Wiki Fullmetal Alchemist
Registre-se
Advertisement
Riza Hawkeye
RizaHawkeye2009
Nomenclatura
Nome completo Riza Hawkeye
Língua japonesa リザ・ホークアイ
Romanização Riza Hōkuai
Tradução Riza Hawkeye[1]
Alcunhas Elizabeth[2]
"O Olho de Águia"
"Minha Rainha"[3]
Margott Orange Peko[4]
Dados Gerais
Afiliação Forças Armadas Amestrinas
Rebecca Catalina
Roy Mustang (oficial superior)
King Bradley (chefe temporário)
Ocupação Militar
Patente Oficial subalterna
Primeiro-tenente
Itens usados Armas de fogo em geral, em especial Pistolas e Rifles.
Alquimia única
Objetivos pessoais Ajudar Roy Mustang a se tornar Führer.
Estado Ativo
Dados Pessoais
Raça Raça humana
Etnia
Gênero Feminino
Idade Entre 26~29 anos (durante a série)
Data de nascimento
Local de nascimento Amestris
Traços únicos Franja sobre olho esquerdo
Quase nunca erra um alvo
Tatuagem e cicatrizes de queimadura nas costas
Extremamente exigente
Interações pessoais Mãe (falecido)
Berthold Hawkeye (pai, falecido)
Grumman (avô materno)
Black Hayate (animal de estimação)
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 13[5], Episódio 1[5]
Estréia alternativa Episódio 5[6]
Estréia nos jogos
Aparições
Voz japonesa Michiko Neya[6]
Fumiko Orikasa[5]
Voz brasileira Letícia Quinto
25px-CharacterAmestrisFlag


Riza Hawkeye (リザ・ホークアイ, Riza Hōkuai) é uma oficial subalterna das Forças Armadas Amestrinas, e ocupa o cargo de Auxiliar do Coronel Roy Mustang.

Descrição

  • Auxiliar do Coronel Mustang. Oficial subalterna. Ela é boa em manusear armas de fogo. Sempre fria, não se impressiona com qualquer coisa, é uma mulher calma capaz de fazer um trabalho competente. Existem rumores que secretamente todos temem ela... (Site Hagaren)[7][8]

Aparência

HawkeyeArtwork

Artwork de Riza da série 2003.

Riza Hawkeye é uma bela mulher de aproximadamente 27 anos com um tipo físico esguio, mas musculoso e curvilíneo. Tem cabelos na altura dos ombros, loiro médio, e olhos cor âmbar. Ela tem ombros largos por conta de seu treinamento militar e quadris largos por conta de sua idade.

RizaHawkeye

Riza durante a série 2003.

Em alguns momentos, Riza usa seus cabelos soltos, mas, quando em serviço, sua regra é usá-los em um coque em um estilo que lembra o rabo de uma ave. Possui uma franja lateral, que, em algumas ocasiões, escondem seu olho esquerdo. Apesar de ter usado seus cabelos bem curtos durante a juventude e primeiros anos nas Forças Armadas, Riza começou a deixá-los crescer em 1910, quando conhece Winry Rockbell. Ela ainda tem suas orelhas furadas e usa brincos de bolinhas de prata e, em diversos disfarces, usa óculos de grau falsos.

Normalmente, usa blusas pretas de gola rolê por baixo de seu uniforme e, algumas vezes, quando em roupas civis também. Apesar de comentar que saias não são apropriadas para o ambiente militar, por limitarem os movimentos, em geral, Riza usa saias longas ou logo abaixo dos joelhos quando em roupas civis, combinadas com botas.

No mangá e anime Brotherhood, Riza também possui uma grande e complexa tatuagem que cobre grande parte de suas costas, sendo que algumas partes desta tatuagem estão ilegíveis por conta de cicatrizes de queimadura. Ela sempre usa roupas apropriadas para esconder esta tatuagem.

Personalidade

Riza é uma mulher quieta, centrada, com expressão séria, mas cortez. É vista por seus colegas como um exemplo de "soldado perfeito"; profundamente disciplinada e extremamente racional, ela raramente relaxa em serviço e normalmente recebe a tarefa de garantir que seus colegas trabalhem. Apesar de parecer estrita, rígida e até um pouco maldosa, Hawkeye não é tão fria e distante quanto aparenta. Aqueles mais íntimos a ela sabem que, sob a aura profissional, Riza é uma pessoa gentil, que conhece as dificuldades de carregar pesados fardos e culpas.

O lado mais sereno de Riza geralmente aparece quando ela fala com personagens mais novos, como os irmãos Elric e Winry Rockbell, e também com o seu cachorro, chamado Black Hayate. Muito disciplinada, Riza leva seu trabalho a sério e quase nunca deixa as formalidades de lado, mesmo com aqueles que são mais íntimos dela. Ela não é muito afeita a demonstrações públicas de afeto e prefere demonstrar seus sentimentos de formas mais sutis. Ela é tida como a personificação do termo "amor duro", exigindo excelência daquele a quem respeita e considera importantes. Seu relacionamento com Black Hayate parece ser uma metáfora para todos os relacionamentos de sua vida: com mão firme e exigência, mas temperada com genuina e profunda afeição.

Pode-se inferir que Riza mudou muito ao longo dos anos; na sua adolescência, ela parece ter sido uma garota idealista e tímida. Ela provavelmente teve uma infância bastante isolada, vivendo na casa de seu pai. Depois de se juntar às Forças Armadas, sua experiência em Ishval destruiu o idealismo jovem e a transformou em uma Tenente "estóica". Ela volta da guerra com tremenda força de vontade, forte o suficiente para suportar o pesado fardo da culpa, mas ela usa esse mesmo peso como motivação para apoiar e permanecer ao lado de Mustang, na esperança e confiança de que as gerações futuras estarão livres do flagelo da guerra pelo sacrifício dela e daqueles que se dedicam à esta causa.

Reticente, Riza não fala desnecessariamente, nem expressa seus sentimentos em palavras, mas revela seus pensamentos de forma não-verbal, com olhares determinados e sorrisos sutis.

Seu temperamento mostra uma mistura entre uma mulher torturada buscando redenção - que ela acredita ser impossível - e uma resignação e aceitação de erros passados e suas consequências. Em Ishval, Hawkeye aprende a aceitar a responsabilidade por seus próprios atos, ao invés de tentar colocar a culpa em outros. Ela decide que deverá sacrificar sua própria felicidade e conforto e continuar "sujando suas mãos de sangue" para consegur trazer paz para o povo.

Quando conhece Winry Rockbell, Riza confessa que não gosta das Forças Armadas porque, em algumas situações, ela é obrigada a matar. Mas, quando Alphonse Elric se refere à armas como "ferramentas de destruição", ela o corrige, dizendo que são "ferramentas para proteção".

História

Depois de perder sua mãe relativamente cedo na vida, Riza Hawkeye foi efetivamente criada por seu pai Berthold que, apesar de seus poucos ganhos como um alquimista civil, foi capaz de fornecer a sua filha uma educação respeitável. Ao se aproximar da idade adulta, Riza conheceu o jovem aprendiz de alquimia de seu pai, Roy Mustang.

Embora eles fossem os únicos membros da família que Hawkeye poderia considerar, o pai e a filha permaneceram emocionalmente distantes enquanto compartilhavam a propriedade da família em constante deterioração, com Berthold ficando cada vez mais obcecado com seu trabalho alquímico e Riza crescendo com medo da obsessão de seu pai. Talvez retraindo mais ainda ou servindo como uma indicação de seu relacionamento já instável, Berthold (com medo de documentar suas descobertas da maneira usual para que sua experiência em alquimia em chamas caia nas mãos erradas), em vez disso, tatuou uma grande matriz de transmutação codificada contendo suas descobertas secretas de costas, efetivamente fazendo de sua carne a guardiã do trabalho de sua vida. No ano de 1905, no entanto, quando Riza estava no final da adolescência, Berthold morreu de uma doença misteriosa.

Sem nenhum outro parente conhecido a quem recorrer, Riza aceitou a ajuda de Roy para fazer todos os arranjos necessários (embora escassos) para o funeral de seu pai. No enterro, Roy a informou que ela poderia procurá-lo no exército se precisasse de ajuda. Ao fazer isso, ele inadvertidamente deixou escapar seu esforço para fortalecer a fundação de Amestris e proteger seus cidadãos como um soldado. Embora Roy tenha ficado constrangido com seu otimismo prolixo, Riza considerou seu sonho encantador e o informou que os segredos alquímicos de seu pai ainda sobreviviam em suas costas. Na esperança de que ele pegasse o conhecimento e o usasse a serviço do povo amestriano, Riza mostrou-lhe o código de seu pai. Depois de decifrá-lo, Roy partiu para se preparar para o exame para se tornar um Alquimista Federal e para uma carreira militar. Enquanto isso, Riza continuou sua educação entrando na academia militar em um ano.

Em 1908, como resultado de seu excelente progresso na academia, bem como a escassez de mão de obra na região, Riza foi enviada para a linha de frente na Guerra Civil de Ishval em curso para atuar como atiradora durante seu último ano como cadete. Enquanto estava lá, suas habilidades soberbas lhe renderam o nome de "O Olho do Falcão" e, mesmo enquanto ela manchava suas mãos com o sangue de seus alvos, ela foi forçada a assistir os massacres perpetrados por seus companheiros soldados e os Alquimistas Federal. Era apenas uma questão de tempo até que ela encontrasse Roy Mustang, agora um Major conhecido como o "Alquimista das Chamas" no campo.

Cumprimentando-o após sua longa separação, ela expressou seu desespero porque os ideais aos quais se apegara na juventude haviam se transformado em uma carnificina sem sentido; os militares, que ela sempre acreditou estarem a serviço do povo, estavam sendo implantados com o propósito de assassinar cidadãos amestres e a alquimia, que ela sempre acreditou ser para o benefício da humanidade, estava sendo usada para cometer atrocidades constantes . Apenas no mangá, há uma série de painéis que implicam que Riza pode ter pensado em matar Roy na guerra por causa da destruição que sua alquimia de chamas estava causando.

No momento em que a guerra terminou em 1909, Riza acabou destruída pela culpa e arrependimento pelas inúmeras vidas que ela assassinado, mas ainda mais pelo fato de que ela escolheu se juntar ao exército e confiar os segredos de seu pai ao Mustang por conta própria. Enquanto ela cavava uma pequena cova para uma criança ishvaliana morta no último dia da guerra, ela foi abordada pelo Alquimista das Chamas e, expressando sua tristeza, ela pediu-lhe que queimasse o sigilo de sua carne, a fim de enterrar seus segredos para sempre e impedir a criação de outro Alquimista das Chamas. Relutantemente, Roy obedeceu, queimando as partes mais perigosas da matriz até ficarem ilegíveis e permitindo que Riza continuasse o resto de sua vida como uma pessoa individual, não mais ligada aos desejos de seu pai. Com a chegada da paz, tanto Roy quanto Riza ficaram longe do campo de batalha. No entanto, Riza escolheu permanecer no exército e se viu designada diretamente sob o comando de Mustang em East City.

Quando questionado por seu novo superior por que ela optou contra a renúncia, Hawkeye respondeu que, em troca de permitir que as gerações futuras e os inocentes vivam suas vidas livres de sofrimento, os soldados, aqueles que escolheram seu caminho doloroso, devem arcar com todo o sofrimento eles podem. Tendo ouvido isso, Roy posicionou Riza como seu ajudante pessoal e guarda-costas, declarando explicitamente que ela seria a pessoa que protegia suas costas e ela seria responsável por protegê-lo de danos, bem como por atirar em suas costas se sua marcha ao poder acabasse causando um desvio do caminho correto e use o conhecimento alquímico que ela confiou a ele com más intenções.

No rescaldo da guerra, enquanto vários Alquimistas Federais jogaram fora suas licenças como penitência pelas atrocidades que foram condenados a cometer, o Tenente Coronel Mustang foi designado para investigar e recrutar possíveis candidatos para o programa de Alquimista Federal. Uma dessas pistas o trouxe, junto com a segundo-tenente Hawkeye, para a cidade rural oriental de Resembool em busca de um alquimista chamado Edward Elric.

Ao chegar na cidade, eles descobriram não apenas que esse Edward Elric tinha apenas onze anos, mas também que a casa vazia do menino continha os horríveis sinais de uma tentativa de Transmutação Humana. Correndo para a casa do vizinho ao lado para confrontar o jovem Edward, Mustang e Hawkeye fizeram outra descoberta: o menino tinha sobrevivido milagrosamente Transmutação Humana que falhou e conseguiu prender a alma desencarnada de seu irmão mais novo Alphonse a uma armadura (dois feitos alquímicos inéditos) à custa de seu braço direito e perna esquerda. Diante dessa informação, Mustang ofereceu a Edward a chance de ingressar no programa sob seu comando, mencionando que o menino poderia até encontrar uma maneira de restaurar o corpo dele e de seu irmão com os recursos à sua disposição como Alquimista Federal. Enquanto isso, Hawkeye conheceu a jovem amiga dos meninos chamada Winry Rockbell, garantindo à menina que ninguém forçaria seus amigos a se juntarem ao exército,e que a escolha seria deles. Um ano depois, assim que Edward substituiu seus membros perdidos por dois automails, Hawkeye escoltou Mustang e Edward para Central City, onde o garoto de 12 anos obteve sua certificação.

No anime de 2003, sua história é desconhecida. Ela não vai junto com Mustang atrás de Ed. Ela é vista primeiramente junto com Mustang na Sede Oriental ouvindo quietamente a conversa entre Hughes e Mustang sobre a esposa grávida de Hughes. Ela logo em seguida diz a ele que o bebê não vai nascer no quinto mês de gestação. Após os Elrics conseguirem derrotar Bald e sua gangue Blue Squad, ela vê Mustang usando sua alquimia das chamas para conter um Bald com sede de vingança dos militares. (essa parte ainda precisa ser terminada)

Plot

Mangá e Série 2009

Filme

Série 2003

Filme

Habilidades

Reflexos Aprimorados: Atiradora de armas de fogo:

Trivia

  • No Perfect Guidebook 2, é confirmado que o General Grumman é, de fato, o avô de Riza do lado materno. O guia afirma que é fácil "fazer a conexão" através de lembranças que o General mantém em seu escritório.
  • Como quase todo o personagens militares na série Fullmetal Alchemist, Hawkeye é nomeada após um veículo, um navio ou uma arma militar, no seu caso, o Grumman E-2 Hawkeye, um avião tático transportado por via aérea do aviso adiantado (AEW) usado pela Marinha dos Estados Unidos. É interessante notar que o nome de seu avô também foi retirado do mesmo avião.
  • Uma das pistolas de Riza assemelha-se muito à FN Browning M1910, enquanto a outra pistola assemelha-se a um revólver Enfield No.2 em design.
  • No Red Gaiden, também conhecido como Simple People, Riza revela a sua amiga Rebecca Catalina que ela deixou seu cabelo crescer depois que conheceu Winry em Resembool e percebeu que ela podia ficar bonita se deixasse o cabelo comprido.
    • No epílogo do mangá e do anime Brotherhood ela está novamente com o cabelo curto. Na série 2003 ela ainda mantém o corte comprido.
  • O nome Riza (uma versão húngara de Thereza ou Theresa) tem como um dos seus significados "Guardião". Embora não seja claro se isso foi intencionalmente colocado pela autora, ele se encaixa com a personalidade de Riza e a participação da mesma na história, tanto como guardiã do segredo de seu pai através da tatuagem nas costas e sendo guardiã do Coronel Mustang e sua alquimia, não permitindo que ele se desvie do seu caminho para se tornar Führer e usar a Alquimia das Chamas "para o bem do povo".
  • Há várias piadas implícitas e observações sobre a natureza da relação entre Mustang e Hawkeye no mangá e anime Brotherhood. Isto inclui:
    • O tenente-general Grumman pediu a Mustang que "casasse com sua neta" (disse que a neta que nós conhecemos por outros meios é Riza), para que ela pudesse se tornar "a futura primeira-dama de Amestris";
    • Roy disposto a queimar e matar Barry the Chopper, ao ver que ele tem uma queda por Hawkeye;
    • Hawkeye enganando Inveja, insinuando que ela e o coronel estavam romanticamente envolvidos;
    • Roy ficando desesperado porque "Elizabeth foi tomada por outro homem" quando King Bradley a usou como refém, e a observação de Edward como Riza sendo "o refém perfeito" na mesma ocasião;
    • Rebecca sugerindo que Riza poderia ter feito coisas imorais para manter tais boas posições nas forças armadas;
    • Madame Christmas falando para Roy ir "brincar" com Elizabeth;
    • King Bradley dizendo que ele poderia "chegar ao Mustang através 'dela' (Hawkeye)", entre outros.
  • Embora um dos traços de personalidade de Riza seja ser extremamente obediente, ela tem sido conhecida por ignorar ou até mesmo recusar ordens direitas dadas a ela por Mustang se as ordens envolvem o abandono do mesmo.

Referências

  1. Do japonês リザ・ホークアイ Riza Hōkuai.
  2. Codinome usado por Riza
  3. Roy se refere a ela dessa maneira ao comparar seus subordinados com peças de xadrez. No caso de Riza, ela seria a Rainha.
  4. Fullmetal Alchemist and The Flightless Angel.
  5. 5,0 5,1 5,2 Mangá de Fullmetal Alchemist (2001-2010). Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "FMAB" definido várias vezes com conteúdo diferente Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "FMAB" definido várias vezes com conteúdo diferente
  6. 6,0 6,1 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  7. Do japonês マスタング大佐の側近。国軍中尉。銃火器類の扱いを得意とする。 いつもクールで、何事にも動じず、有能な働きをするカッコイイ女性。 密かにみんなから恐れられてるという噂…。 Masutangu taisa no sokkin. Kokugun chūi. Jūka-ki-rui no atsukai o tokui to suru. Itsumo kūru de, nanigoto ni mo dōjizu, yūnōna hataraki o suru kakkoī josei. Hisoka ni min'na kara osore rare teru to iu uwasa…..
  8. http://www.hagaren.jp/old/chara/riz01.html
Advertisement