FANDOM

Roy Mustang
RoyMustang2009opção3.png
Nomenclatura
Nome completo Roy Mustang
Língua japonesa ロイ・マスタング
Romanização Roi Masutangu
Tradução Roy Mustang[1]
Alcunhas Flame Alchemist[2]
Dados Gerais
Afiliação Forças Armadas Amestrinas
Edward Elric
Grumman
Berthold Hawkeye (mentor)
Ocupação Militar
Patente Equivalente a major
General da Brigada[3]
Soldado[4]
Itens usados Luvas especiais com círculos de transmutação desenhados em suas palmas
Alquimia única Alquimia explosiva
Objetivos pessoais Se tornar Führer[3][5]
Vingar a morte de Hughes[5]
Estado Ativo
Dados Pessoais
Raça Raça humana
Etnia Possivelmente Xingniana
Gênero Masculino
Idade Entre 29~31 anos (durante a série)
Data de nascimento 1885
Local de nascimento Amestris
Traços únicos Cabelos pretos
Aparência levemente asiatica
Olhos negros
Roupas clássicas e neutras
Interações pessoais Madame Christmas (mãe adotiva)[3]
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 13[6], Episódio 1[3]
Estréia nos jogos
Aparições
Voz japonesa Toru Okawa[5]
Shin'ichiro Miki[3]
Voz brasileira Hermes Baroli

Roy Mustang (ロイ・マスタング, Roi Masutangu) é um Alquimista Federal e oficial comandante das Forças Armadas Amestrinas.

Descrição

  • Um Alquimista Federal com a alcunha de "Flame Alchemist". General da Brigada. Usa uma luva especial feita de tecido inflamável, e manipula as chamas livremente usando alquimia. À primeira vista ele parece ser mulherengo, mas na verdade é uma pessoa que não pode ser enganada. (Site Hagaren)[7][8]

Aparência

RoyMustang.png

Roy durante a série 2003.

Roy Mustang é um homem bonito e sofisticado no auge de sua vida. Com olhos escuros e rosto sem barba, o famoso Coronel atrai muitas admiradoras. Seus cabelos negros estão, geralmente, despenteados, caindo sobre os olhos, mas, em situações formais, ele normalmente arruma-os para trás, com gel.

MustangArtwork.jpg

Artwork de Mustang da série 2003.

Um fã de roupas clássicas, Mustang raramente é visto sem seu uniforme de oficial das Forças Armadas - e mesmo quando de uniforme, normalmente acrescenta acessórios classicos como sobretudos negros e luvas brancas -, mas, quando está vestido em roupas civis, ele aparenta gostar de ternos de três peças (colete, calça e blazer) e estreitas gravatas pretas e camisas sociais de linho branco - algumas vezes combinados com cachecóis e os já mencionados sobretudo e luvas - em um estilo típico dos homens europeus do início do século XX. É interessante notar que Roy tende a preferir cores mais neutras ou escuras, como azul, marrom e preto, combinadas com branco.

Depois de sua batalha contra a Luxúria, Roy permanece com uma leve cicatriz em formato do círculo de transmutação da Alquimia das Chamas na mão direita, assim como uma grande e distintiva cicatriz que cobre o lado esquerdo de seu abdomen.

MustangShamballa.png

Roy após perder o olho esquerdo.

Na série 2003, após a batalha contra Orgulho, ele perde o olho esquerdo após Frank Archer ter atirado contra ele. Durante o filme que continua a história da série 2003, ele passa a usar um tapa-olho.

Personalidade

A primeira vista, Roy é um homem arrogante e egocêntrico, famoso entre muitos de seus colegas e subordinados como egoísta e narcisista. Provavelmente tão arrogante quanto seu protegido, Edward, Mustang costuma ser exibicionista e aparenta agir muito mais por interesse próprio do que por algum sentimento altruísta. Para a maioria das pessoas, ele passa a impressão de um preguiçoso que tenta escapar da maior quantidade de trabalho possível, sentando em sua mesa sem ocupar-se de nada, com um sorriso, enquanto procrastina o máximo possível, mas que toma atitudes imediatas e trabalha duro quando há glória ou notoriedade envolvidos no serviço.

Estrategista por natureza, Roy age como em um jogo de xadrez, sempre pensando e planejando vários passos à frente, tanto com relação a si mesmo quando ao dos outros e não é incomum que seus subordinados/conhecidos fiquem assustados ao ver, depois de algum tempo, como que Mustang conseguiu manipular e direcionar uma situação de forma magistral, para que tivesse os resultados por ele esperados. Ele tem um talento natural para fazer as pessoas a sua volta agirem exatamente como ele gostaria, apesar de aparentar não ter, em nenhum nível, influenciado suas decisões.

Roy também tem uma fama notória de ser um mulherengo incorrigível e é dito que ele passa grande parte de seu tempo saracuteando pela cidade a cada dia com uma mulher diferente - talvez em consequência de sua juventude e influência de sua mãe adotiva - e flertando com as atendentes das lojas com seu charme, aparência e carisma. Esta fama só acumula ainda mais sua impopularidade com os praças e colegas oficiais. Muitos desses dizem ter sido abandonados por suas namoradas por conta de Mustang.

Entretanto, apesar de esses traços de personalidade terem algum fundamento e verdade em sua vida, muito das aparências de Roy Mustang não passam de deliberadas farsas do Coronel para esconder suas verdadeiras intenções. Como já foi dito, Mustang é um estrategista nato, versado em várias formas técnicas de combate e especialmente talentoso nas formas surrupiosas de coletas de informação, operações secretas e em despistar inimigos.

Em verdade, Roy é um comandante devotado ao seus subordinados e ideais, cujo foco primário e dever pessoal é de proteger seus subordinados e amigos. Apesar de esconder este fato por trás de um véu de cinismo e presunção, Roy Mustang é um homem que se preocupa verdadeiramente com as pessoas que confiam nele e o apoiam e vai além de seus limites para assegurar seu bem estar e segurança, mesmo que em detrimento da segurança dele próprio. Sendo um homem de relativo poder, Mustang se considera um protetor de todos aqueles sem poder e capacidade para se protegerem sozinhos, e age de acordo com esse princípio, ganhando admiração, respeito e lealdade de diversos compatriotas, que conhecem sua verdadeira natureza.

Infelizmente, seus valores e ideais e sua visão própria como protetor faz com que Mustang seja muitas vezes teimoso e obstinado no campo de batalha e que tenha um temperamento que tende ao explosivo, traços de personalidade que se mostraram em algumas ocasiões como sendo capazes de anuviar seu julgamento e bom senso.

Plot

Mangá e Série 2009

Filme

Série 2003

Filme

Habilidades

Trivia

  • Uma salamandra pode ser encontrada no emblema do Flame Alchemist e no círculo de transmutação. Na mitologia grega antiga, a salamandra era considerada o elemental do fogo. A salamandra mitológica era completamente à prova de fogo e vivia dentro do próprio fogo.
  • No epílogo do anime Brotherhood, ele mostrou ter crescido um bigode, ao contrário do epílogo do mangá.
    • Isso pode ser uma referência a uma piada feita pelos omakes do mangá, onde, primeiro, Roy mostra estar triste por chegar aos 30 e "começar a ficar velho". Mais tarde, ele mostrou estar chateado porque, mesmo que "ele tenha atingido uma idade madura", ele não é respeitado por outros e sugere-se que isso pode ser devido ao seu "sua face com características de um bebê" e ele decidiu que "pelos faciais" iram fazer com que ele ganhasse mais respeito. Uma série de piadas se seguem sobre o que este cabelo facial pode ser, incluindo Riza desenhando um bigode de gatinho em seu rosto.
  • Como quase todos os militares da série Fullmetal Alchemist, o nome de Mustang tem origem militar, no seu caso, o North American P-51 Mustang, o mais famoso da Segunda Guerra Mundial - também considerado o melhor - avião de caça americano.
    • O nome Roy é uma palavra do francês antigo que significa "rei".
    • O sobrenome de Roy, Mustang, é também uma gíria militar para um soldado (definição original) que ganhou um campo de batalha e/ou (outra definição) um soldado com uma continuidade no serviço militar de um homem alistado para um oficial sem pausas. Geralmente, eles também podem ser definidos como um soldado que ganhou uma medalha por boa conduta ou completou 4 anos de serviço alistado antes de ganhar a sua comissão. Refere-se ao cavalo Mustang por ser um animal selvagem (embora mais apropriadamente feroz). Depois de ter a sela quebrada, ele ainda tem uma raia selvagem e pode periodicamente se rebelar contra seus donos de forma inesperada e, portanto, o proprietário precisa manter um olho nele em todos os momentos. Eles são conhecidos por serem mais inteligentes e terem um melhor instinto de sobrevivência do que outros puros, portanto, Roy Mustang, em muitos sentidos, é um Mustang no exército.
  • Em um omake, Roy diz que a razão para querer ser o Führer é para assim fazer com que todos as oficiais fêmeas usem obrigatoriamente mini-saias.
  • Em conformidade com sua fama feminina (ou talvez em exploração dela), Mustang codifica suas notas de pesquisa com nomes de mulheres, fazendo-as parecer um mero registro de suas aventuras românticas. O nível de suas habilidades de codificação da alquimia é desconhecido.
  • Mustang afirma que os cães seriam os soldados perfeitos devido à sua lealdade inabalável e porque nunca reclamariam sobre não serem pagos.
  • O recorde de Mustang por jogar xadrez com Grumman é de 1 vitória, 97 derrotas e 15 empates.
  • Enquanto toda a arte original do mangá e as duas séries de anime retratam Mustang com olhos pretos, algumas páginas coloridas do manga mostram Mustang com olhos azuis, presumivelmente para retratá-lo melhor em momentos de coação emocional e/ou física, especialmente enquanto estava cego.
  • Há várias piadas implícitas e observações sobre a natureza da relação entre Mustang e Hawkeye no mangá e 2009 série. Isto inclui:
    • O tenente-general Grumman pediu a Mustang que "casasse com sua neta" (disse que a neta que nós conhecemos por outros meios é Riza), para que ela pudesse se tornar "a futura primeira-dama de Amestris";
    • Roy disposto a queimar e matar Barry the Chopper, ao ver que ele tem uma queda por Hawkeye;
    • Hawkeye enganando Inveja, insinuando que ela e o coronel estavam romanticamente envolvidos;
    • Roy ficando desesperado porque "Elizabeth foi tomada por outro homem" quando King Bradley a usou como refém, e a observação de Edward como Riza sendo "o refém perfeito" na mesma ocasião;
    • Rebecca sugerindo que Riza poderia ter feito coisas imorais para manter tais boas posições nas forças armadas;
    • Madame Christmas falando para Roy ir "brincar" com Elizabeth;
    • King Bradley dizendo que ele poderia "chegar ao Mustang através 'dela' (Hawkeye)", entre outros.
  • A autora da série, Hiromu Arakawa, revelou vários fatos sobre Roy em várias entrevistas:
    • Na seção Q&A (Perguntas e Respostas) do Guia de personagens, ela disse que o carro que Roy dirige na série é realmente dele (e não um carro militar) e que ele mora em uma casa de aluguel estreita na Central. Ela também diz que ele possui pouco mais do que um sofá em sua sala de estar.
    • Embora Mustang não tenha se tornado Führer no final da série, ela afirma que Mustang acabará se tornando o líder de Amestris e que se ela fosse fazer qualquer capítulo extra sobre FMA no futuro, seria sobre esse evento. Ela também afirmou que decidiu que Mustang ainda não se tornaria Führer porque "ele ainda é muito jovem".
    • No Manga Artbook 3, respondendo ao questionamento dos fãs sobre por que Mustang não se casou com o Hawkeye no final da série, Arakawa declarou: "Não consigo fazer com que eles se casem por causa das Regras Militares. Eles podem permanecer como oficial superior e subordinado, apenas".
  • Mustang se refere a todos os seus subordinados como peças de xadrez, com conotação de habilidade de batalha, utilidade e ligações pessoais que possam ter com ele. Fuery é o "Peão"; Falman, o "Bispo"; Havoc, o "Cavaleiro"; Breda, a "Torre"; e Hawkeye, a "Rainha", tornando Roy o "Rei".
  • Embora os fãs tenham comparado os olhos de Roy com aqueles comuns entre os imigrantes Xingueses, não houve nenhuma indicação de que Roy é de ascendência total ou parcial Xinguesa. Sua nacionalidade, entretanto, é inquestionavelmente Amestriana.
  • Roy é o único personagem da série a ser forçado a abrir o portão.
  • No mangá e no anime Brotherhood, sua decisão de se tornar o Führer ocorreu durante sua juventude na Guerra Civil de Ishval, e é solidificada pela realização da própria guerra eo fato de que, apesar de ter matado muitas pessoas inocentes em Ishval, ele também salvou muitos dos soldados sob seu comando. Isso lhe trouxe a noção de que, para proteger todas as pessoas - e, de certa forma, redimir-se das conseqüências de sua ingenuidade -, ele teria que estar no topo das forças armadas, sacrificando sua própria vida pessoal.
    • Uma grande diferença entre o mangá original e o anime de 2003, quando se trata de Mustang e sua escolha para se tornar o Führer é que ele foi ordenado por Basque Grand para matar os médicos Amestrianos Sara Rockbell e Urey Rockbell, marcando-os traidores para tratar ambos os lados na Guerra Civil de Ishval. Este ato foi um momento decisivo para Mustang, que começou a pensar em se tornar o Führer para que que assim ele não precisasse realizar ordens irracionais novamente.
  • Da mesma forma como Ed odeia ser chamado de baixinho, Roy odeia ser chamado de inútil, especialmente quando se trata de lutar em dias chuvosos.
  • No anime de 2003, o compromisso de Mustang para realizar um golpe de estado contra o Führer e a perda simbólica de seu olho esquerdo são semelhantes às façanhas de um membro da Resistência da Segunda Guerra Mundial, o Coronel Claus von Stauffenberg, que tentou matar Hitler em uma operação da Resistência Alemã chamada Valquíria. O coronel Stauffenberg perdeu o olho esquerdo numa emboscada na Tunísia. Mais tarde foi morto por tiroteio por traição, tornando-se um mártir da Resistência Alemã.
  • No anime de 2003, o olho que Mustang perdeu depois de sua batalha com o King Bradley era seu olho esquerdo, coincidentemente Bradley usava um tapa-olho no mesmo lado e Archer tinha substituído metade de seu lado esquerdo com "automail", com as duas pessoas tendo sido inimigos de Mustang e confrontadas no mesmo episódio.
  • No OVA "Kids", os jovens parecidos com Edward, Alphonse e Winry passam por um grupo de crianças jogando cartas em uma calçada. As crianças se assemelham a alguns dos homens de Mustang da série, e um deles parece especialmente como uma versão infantil de Mustang.
  • Supõe-se que Mustang usaria uma bengala em O Conquistador de Shamballa (isso pode ser visto no Episódio 51), entretanto não se sabe o por quê disso ter sido cortado do filme.

Referências

  1. Do japonês ロイ・マスタング Roi Masutangu.
  2. 炎の錬金術師 Hono no Renkinjutsushi, literalmente significa Alquimista de Fogo e/ou Alquimista das Chamas.
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 Mangá e Anime Brotherhood (2009-2010).
  4. Durante o filme O Conquistador de Shamballa (2005)
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  6. Mangá de Fullmetal Alchemist (2001-2010).
  7. Do japonês 「焔の錬金術師」のふたつ名を持つ国家錬金術師。国軍大佐。 発火布で作られた、特殊な手袋を使って火花を発し、錬金術により自由に焔を操る。 一見、女たらしで軽そうに見えるが、実は食えない人物である。 'Hōnō no renkinjutsu-shi' no futatsu-mei o motsu kokkarenkinjutsu-shi. Kokugun taisa. Hakka nuno de tsukura reta, tokushuna tebukuro o tsukatte hibana o hasshi, renkinjutsu ni yori jiyū ni hōnō o ayatsuru. Ikken, onnattarashi de karu-sō ni mieruga, jitsuwa kuenai jinbutsudearu.
  8. http://www.hagaren.jp/old/chara/roy01.html

Também no FANDOM

Wiki aleatória