Wiki Fullmetal Alchemist
Registre-se
Advertisement
Roy Mustang
RoyMustang2009opção3
Nomenclatura
Nome completo Roy Mustang
Língua japonesa ロイ・マスタング
Romanização Roi Masutangu
Tradução Roy Mustang[1]
Alcunhas Flame Alchemist[2]
O Herói de Ishval
Dados Gerais
Afiliação Forças Armadas Amestrinas
Edward Elric
Grumman
Berthold Hawkeye (mentor)
Ocupação Militar
Patente Equivalente a major
General da Brigada[3]
Soldado[4]
Itens usados Luvas especiais com círculos de transmutação desenhados em suas palmas
Alquimia única Alquimia explosiva
Objetivos pessoais Se tornar Führer[3][5]
Vingar a morte de Hughes[5]
Estado Ativo
Dados Pessoais
Raça Raça humana
Etnia Possivelmente Xingniana
Gênero Masculino
Idade Entre 29~31 anos (durante a série)
Data de nascimento 1885
Local de nascimento Amestris
Traços únicos Cabelos pretos
Aparência levemente asiatica
Olhos negros
Roupas clássicas e neutras
Interações pessoais Madame Christmas (mãe adotiva)[3]
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 13[6], Episódio 1[3]
Estréia alternativa Episódio 1[5]
Estréia nos jogos
Aparições
Voz japonesa Toru Okawa[5]
Shinichiro Miki[3]
Voz brasileira Hermes Baroli
William Viana[7]
25px-CharacterAmestrisFlag


Roy Mustang (ロイ・マスタング, Roi Masutangu) é um Alquimista Federal e oficial comandante das Forças Armadas Amestrinas.

Descrição

  • Um Alquimista Federal com a alcunha de "Flame Alchemist". General da Brigada. Usa uma luva especial feita de tecido inflamável, e manipula as chamas livremente usando alquimia. À primeira vista ele parece ser mulherengo, mas na verdade é uma pessoa que não pode ser enganada. (Site Hagaren)[8][9]

Aparência

RoyMustang

Roy durante a série 2003.

Roy Mustang é um homem bonito e sofisticado no auge de sua vida. Com olhos escuros e rosto sem barba, o famoso Coronel atrai muitas admiradoras. Seus cabelos negros estão, geralmente, despenteados, caindo sobre os olhos, mas, em situações formais, ele normalmente arruma-os para trás, com gel.

MustangArtwork

Artwork de Mustang da série 2003.

Um fã de roupas clássicas, Mustang raramente é visto sem seu uniforme de oficial das Forças Armadas, e mesmo quando de uniforme, normalmente acrescenta acessórios classicos como sobretudos negros e luvas brancas, mas, quando está vestido em roupas civis, ele aparenta gostar de ternos de três peças (colete, calça e blazer) e estreitas gravatas pretas e camisas sociais de linho branco, algumas vezes combinados com cachecóis e os já mencionados sobretudo e luvas em um estilo típico dos homens europeus do início do século XX. É interessante notar que Roy tende a preferir cores mais neutras ou escuras, como azul, marrom e preto, combinadas com branco.

Depois de sua batalha contra a Luxúria, Roy permanece com uma leve cicatriz em formato do círculo de transmutação da Alquimia das Chamas na mão direita, assim como uma grande e distintiva cicatriz que cobre o lado esquerdo de seu abdomen.

MustangShamballa

Roy após perder o olho esquerdo.

Na série 2003, após a batalha contra Orgulho, ele perde o olho esquerdo após Frank Archer ter atirado contra ele. Durante o filme que continua a história da série 2003, ele passa a usar um tapa-olho.

A matriz original completa da Alquimia das Chamas parece consistir em um círculo encurralando um hexagrama invertido composto de um grande triângulo de ar e um grande triângulo de terra, ambos se dividindo em pares idênticos quando se cruzam, com um triângulo de fogo no centro, apontando para cima em direção a uma chama. Abaixo do hexagrama está a imagem de uma salamandra. Fora do círculo está um par de basiliscos entrelaçados e o texto do responsório "Libera Me" repetido várias vezes. Quando passou a usar luvas para facilitar mais no processo químico, ele modificou um pouco o símbolo para suas luvas, removendo o texto e os basiliscos em favor de um círculo simplificado.

Personalidade

A primeira vista, Roy é um homem arrogante e egocêntrico, famoso entre muitos de seus colegas e subordinados como egoísta e narcisista. Provavelmente tão arrogante quanto seu protegido, Edward, Mustang costuma ser exibicionista e aparenta agir muito mais por interesse próprio do que por algum sentimento altruísta. Para a maioria das pessoas, ele passa a impressão de um preguiçoso que tenta escapar da maior quantidade de trabalho possível, sentando em sua mesa sem ocupar-se de nada, com um sorriso, enquanto procrastina o máximo possível, mas que toma atitudes imediatas e trabalha duro quando há glória ou notoriedade envolvidos no serviço.

Estrategista por natureza, Roy age como em um jogo de xadrez, sempre pensando e planejando vários passos à frente, tanto com relação a si mesmo quando ao dos outros e não é incomum que seus subordinados/conhecidos fiquem assustados ao ver, depois de algum tempo, como que Mustang conseguiu manipular e direcionar uma situação de forma magistral, para que tivesse os resultados por ele esperados. Ele tem um talento natural para fazer as pessoas a sua volta agirem exatamente como ele gostaria, apesar de aparentar não ter, em nenhum nível, influenciado suas decisões.

Roy também tem uma fama notória de ser um mulherengo incorrigível e é dito que ele passa grande parte de seu tempo saracuteando pela cidade a cada dia com uma mulher diferente - talvez em consequência de sua juventude e influência de sua mãe adotiva - e flertando com as atendentes das lojas com seu charme, aparência e carisma. Esta fama só acumula ainda mais sua impopularidade com os praças e colegas oficiais. Muitos desses dizem ter sido abandonados por suas namoradas por conta de Mustang.

Entretanto, apesar de esses traços de personalidade terem algum fundamento e verdade em sua vida, muito das aparências de Roy Mustang não passam de deliberadas farsas do Coronel para esconder suas verdadeiras intenções. Como já foi dito, Mustang é um estrategista nato, versado em várias formas técnicas de combate e especialmente talentoso nas formas discretas de coletas de informação, operações secretas e em despistar inimigos.

Na verdade, Roy é um comandante devotado ao seus subordinados e ideais, cujo foco primário e dever pessoal é de proteger seus subordinados e amigos. Apesar de esconder este fato por trás de um véu de cinismo e presunção, Roy Mustang é um homem que se preocupa verdadeiramente com as pessoas que confiam nele e o apoiam e vai além de seus limites para assegurar seu bem estar e segurança, mesmo que em detrimento da segurança dele próprio. Sendo um homem de relativo poder, Mustang se considera um protetor de todos aqueles sem poder e capacidade para se protegerem sozinhos, e age de acordo com esse princípio, ganhando admiração, respeito e lealdade de diversos compatriotas, que conhecem sua verdadeira natureza.

Infelizmente, seus valores e ideais e sua visão própria como protetor faz com que Mustang seja muitas vezes teimoso e obstinado no campo de batalha e que tenha um temperamento que tende ao explosivo, traços de personalidade que se mostraram em algumas ocasiões como sendo capazes de anuviar seu julgamento e bom senso.

História

Órfão em tenra idade, Roy foi adotado por Chris Mustang, a irmã mais nova de seu pai, que o criou com a intenção de torná-lo um excelente cavalheiro. Presumivelmente na adolescência, o jovem Roy descobriu uma afinidade com a alquimia e recebeu instruções básicas na arte do mestre alquimista Berthold Hawkeye na esperança de se tornar uma fonte de força e conhecimento para o povo de Amestris.

No entanto, diante da crescente frequência das guerras de fronteira, Roy acabou deixando o cargo de professor e se matriculou na Academia Militar do Estado com a intenção de se tornar um Alquimista Federal e se dedicar à proteção dos cidadãos pegos no fogo cruzado das lutas internacionais. Enquanto na academia militar, ele fez amizade com o colega cadete Maes Hughes, com quem frequentemente discutia seus sonhos idealistas para o futuro do país.

A Alquimia das Chamas é fruto da imaginação do mestre alquimista Berthold Hawkeye, que passou vários anos aperfeiçoando-o antes de sua morte por uma doença desconhecida em 1905. Acreditando que seja a maior e mais poderosa forma de alquimia possível, Hawkeye se recusou a passar o conhecimento para Roy, que era seu aprendiz na época e, em vez disso, confiou os segredos de sua busca por conhecimento a sua jovem filha Riza, tatuando a matriz perfeita em suas costas como o único registro físico de sua existência.

No funeral de Hawkeye, depois que Roy revelou a Riza seus próprios sonhos de fortalecer o governo e proteger as pessoas com sua própria força, ela por sua vez revelou a ele que a pesquisa secreta de seu pai havia sido codificada em uma tatuagem em suas costas. Impressionada com as intenções de Roy, ela confiou suas costas a ele na esperança de que ele usasse seu segredo para criar um futuro feliz para as pessoas. Decifrando o código, Roy dominou a inovadora alquimia da chama de Hawkeye e passou no exame para se tornar um Alquimista das Chamas, ganhando o apelido simbólico de "Flame Alchemist" e o posto de oficial militar de Major.

Depois que Roy ganhou a confiança de Riza e tomou o conhecimento da Alquimia das Chamas para si, ele modificou um pouco o símbolo para suas luvas (removendo o texto e os basiliscos em favor de um círculo simplificado).

Três anos depois, a Guerra Civil de Ishval atingiu um pico febril, levando o Führer a ordenar que os Alquimistas Federais voltados para o combate entrassem em combate na linha de frente como armas humanas para iniciar uma campanha de extermínio total contra os Ishvalianos. O Flame Alchemist foi mandado para o distrito de Daliha, onde as colunas de fogo inflamadas por seu estilo visivelmente destrutivo de alquimia de combate lhe renderam grande notoriedade e o apelido de "O Herói de Ishval". Reencontrando Maes Hughes e Riza Hawkeye, que haviam se matriculado na academia militar e se tornado um infame atirador na guerra civil desde que a vira pela última vez, os três lamentaram o fato de seus olhos de idealismo juvenil terem sido substituídos pelos olhos de assassinos e ponderou sobre o raciocínio desconhecido por trás das incríveis despesas militares sendo dedicadas ao inexplicável massacre em massa dos Ishvaliaons, que eram tecnicamente concidadãos Amestrianos.

Depois de um número exorbitante de mortes, o próprio Mustang pôs fim à luta em Daliha, efetivamente encerrando a guerra civil. No entanto, a longa e sangrenta luta quase apagou o idealismo de sua juventude; depois de se dedicar aos militares para apoiar o povo, ele se tornou o "herói" de um massacre, e só conseguiu salvar a vida de alguns homens sob seu comando com suas chamas. Ainda assim, o agradecimento daqueles homens inspirou um novo sonho no coração do Flame Alchemist. Em vez de se tornar parte da fundação do país para proteger o povo, ele começou a planejar elevar-se acima do povo e proteger os que estavam abaixo dele com seu poder e autoridade adquiridos. Mesmo se tudo o que ele pudesse proteger fosse algumas pessoas, ele se certificaria de que essas pessoas protegessem aqueles abaixo deles e assim por diante até que toda a nação acabasse se beneficiando de sua proteção. Foi nesse ponto que Mustang começou a se concentrar na posição de se tornar Führer.

Enquanto Mustang se preparava para sair do campo de batalha, por insistência de Riza, ele relutantemente usa seu conhecimento para queimar partes da imagem de suas costas, apagando os aspectos importantes dela da existência e libertando-a da pesada responsabilidade de carregá-la.

Após a guerra, Mustang foi promovido a Tenente Coronel e foi transferido para o Quartel-General da Área Leste em East City sob o comando do Tenente General Grumman. Como um novo comandante, ele procurou novos recrutas em busca de subordinados de confiança que cumpririam seus ideais de proteção universal e reuniu um punhado de subordinados confiáveis, incluindo Hawkeye, a quem posicionou como seu assessor pessoal e guarda-costas, dando-lhe as costas sob o acordo de que ela o protegeria do mal e atiraria nele se sua marcha ao poder o fizesse se desviar do caminho correto e usasse o conhecimento que ela lhe dera com más intenções.

No rescaldo da guerra, vários Alquimistas Federais jogaram fora suas licenças como penitência pelas atrocidades que foram condenados a cometer. Entretanto, o Tenente Coronel Mustang foi designado para investigar e recrutar possíveis candidatos para o exame para se tornar um Alquimista Federal. Uma dessas pistas o trouxe, junto com a segundo-tenente Hawkeye, para a cidade de Resembool, no leste, em busca de um alquimista chamado Edward Elric. Ao chegar na cidade, Mustang descobriu não apenas que Edward tinha apenas onze anos de idade, mas também que a casa vazia do menino continha os horríveis sinais de uma tentativa de Transmutação Humana.

Correndo para a casa do vizinho ao lado para confrontar o jovem Edward, ele fez mais uma descoberta, que o menino havia milagrosamente sobrevivido a transmutação humana fracassada e conseguiu amarrar a alma desencarnada de seu irmão mais novo, Alphonse, a uma armadura (duas façanhas alquímicas jamais vistas pra ele antes) às custas de seu braço direito e perna esquerda. Diante dessa informação, Mustang ofereceu a Edward a chance de ingressar virar um Alquimista Federal sob seu comando, mencionando que o menino poderia até encontrar uma maneira de restaurar o corpo dele e de seu irmão com os recursos à sua disposição como Alquimista Federal.

Um ano depois, Mustang foi promovido ao posto de coronel, Edward chegou ao quartel-general da área leste e solicitou que Roy o acompanhasse até a Cidade Central para o exame de licença. Exibindo a habilidade única de transmutar sem um círculo, bem como uma ousadia incomum, Edward foi aceito no programa, colocado sob o comando do Coronel Mustang e recebeu o título de "Fullmetal Alchemist". Em troca da lealdade de Edward, Roy prometeu manter a tentativa de transmutação humana ilegal de Edward em segredo, bem como o segredo do corpo de seu irmão, em segredo e concedeu-lhe a liberdade de se aventurar livremente pelo país em busca de seu objetivo.

No anime de 2003, é revelado que Roy executou os pais de Winry Rockbell sob as ordens de Basque Grand no lugar de Scar no mangá. Ele ficou arrasado por suas ações a sangue-frio e tentou se matar, mas para Hughes, Edward e seus subordinados, Roy explica seu fracasso em fazer isso dizendo que ele "era covarde demais" para puxar o gatilho. Ao invés disso, Roy decide que vai trabalhar para alcançar uma posição em que não precise obedecer a ordens como essa: tornar-se o Führer.

Também no anime de 2003, Mustang foi à cidade natal dos Elrics, Resembool, em busca de seu pai, Hohenheim. Também está implícito que Roy estava procurando a amiga de infância dos Elrics, Winry Rockbell, a garota que ele havia deixado órfã durante a Rebelião Ishval, para ver como ela estava. Reconhecendo o talento de Edward e Alphonse para a alquimia, ele ofereceu a eles a chance de se tornarem Alquimistas Federais e de procurá-lo na Cidade Central, onde ele estava atualmente.

Os Elrics aceitam sua oferta e ele os manda morar com Shou Tucker com o propósito de estudar para o Exame Estadual para se tornar um Alquimista Federal, informando-os sobre a façanha anterior de Tucker de criar a primeira quimera falante 2 anos antes. Enquanto acompanha os Elrics até a casa de Tucker, ele os adverte para serem legais, pois Tucker tem uma filha pequena. Edward relutantemente se torna subordinado direto do Mustang quando ele se torna um Alquimista Federal.

Depois que Tucker transmuta sua filha Nina em uma quimera e ela é posteriormente assassinada por Scar, Mustang diz a Ed que ele não ajudará ninguém tentando revivê-la ao vê-lo tentando transmutar seus restos mortais sangrentos. Ele prossegue dando sermão para Ed sobre como as causas desesperadoras são coisas a se esperar para ele enfrentar no caminho escolhido por ele e Al, e encoraja Ed a seguir em frente com sua vida. Para enfurecer ainda mais Ed, Mustang o coloca no comando de reunir a pesquisa de Tucker e se recusa a envolvê-lo na tentativa do Exército do Estado de rastrear Barry the Chopper, depois que Ed renuncia temporariamente à sua comissão. Depois que Ed e Winry são salvos de Barry por Al e Maes Hughes, Mustang permite que Ed procure a Pedra Filosofal quando não estiver em uma missão em troca de ele manter os detalhes de sua Transmutação Humana em segredo e dá a Ed o título de Fullmetal Alchemist. Mustang mais tarde é transferido para os territórios do leste para limpar a bagunça do Tenente Yoki e é promovido a coronel.

Plot

Mangá e Série 2009

Filme

Série 2003

No presente, ele ainda está na sede do leste. Ed chega finalmente a leste da cidade para relatar ao coronel Mustang em sua investigação sobre a Pedra Filosofal. Em seguida, Ed reúne-se com Mustang falando sobre os resultados da missão em Reole. Mustang menciona outras missões recentes de Edward, o desaparecimento de Mugear em Xenotime, com Mustang querendo um relatório sobre a água vermelha, juntamente com o relatório da polícia de Aquroya e Mustang pergunta logo em seguida se Siren é tão bonita como dizem os rumores. Ignorando os conselhos do Mustang em desistir, Ed menciona a dica que recebeu de Belsio em Xenotime sobre o alquimista médico Tim Marcoh e pergunta se Mustang conhecia desde que alguém com suas habilidades não teria ido despercebido pelos militares do Estado. Mustang nega, e uma comitiva militar liderada por Basque Grand chega afirmando que o Comando do Leste servirá como sede provisória para Führer King Bradley, embora Ed sinta algo suspeito sobre a secretária do Führer. Com a esperança de aprender mais sobre Dr. Marcoh de Mustang, e também de passar no exame de re-certificação anual, Ed desafia Mustang a uma batalha simulada para demonstrar suas habilidades. Enquanto Mustang recusa, o Führer e Grand no entanto concordam em fazer a batalha de simulação.

Em seu caminho para a batalha Mustang também admite a Riza Hawkeye e Jean Havoc que, embora ele siga suas ordens, sua meta é tornar-se Führer, e sugere que ele vai obrigar que todas as mulheres usem mini-saias, o que faz com que Havoc fique feliz com isso enquanto Hawkeye fica irritada com o mesmo. No dia seguinte, depois que Hughes, que é o locutor é vaiado por mostrar uma foto de sua filha, a batalha começa quando Hughes corre pra fora do campo. No começo Mustang tem a vantagem com suas habilidades de chama e aproveitando pavio curto de Edward, onde tudo o que Ed pode fazer é se esconder atrás da multidão, levando um pouco da audiência com ele.

Ed ressurge através da criação de um chamariz com seu casaco em uma estátua e destrói a luva de Mustang só para descobrir que há um outro que ele usa para destruir o canhão gigante que Edward fez. Como Ed acaba perdendo, Mustang é distraído por uma memória de guerra antiga, que Ed responde enfiando a espada automail diretamente no Mustang e o Führer, em seguida, declara que a luta acabe em empate para que o campo não sofra mais danos. Ed e Mustang são condenados à limpeza da bagunça causada, que é a razão para Mustang ter recusado a batalha mais cedo. A pedido de Ed, Mustang explica que o motivo de sua hesitação anterior é devido à Guerra Civil de Ishval e sabendo que seria bom vê-lo, dá a Ed uma dica para encontrar o Dr. Marcoh.

Mustang depois se reúne com Hughes e ele revela que, apesar de o relatório de Ed, ainda existem pessoas que lutam contra a ocupação militar liderada por Hakuro em Reole. Mustang decide mantê-lo em segredo de Ed no momento, uma vez que tinha sido uma grande realização para Ed, e ele vai permitir que Ed aprenda sobre isso no momento certo. Hughes confirma a Mustang as suspeitas de que o assassino alquimista está na Central agora e é por isso que o Führer se mudou para o Comando do Leste com sua comitiva. Na Cidade Central, o assassino está se preparando para ir para a Cidade do Leste, depois de matar outro policial militar.

Após Scar matar Basque Grand, incapacitar ambos Ed e Al e derrotar Armstrong, a Unidade de Mustang chega e examina o túnel em ruínas, onde o Major Armstrong está e Maes Hughes chega confirmando que Scar matou o General da Brigada Grand. Armstrong acorda e confirma a identidade de Scar como Ishvaliano, que Roy Mustang percebe que é por isso que ele está atrás de Alquimistas Federais. Scar mais tarde no mesmo dia é confrontado pela Unidade de Mustang. Antes do confronto começar, Riza Hawkeye derruba Mustang e atira no Scar forçando-o a fugir devido a alquimia das chamas de Mustang ser inútil em dias chuvosos.

Mais tarde, Mustang reúne-se com Bradley que está se preparando para voltar ao comando central, agora que Scar foi avistado no leste, e para o alívio de Mustang, Bradley não o puni para manter o paradeiro de Marcoh um segredo. Bradley afirma que sua intenção era colocar Marcoh em prisão preventiva devido tudo o que ele teve de suportar. Mais tarde, Mustang explica a Armstrong que devido ao perigo de danificar o Selo de Sangue, só Ed pode consertar o estrago. Ed precisa visitar seu mecânico para consertar o braço automail, então Mustang decide ceder uma escolta para servir de guarda-costas, devido à incapacidade de Ed realizar a alquimia no momento.

No Comando Central, depois que ele irrita Roy Mustang por telefonar sobre Elicia, Hughes confirma que Scar estava envolvido com a destruição da biblioteca devido a testemunhas e seu sangue manchado nas roupas encontradas junto ao rio, mas suspeita que havia outras pessoas envolvidas, devido as evidências que apontam para sinais de luta. Hughes também menciona que com Basque Grand morto, Roy tem uma boa chance de ser transferido de volta para o Comando Central, advertindo-o de lidar com inimigos potenciais, assim como reunir o maior número de apoiantes como ele puder.

Quando Hughes morre, Mustang fica arrasado. Ao perseguir os Elrics após a criação da Pedra em Reole, Mustang descobre que o Führer é um Homúnculos e tenta expô-lo ao alto escalão dos militares, revelando a verdade sobre a secretária do Führer, Juliet Douglas. Uma vez que a reação do Fuhrer segue como o Mustang planejou, o que também confirmou suas suspeitas, Mustang começou a perceber que os Homúnculos foram os responsáveis pela Guerra Civil de Ishval para criar a Pedra Filosofal. Por causa dessa revelação, Mustang agora desenvolveu um ódio intenso contra Bradley pelo genocídio que os militares cometeram sob seu governo.

Depois que ele e o Major Armstrong são promovidos a um posto e enviados para Drachma, embora Bradley pretenda que ele morra em combate durante a Campanha do Norte nas linhas de frente, Mustang permanece na Central, fazendo sua jogada para vingar a morte de Hughes. Ele explica suas ações para Edward dizendo que desistiu de seu objetivo de se tornar Führer para vingar Hughes, assim como Edward desistiu de restaurar Al com a Pedra.

Ele aponta as semelhanças dele e de Ed no momento, e Edward finalmente passa a respeitá-lo e entendê-lo. Roy então segue para a mansão do Führer e encena sua luta. Mustang só é capaz de derrotar King Bradley quando o filho de Bradley, Selim, involuntariamente traz o crânio do homem do qual o Führer foi criado e enfraquece Bradley. Em um acesso de raiva, ele quebra o pescoço de Selim, matando-o quase que instantaneamente.

Enquanto Mustang escapa da mansão em chamas do Führer, ele é confrontado por Frank Archer, que o atira deixando-o de bruços em uma poça de sangue. Hawkeye chega a tempo de salvá-lo e mata Archer. É então revelado que Roy perde um olho ao ser baleado por Archer, mas mantém uma atitude otimista. Quando Hawkeye se desespera com ele pensando que ela deveria estar lá para impedir Archer, Roy diz que "o mundo não é perfeito" e "é isso que o torna tão bonito". Ele parece não estar infeliz com o que aconteceu na mansão do Führer, e que a perda de seu olho apenas mostrou que "nada é perfeito".

Filme

Mustang renuncia tanto à alquimia quanto ao seu posto para se tornar um homem alistado comum em um posto avançado remoto. Os eventos passados mostraram ter causado um grande impacto em Roy, já que ele diz que não usou sua alquimia desde que matou o Führer Bradley; Roy diz que ainda consegue ver as pessoas que matou em Ishval com o olho cego.

No Comando Central, os soldados mal estão se defendendo dos soldados atacantes da Sociedade Thule com o Tenente Coronel Armstrong, até que o General Roy Mustang chega e ataca vários dos soldados usando alquimia. Depois de dar ordens individuais a cada um dos soldados de seu esquadrão, exceto a tenente Riza Hawkeye, que ele não percebeu até que todos os outros soldados foram despachados, Roy cria um balão de ar quente para atacar diretamente os navios de guerra. Após subir aos céus, Mustang então se encontra com os irmãos Elric para derrubar o navio principal. Lutando através da maioria das defesas externas da nave e entrando na nave, Roy permanece do lado de fora para garantir a única saída enquanto os Elrics entram para lutar contra Eckhart, já que Edward agora pode usar a alquimia.

Depois de Eckhart lutar brevemente com Edward, ela então recua e libera vários soldados blindados da Sociedade Thule para acabar com ele, mas eles se voltam contra ela devido a Alphonse ter colocado anteriormente partes de sua alma dentro dos trajes. Edward e Alphonse então fogem, mas Edward usa a alquimia para enviar Alphonse e Mustang de volta ao chão sem ele, apesar das objeções de Alphonse. Antes de Alphonse partir, Edward o instrui a destruir o portal em Amestris enquanto ele destrói o portal além do portão para que o portão nunca possa ser aberto novamente. Entretanto, quado Ed volta ao nosso mundo, é descoberto que Al ficou junto com ele dentro do navio voador. Al afirma ter subido de volta no navio depois de dizer a Mustang para destruir o portal em Amestris.

Habilidades

Alto Intelecto: Mesmo entre a elite dos Alquimistas Federais, o Coronel Mustang é um alquimista particularmente habilidoso, adequadamente versado em transmutação física padrão, teoria experimental e alquimia biológica. Ele também é capaz de separar os átomos de hidrogênio dos átomos de oxigênio nas moléculas de água, isolando-os em um combustível altamente combustível e um oxidante altamente volátil, respectivamente.

Mestre da Alquimia: Quando ele é forçado a realizar a transmutação humana e ver a Verdade, Roy ganha a habilidade de transmutar sem um círculo, apenas juntando suas mãos para compensar o fato de suas luvas estarem rasgadas. Embora no início ele esteja apreensivo com este modo de alquimia, ele rapidamente percebe que, devido à ausência da necessidade de círculos de transmutação, ele não está mais limitado à alquimia baseada em chamas no campo de batalha, como visto quando ele transmuta uma parede de pedra para proteger ele mesmo, Riza e o major Alex Louis Armstrong dos ataques do Pai.

  • Alquimia das Chamas: A habilidade brilhante que lhe rendeu a licença federal, notoriedade nacional e o status de "herói" durante a Guerra Civil de Ishval é seu estilo de combate baseado em fogo notavelmente poderoso. O estilo único de alquimia de combate do Mustang é possibilitado por suas luvas feitas sob medida. Feitas de "pano de pirotex e/ou ignição", essas luvas criam uma faísca quando Roy esfrega os dedos e bordam com círculos de transmutação de alquimia de chama exclusivos, que permitem que ele manipule a concentração de oxigênio no ar. Ao atacar, o Mustang aumenta a densidade do oxigênio ao redor de seu alvo a um nível em que ele se torna volátil e cria caminhos estreitos de oxigênio entre ele e seu alvo, através dos quais ele pode direcionar o fogo instantâneo que surge da faísca de suas luvas. Como resultado, ele pode incinerar qualquer número de inimigos no campo enquanto evita habilmente quaisquer aliados adjacentes. O som de 'estalo' ouvido no início dessas transmutações é causado pela velocidade instantânea na qual os gases e faíscas altamente concentrados reagem juntos e estouram (e não os dedos do Mustang realmente 'estalando', como se acredita). Também foi revelado que Roy é capaz de delegar cada mão a um efeito de chama diferente, possivelmente devido a uma diferença na destreza da mão. A mão direita parece permitir grandes ataques explosivos, enquanto a esquerda permite ataques de chamas menores, mas fortes e muito mais precisos. Embora a Alquimia das Chamas de Mustang não possa ser usada em dias chuvosos porque a umidade torna impossível que suas luvas produzam faíscas, fica claro que a água em si não torna o Coronel inteiramente tão "inútil" como seus subordinados presumem. Usando os círculos de transmutação em suas luvas, Roy é capaz de separar os átomos de hidrogênio dos átomos de oxigênio nas moléculas de água, isolando-os em um combustível altamente combustível e um oxidante altamente volátil, respectivamente. Embora este método só possa ser usado quando uma grande quantidade de água está presente em um espaço relativamente fechado (e não na chuva onde o ar é aberto e separar hidrogênio e oxigênio para fins de combustão seria muito perigoso para qualquer pessoa nas proximidades), com uma fonte externa de ignição, como um isqueiro ou um fósforo, Roy pode produzir explosões localizadas extremamente poderosas.
  • Alquimia Tradicional:Nos últimos episódios da obra, é mostrado que Roy também pode usar a alquimia tradicional, isso também é mostrado na fuga de Maria Ross, quando ele transmuta um boneco como isca para forjar a morte da mesma.

Trivia

  • Uma salamandra pode ser encontrada no emblema do Flame Alchemist e no círculo de transmutação. Na mitologia grega antiga, a salamandra era considerada o elemental do fogo. A salamandra mitológica era completamente à prova de fogo e vivia dentro do próprio fogo.
  • No epílogo do anime Brotherhood, ele mostrou ter crescido um bigode, ao contrário do epílogo do mangá.
    • Isso pode ser uma referência a uma piada feita pelos omakes do mangá, onde, primeiro, Roy mostra estar triste por chegar aos 30 e "começar a ficar velho". Mais tarde, ele mostrou estar chateado porque, mesmo que "ele tenha atingido uma idade madura", ele não é respeitado por outros e sugere-se que isso pode ser devido ao seu "sua face com características de um bebê" e ele decidiu que "pelos faciais" iram fazer com que ele ganhasse mais respeito. Uma série de piadas se seguem sobre o que este cabelo facial pode ser, incluindo Riza desenhando um bigode de gatinho em seu rosto.
  • Como quase todos os militares da série Fullmetal Alchemist, o nome de Mustang tem origem militar, no seu caso, o North American P-51 Mustang, o mais famoso da Segunda Guerra Mundial - também considerado o melhor - avião de caça americano.
    • O nome Roy é uma palavra do francês antigo que significa "rei".
    • O sobrenome de Roy, Mustang, é também uma gíria militar para um soldado (definição original) que ganhou um campo de batalha e/ou (outra definição) um soldado com uma continuidade no serviço militar de um homem alistado para um oficial sem pausas. Geralmente, eles também podem ser definidos como um soldado que ganhou uma medalha por boa conduta ou completou 4 anos de serviço alistado antes de ganhar a sua comissão. Refere-se ao cavalo Mustang por ser um animal selvagem (embora mais apropriadamente feroz). Depois de ter a sela quebrada, ele ainda tem uma raia selvagem e pode periodicamente se rebelar contra seus donos de forma inesperada e, portanto, o proprietário precisa manter um olho nele em todos os momentos. Eles são conhecidos por serem mais inteligentes e terem um melhor instinto de sobrevivência do que outros puros, portanto, Roy Mustang, em muitos sentidos, é um Mustang no exército.
  • Em um omake, Roy diz que a razão para querer ser o Führer é para assim fazer com que todos as oficiais fêmeas usem obrigatoriamente mini-saias.
  • Em conformidade com sua fama feminina (ou talvez em exploração dela), Mustang codifica suas notas de pesquisa com nomes de mulheres, fazendo-as parecer um mero registro de suas aventuras românticas. O nível de suas habilidades de codificação da alquimia é desconhecido.
  • Mustang afirma que os cães seriam os soldados perfeitos devido à sua lealdade inabalável e porque nunca reclamariam sobre não serem pagos.
  • O recorde de Mustang por jogar xadrez com Grumman é de 1 vitória, 97 derrotas e 15 empates.
  • Enquanto toda a arte original do mangá e as duas séries de anime retratam Mustang com olhos pretos, algumas páginas coloridas do manga mostram Mustang com olhos azuis, presumivelmente para retratá-lo melhor em momentos de coação emocional e/ou física, especialmente enquanto estava cego.
  • Há várias piadas implícitas e observações sobre a natureza da relação entre Mustang e Hawkeye no mangá e 2009 série. Isto inclui:
    • O tenente-general Grumman pediu a Mustang que "casasse com sua neta" (disse que a neta que nós conhecemos por outros meios é Riza), para que ela pudesse se tornar "a futura primeira-dama de Amestris";
    • Roy disposto a queimar e matar Barry the Chopper, ao ver que ele tem uma queda por Hawkeye;
    • Hawkeye enganando Inveja, insinuando que ela e o coronel estavam romanticamente envolvidos;
    • Roy ficando desesperado porque "Elizabeth foi tomada por outro homem" quando King Bradley a usou como refém, e a observação de Edward como Riza sendo "o refém perfeito" na mesma ocasião;
    • Rebecca sugerindo que Riza poderia ter feito coisas imorais para manter tais boas posições nas forças armadas;
    • Madame Christmas falando para Roy ir "brincar" com Elizabeth;
    • King Bradley dizendo que ele poderia "chegar ao Mustang através 'dela' (Hawkeye)", entre outros.
  • A autora da série, Hiromu Arakawa, revelou vários fatos sobre Roy em várias entrevistas:
    • Na seção Q&A (Perguntas e Respostas) do Guia de personagens, ela disse que o carro que Roy dirige na série é realmente dele (e não um carro militar) e que ele mora em uma casa de aluguel estreita na Central. Ela também diz que ele possui pouco mais do que um sofá em sua sala de estar.
    • Embora Mustang não tenha se tornado Führer no final da série, ela afirma que Mustang acabará se tornando o líder de Amestris e que se ela fosse fazer qualquer capítulo extra sobre FMA no futuro, seria sobre esse evento. Ela também afirmou que decidiu que Mustang ainda não se tornaria Führer porque "ele ainda é muito jovem".
    • No Manga Artbook 3, respondendo ao questionamento dos fãs sobre por que Mustang não se casou com o Hawkeye no final da série, Arakawa declarou: "Não consigo fazer com que eles se casem por causa das Regras Militares. Caso contrário, eles não poderiam permanecer como oficial superior e subordinada".
  • Mustang se refere a todos os seus subordinados como peças de xadrez, com conotação de habilidade de batalha, utilidade e ligações pessoais que possam ter com ele. Fuery é o "Peão"; Falman, o "Bispo"; Havoc, o "Cavaleiro"; Breda, a "Torre"; e Hawkeye, a "Rainha", tornando Roy o "Rei".
  • Embora os fãs tenham comparado os olhos de Roy com aqueles comuns entre os imigrantes Xingueses, não houve nenhuma indicação de que Roy é de ascendência total ou parcial Xinguesa. Sua nacionalidade, entretanto, é inquestionavelmente Amestriana.
  • Roy é o único personagem da série a ser forçado a abrir o portão.
  • No mangá e no anime Brotherhood, sua decisão de se tornar o Führer ocorreu durante sua juventude na Guerra Civil de Ishval, e é solidificada pela realização da própria guerra eo fato de que, apesar de ter matado muitas pessoas inocentes em Ishval, ele também salvou muitos dos soldados sob seu comando. Isso lhe trouxe a noção de que, para proteger todas as pessoas - e, de certa forma, redimir-se das conseqüências de sua ingenuidade -, ele teria que estar no topo das forças armadas, sacrificando sua própria vida pessoal.
    • Uma grande diferença entre o mangá original e o anime de 2003, quando se trata de Mustang e sua escolha para se tornar o Führer é que ele foi ordenado por Basque Grand para matar os médicos Amestrianos Sara Rockbell e Urey Rockbell, marcando-os traidores para tratar ambos os lados na Guerra Civil de Ishval. Este ato foi um momento decisivo para Mustang, que começou a pensar em se tornar o Führer para que que assim ele não precisasse realizar ordens irracionais novamente.
  • Da mesma forma como Ed odeia ser chamado de baixinho, Roy odeia ser chamado de inútil, especialmente quando se trata de lutar em dias chuvosos.
  • No anime de 2003, o compromisso de Mustang para realizar um golpe de estado contra o Führer e a perda simbólica de seu olho esquerdo são semelhantes às façanhas de um membro da Resistência da Segunda Guerra Mundial, o Coronel Claus von Stauffenberg, que tentou matar Hitler em uma operação da Resistência Alemã chamada Valquíria. O coronel Stauffenberg perdeu o olho esquerdo numa emboscada na Tunísia. Mais tarde foi morto por tiroteio por traição, tornando-se um mártir da Resistência Alemã.
  • No anime de 2003, o olho que Mustang perdeu depois de sua batalha com o King Bradley era seu olho esquerdo, coincidentemente Bradley usava um tapa-olho no mesmo lado e Archer tinha substituído metade de seu lado esquerdo com "automail", com as duas pessoas tendo sido inimigos de Mustang e confrontadas no mesmo episódio.
  • No OVA "Kids", os jovens parecidos com Edward, Alphonse e Winry passam por um grupo de crianças jogando cartas em uma calçada. As crianças se assemelham a alguns dos homens de Mustang da série, e um deles parece especialmente como uma versão infantil de Mustang.
  • Supõe-se que Mustang usaria uma bengala em O Conquistador de Shamballa (isso pode ser visto no Episódio 51), entretanto não se sabe o por quê disso ter sido cortado do filme.

Referências

  1. Do japonês ロイ・マスタング Roi Masutangu.
  2. 炎の錬金術師 Hono no Renkinjutsushi, literalmente significa Alquimista de Fogo e/ou Alquimista das Chamas.
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 Mangá e Anime Brotherhood (2009-2010). Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "FMAB" definido várias vezes com conteúdo diferente Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "FMAB" definido várias vezes com conteúdo diferente
  4. Durante o filme O Conquistador de Shamballa (2005)
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004). Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "FMA03" definido várias vezes com conteúdo diferente Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "FMA03" definido várias vezes com conteúdo diferente Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "FMA03" definido várias vezes com conteúdo diferente
  6. Mangá de Fullmetal Alchemist (2001-2010).
  7. Apenas na redublagem de Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2021).
  8. Do japonês 「焔の錬金術師」のふたつ名を持つ国家錬金術師。国軍大佐。 発火布で作られた、特殊な手袋を使って火花を発し、錬金術により自由に焔を操る。 一見、女たらしで軽そうに見えるが、実は食えない人物である。 Hōnō no renkinjutsu-shi' no futatsu-mei o motsu kokkarenkinjutsu-shi. Kokugun taisa. Hakka nuno de tsukura reta, tokushuna tebukuro o tsukatte hibana o hasshi, renkinjutsu ni yori jiyū ni hōnō o ayatsuru. Ikken, onnattarashi de karu-sō ni mieruga, jitsuwa kuenai jinbutsudearu.
  9. http://www.hagaren.jp/old/chara/roy01.html
Advertisement