Fandom

Riza Hawkeye

123 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Riza Hawkeye
RizaHawkeye2009.png
Nomenclatura
Nome completo Riza Hawkeye
Língua japonesa リザ ·ホークアイ
Romanização Riza Hōkuai
Tradução Riza Hawkeye[1]
Alcunhas Elizabeth[2]
"O Olho de Águia"
"Minha Rainha"[3]
Margott Orange Peko[4]
Dados Gerais
Afiliação Forças Armadas Amestrinas
Rebecca Catalina
Roy Mustang (oficial superior)
King Bradley (chefe temporário)
Ocupação Militar
Patente Oficial subalterna
Primeiro-tenente
Itens usados Armas de fogo em geral, em especial Pistolas e Rifles.
Alquimia única
Objetivos pessoais Ajudar Roy Mustang a se tornar Führer.
Estado Ativo
Dados Pessoais
Raça Raça humana
Etnia
Gênero Feminino
Idade Entre 26~29 anos (durante a série)
Data de nascimento
Local de nascimento Amestris
Traços únicos Franja sobre olho esquerdo
Quase nunca erra um alvo
Tatuagem e cicatrizes de queimadura nas costas
Extremamente exigente
Interações pessoais Berthold Hawkeye (pai, falecido)
Grumman (avô materno)
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 13[5], Episódio 1[5]
Estréia nos jogos
Aparições
Voz japonesa Michiko Neya[6]
Fumiko Orikasa[5]
Voz brasileira Letícia Quinto

Riza Hawkeye (リザ ·ホークアイ,Riza Hōkuai) é uma oficial subalterna das Forças Armadas Amestrinas , e ocupa o cargo de Auxiliar do Coronel Roy Mustang.

Descrição

  • Assessora do Coronel Mustang. Oficial subalterna. Ela é boa em manusear armas de fogo. Sempre fria, não se impressiona com qualquer coisa, é uma mulher legal capaz de fazer um trabalho competente. Existem rumores que secretamente todos temem ela... (Site Hagaren)[7][8]

Aparência

HawkeyeArtwork.jpg

Artwork de Riza da série 2003.

Riza Hawkeye é uma bela mulher de aproximadamente 27 anos com um tipo físico esguio, mas musculoso e curvilíneo. Tem cabelos na altura dos ombros, loiro médio, e olhos cor âmbar. Ela tem ombros largos por conta de seu treinamento militar e quadris largos por conta de sua idade.

RizaHawkeye.png

Riza durante a série 2003.

Em alguns momentos, Riza usa seus cabelos soltos, mas, quando em serviço, sua regra é usá-los em um coque em um estilo que lembra o rabo de uma ave. Possui uma franja lateral, que, em algumas ocasiões, escondem seu olho esquerdo. Apesar de ter usado seus cabelos bem curtos durante a juventude e primeiros anos nas Forças Armadas, Riza começou a deixá-los crescer em 1910, quando conhece Winry Rockbell. Ela ainda tem suas orelhas furadas e usa brincos de bolinhas de prata e, em diversos disfarces, usa óculos de grau falsos.

Normalmente, usa blusas pretas de gola rolê por baixo de seu uniforme e, algumas vezes, quando em roupas civis também. Apesar de comentar que saias não são apropriadas para o ambiente militar, por limitarem os movimentos, em geral, Riza usa saias longas ou logo abaixo dos joelhos quando em roupas civis, combinadas com botas.

No mangá e na série de 2009, Riza também possui uma grande e complexa tatuagem que cobre grande parte de suas costas, sendo que algumas partes desta tatuagem estão ilegíveis por conta de cicatrizes de queimadura. Ela sempre usa roupas apropriadas para esconder esta tatuagem.

Personalidade

Riza é uma mulher quieta, centrada, com expressão séria, mas cortez. É vista por seus colegas como um exemplo de "soldado perfeito"; profundamente disciplinada e extremamente racional, ela raramente relaxa em serviço e normalmente recebe a tarefa de garantir que seus colegas trabalhem. Apesar de parecer estrita, rígida e até um pouco maldosa, Hawkeye não é tão fria e distante quanto aparenta. Aqueles mais íntimos a ela sabem que, sob a aura profissional, Riza é uma pessoa gentil, que conhece as dificuldades de carregar pesados fardos e culpas.

O lado mais sereno de Riza geralmente aparece quando ela fala com personagens mais novos, como os irmãos Elric e Winry Rockbell, e também com o seu cachorro, chamado Black Hayate. Muito disciplinada, Riza leva seu trabalho a sério e quase nunca deixa as formalidades de lado, mesmo com aqueles que são mais íntimos dela. Ela não é muito afeita a demonstrações públicas de afeto e prefere demonstrar seus sentimentos de formas mais sutis. Ela é tida como a personificação do termo "amor duro", exigindo excelência daquele a quem respeita e considera importantes. Seu relacionamento com Black Hayate parece ser uma metáfora para todos os relacionamentos de sua vida: com mão firme e exigência, mas temperada com genuina e profunda afeição.

Pode-se inferir que Riza mudou muito ao longo dos anos; na sua adolescência, ela parece ter sido uma garota idealista e tímida. Ela provavelmente teve uma infância bastante isolada, vivendo na casa de seu pai. Depois de se juntar às Forças Armadas, sua experiência em Ishval destruiu o idealismo jovem e a transformou em uma Tenente "estóica". Ela volta da guerra com tremenda força de vontade, forte o suficiente para suportar o pesado fardo da culpa, mas ela usa esse mesmo peso como motivação para apoiar e permanecer ao lado de Mustang, na esperança e confiança de que as gerações futuras estarão livres do flagelo da guerra pelo sacrifício dela e daqueles que se dedicam à esta causa.

Reticente, Riza não fala desnecessariamente, nem expressa seus sentimentos em palavras, mas revela seus pensamentos de forma não-verbal, com olhares determinados e sorrisos sutis.

Seu temperamento mostra uma mistura entre uma mulher torturada buscando redenção - que ela acredita ser impossível - e uma resignação e aceitação de erros passados e suas consequências. Em Ishval, Hawkeye aprende a aceitar a responsabilidade por seus próprios atos, ao invés de tentar colocar a culpa em outros. Ela decide que deverá sacrificar sua própria felicidade e conforto e continuar "sujando suas mãos de sangue" para consegur trazer paz para o povo.

Quando conhece Winry Rockbell, Riza confessa que não gosta das Forças Armadas porque, em algumas situações, ela é obrigada a matar. Mas, quando Alphonse Elric se refere à armas como "ferramentas de destruição", ela o corrige, dizendo que são "ferramentas para proteção".

Plot

Mangá e Série 2009

Filme

Série 2003

Filme

Habilidades

Trivia

  • No Perfect Guidebook 2, é confirmado que o General Grumman é, de fato, o avô de Riza do lado materno. O guia afirma que é fácil "fazer a conexão" através de lembranças que o General mantém em seu escritório.
  • Como quase todo o personagens militares na série Fullmetal Alchemist, Hawkeye é nomeada após um veículo, um navio ou uma arma militar, no seu caso, o Grumman E-2 Hawkeye, um avião tático transportado por via aérea do aviso adiantado (AEW) usado pela Marinha dos Estados Unidos. É interessante notar que o nome de seu avô também foi retirado do mesmo avião.
  • Uma das pistolas de Riza assemelha-se muito à FN Browning M1910, enquanto a outra pistola assemelha-se a um revólver Enfield No.2 em design.
  • No Red Gaiden, também conhecido como Simple People, Riza revela a sua amiga Rebecca Catalina que ela deixou seu cabelo crescer depois que conheceu Winry em Resembool e percebeu que ela podia ficar bonita se deixasse o cabelo comprido.
    • No epílogo do mangá e do anime Brotherhood ela está novamente com o cabelo curto. Na série 2003 ela ainda mantém o corte comprido.
  • O nome Riza (uma versão húngara de Thereza ou Theresa) tem como um dos seus significados "Guardião". Embora não seja claro se isso foi intencionalmente colocado pela autora, ele se encaixa com a personalidade de Riza e a participação da mesma na história, tanto como guardiã do segredo de seu pai através da tatuagem nas costas e sendo guardiã do Coronel Mustang e sua alquimia, não permitindo que ele se desvie do seu caminho para se tornar Führer e usar a Alquimia das Chamas "para o bem do povo".
  • Há várias piadas implícitas e observações sobre a natureza da relação entre Mustang e Hawkeye no mangá e 2009 série. Isto inclui:
    • O tenente-general Grumman pediu a Mustang que "casasse com sua neta" (disse que a neta que nós conhecemos por outros meios é Riza), para que ela pudesse se tornar "a futura primeira-dama de Amestris";
    • Roy disposto a queimar e matar Barry the Chopper, ao ver que ele tem uma queda por Hawkeye;
    • Hawkeye enganando Inveja, insinuando que ela e o coronel estavam romanticamente envolvidos;
    • Roy ficando desesperado porque "Elizabeth foi tomada por outro homem" quando King Bradley a usou como refém, e a observação de Edward como Riza sendo "o refém perfeito" na mesma ocasião;
    • Rebecca sugerindo que Riza poderia ter feito coisas imorais para manter tais boas posições nas forças armadas;
    • Madame Christmas falando para Roy ir "brincar" com Elizabeth;
    • King Bradley dizendo que ele poderia "chegar ao Mustang através 'dela' (Hawkeye)", entre outros.
  • Embora um dos traços de personalidade de Riza seja ser extremamente obediente, ela tem sido conhecida por ignorar ou até mesmo recusar ordens direitas dadas a ela por Mustang se as ordens envolvem o abandono do mesmo.

Referências

  1. Do japonês リザ ·ホークアイ Riza Hōkuai.
  2. Codinome usado por Riza
  3. Roy se refere a ela dessa maneira ao comparar seus subordinados com peças de xadrez. No caso de Riza, ela seria a Rainha.
  4. Fullmetal Alchemist and The Flightless Angel.
  5. 5,0 5,1 5,2 Mangá de Fullmetal Alchemist (2001-2010).
  6. 6,0 6,1 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  7. Do japonês マスタング大佐の側近。国軍中尉。銃火器類の扱いを得意とする。 いつもクールで、何事にも動じず、有能な働きをするカッコイイ女性。 密かにみんなから恐れられてるという噂…。 Masutangu taisa no sokkin. Kokugun chūi. Jūka-ki-rui no atsukai o tokui to suru. Itsumo kūru de, nanigoto ni mo dōjizu, yūnōna hataraki o suru kakkoī josei. Hisoka ni min'na kara osore rare teru to iu uwasa…..
  8. http://www.hagaren.jp/old/chara/riz01.html

Também no Fandom

Wiki aleatória