois o prendeu com seu corpo de água, dando tempo para Dante invocar o Portão e o transportá-lo para a nossa dimensão onde ficou por um tempo sozinho estudando o portão. Logo após Edward ter ido ao outro lado da porta, ele o ajuda a fugir da cidade. Entretanto, Ed decide ficar enquanto Hohenheim foge definitivamente para escapar dos Zeppelins.

No epílogo, ele é visto com Edward conversando. É mostrado que ele vive na Alemanha, aliando-se com a Sociedade Thule, esperando encontrar uma maneira de enviar seu filho de volta para Amestris, e cuida dele até que Edward saia para a Transilvânia para encontrar os meios de viajar no mundo.

Habilidades

Mangá e Série 2009

Será construída depois.

Série 2003

Os avatares de gelo de Hohenheim lutando contra os avatares de pedra de Dante.png

Os avatares de gelo de Hohenheim lutando contra os avatares de pedra de Dante.

Master Alquimista: Por ter feito a Transmutação Humana para tentar reviver seu filho, Hohenheim pode ver a Verdade Absoluta, assim ganhando a capacidade de fazer alquimia sem usar círculos. Ele demonstrou poder fazer uma alquimia de gelo muito mais complexa do que a feita por Isaac McDougal personagem do anime Brotherhood. Ele pode condensar o vapor de água no ar em água, depois formar gelo e manipula-lo com maestria podendo fazer avatares de gelo que de alguma forma podem se mover sem sua interferência direta lutando por conta própria sem ele ter que se manter em contato com eles para os controlar.

Trivia

  • O personagem de Hohenheim é aparentemente inspirado por Phillip von Hohenheim, um alquimista renascentista suíço e cientista adiantado que adotou mais tarde o nome Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim e a alcunha Paracelsus. Paracelsus creditou-se com a criação de um Homúnculo de vários fluidos corporais humanos. Isto é ainda mais comprovado pelo fato de que o homúnculo original ia lhe falar o mesmo nome mencionado antes, mas sendo nesse tempo um escravo analfabeto, Hohenheim pensou que era muito longo e acabou abreviando para apenas Van Hohenheim.
    • A palavra Alquímica, Alkahest, é o nome de um hipotético solvente universal que pode dissolver qualquer substância, incluindo o ouro, e era muito procurado pelos alquimistas para seus usos medicinais. Acredita-se também que este nome foi inventado por Paracelsus quando viajou da China para Constantinopla. Esta é outra relação entre os dois, pois Hohenheim foi para Xing após Xerxes e ensinou o povo de Xing a "Alkaestria", que é usado principalmente para fins medicinais, então pode-se ver que há uma enorme ligação entre Paracelsus, Alkahest, Hohenheim e a Alkahestria. Este link foi provavelmente o que levou a história de Hohenheim em Xing, eo nome da Alquimia Xinguesa e seus usos.
  • No exclusivo episódio de recapitulação do anime, fica implícito que Hohenheim conhecia Trisha desde que ela era uma criança: uma jovem pede a Hohenheim para dançar com ela, e a mesma fica bastante decepcionada por sua recusa.
  • É dito que Hohenheim chegou a um entendimento com cada uma das almas que compõem sua Pedra Filosofal, para que assim cooperem voluntariamente com ele para fazer com que o Pai pague por suas ações. No entanto, antes que isso tenha sido revelado, Hohenheim é visto usando todos os tipos de alquimia que não estejam relacionados a derrotar o Pai, como rearranjar o interior devastado de Izumi Curtis.
    • Não se sabe se Hohenheim usou qualquer uma das almas fazendo este tipo de alquimia, ou se talvez ele só tenha usado pedaços de cada alma, de modo a não usar uma alma inteira. Também é possível que tal alquimia não exigisse sua Pedra, mas se baseasse em seu vasto conhecimento alquímico e no "chi" da Terra (fonte de energia da Alkahestria). Isso pode ser verdade mesmo no caso de Izumi, pois ele estava simplesmente rearranjando suas entranhas, e não estava criando nada de novo.
  • Devido à sua capacidade de se comunicar com as almas de sua pedra, sua alquimia é muito mais poderosa do que um indivíduo simplesmente utilizando a energia de uma pedra filosofal. Isto é evidentemente devido ao fato das almas de sua pedra ativamente estarem auxiliando-o em seus esforços. Isso também permite que sua pedra se use essencialmente, como pode ser visto quando as almas da pedra ativaram de forma independente o Círculo de Transmutação Nacional criado pela umbra.
  • Hohenheim é a única pessoa que o Pai cuidava e odiava mais, e muito provavelmente ele foi o único ser humano que ele realmente se importou.
  • Assim como Ed se ofende ao ser chamado de baixinho, Hohenheim, quando tinha a mesma idade, parecia irritado quando chamado de estúpido.
  • A atitude de Hohenheim para com seu filho, Edward, durante a primeira vez em que se reencontram é muito diferente entre o mangá e o anime Brotherhood. No mangá, sua aproximação era calma, triste sobre a morte de Trisha, e também um pouco humorada (confundindo o título de Edward de ser o alquimista federal mais baixinho do que o mais novo). Por outro lado, no anime Brotherhood, ele age quase completamente insensível, com todas as sugestões de suas emoções em relação a sua família sendo escondida pelo mesmo até mais tarde.
  • É estranho que Van Hohenheim use óculos no mangá, no anime Brotherhood, já que não precisava deles em Xerxes e sua visão não mudaria com o passar do tempo. É possível que ele simplesmente pense que ele está melhor com óculos, ou que ele precisava deles na sua juventude, mas o povo de Xerxes não tinha a tecnologia para fazê-los.
    • Também poderia ser que sua visão se deteriorou ao longo do tempo e, ao invés de usar algumas almas de Xerxes para corrigir o problema (que pode ter sido um desperdício de vida na sua visão e dificilmente uma razão para usar uma alma para ), ele optou por usar óculos.
  • Tecnicamente, no anime de 2003, Edward e Alphonse não são biologicamente relacionados com Hohenheim, mas sim com a pessoa de quem Hohenheim roubou seu corpo atual. Isso levanta dúvidas sobre como a verdadeira forma de seu filho Inveja (que tem aproximadamente quatro séculos de idade) tem qualquer tipo de semelhança com a família Elric. Deve-se notar, entretanto, que seu corpo original era uma semelhança perfeita àquele em que morreu. Isto é visto em como Dante conseguiu reconhecê-lo só de olhar para ele, apesar de ter mudado de corpo. Existem atualmente três teorias:
    • Pode ser possível que ele recriou uma cópia exata do seu corpo com a alquimia, porque ele não podia mais roubar corpos os outros. Isto explica porque Dante o reconhece assim como porque os irmãos Elric se assemelham à Inveja.
    • Outra solução poderia ser que seu corpo atual tinha uma grande semelhança com seu corpo original por pura coincidência. Dadas as circunstâncias relativas à sua aparência única, ou seja, os olhos e cabelos dourados, isso é altamente improvável. No entanto, ele pode ter escolhido esse corpo em particular devido à sua semelhança com a sua forma original, particularmente a cor do cabelo e dos olhos.
    • Outra é que o porque de Dante estar reconhecendo-o é porque ela tinha visto ele neste corpo antes. O fato de ela saber que os Elrics eram seus filhos e ter espionado ele em Resembool suportam isso. Ele também foi referenciado por Nash Tringham por ter trabalhado um período no 5 º Laboratório, que era uma ferramenta sob o controle de Dante, embora isso ainda não pareça ter qualquer relação com o por que o corpo atual de Hohenheim ser tão semelhante ao seu corpo original ou por que Inveja tinha uma aparência semelhante a dos irmãos Elric.

Referências

  1. Do japonês ヴァン・ホーエンハイム Van Hoenhaimu.
  2. Do japonês 光のホーエンハイム Hikari no Hoenhaimu
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 3,6 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  4. Fullmetal Alchemist: Conquistador de Shambala (2005).
  5. Ligados por sangue.
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 Anime Brotherhood (2009-2010).
  7. Do japonês エドとアルの父親である「光のホーエンハイム」はダンテと同じく、 400年にも渡り、魂を別の肉体に移し続けて生きてきた錬金術師。Edo to Aru no chichioyadearu 'hikari no hōenhaimu' wa dante to onajiku, 400-nen ni mo watari, tamashī o betsu no nikutai ni utsushi tsudzukete ikite kita renkinjutsu-shi.
  8. http://www.hagaren.jp/old/chara/hoh01.html

Também no Fandom

Wiki aleatória