FANDOM

O Portão ( A Porta da Verdade na série 2009 e Mangá ) é uma enorme porta que existe em uma dimensão diferente e é usado pelas pessoas para usar a alquimia.

Na série 2003

Portão

Portão ( Série 2003 )

Aparência

Exterior do Portão

Na série 2003 ela é representada como uma enorme porta de um tom cinza escuro. Possui várias estatuas de pessoas. As pessoas das colunas e paredes estão escalando e passando umas sobre as outras para chegar no topo, já as que estão no topo estão nas bordas olhando para baixo em uma posição que lembra como se eles estivessem protegendo o topo para os outros não chegarem. Isso faz referencia ao desejo humano de querer estar acima dos outros. No centro onde está a porta á um desenho de um olho liberando algo que se assemelha a alguns raios de luz assim fazendo referencia ao Olho da Providencia ou Olho que Tudo Vê.

Interior do Portão
Olho da Providência

Dentro do Portão ( Série 2003 )

No interior do Portão pode-se ver inicialmente um fundo preto e vazio, porém nesse fundo pode ser visto um enorme olho de tom violeta que é provavelmente uma referência o Olho da Providencia, junto a ele podem ser vistos vários pequenos olhos que são de almas que não passaram pelo Portão e ficaram presas nele.

Seres

Dentro do Portão foram identificados dois tipos de seres:

Olho

O enorme olho que existe dentro do Portão. Ele é possivelmente uma referência o Olho da Providencia ou Olho que Tudo Vê. Não sabemos se ele é a consciência por trás das trocas ou do funcionamento do portão em geral, porém isso é muito provável.

Almas do Portão
Troca Equivalente

As almas cobrando a parte de Edward da troca

São almas que não passaram pelo portão e ficaram presas nele. O motivo não foi mostrado, mas provavelmente foram entregues ao Portão como Ira. Elas demonstraram não possuir forma sendo pequenos seres negros com grandes olhos e bocas. Como mostrado por Ira é possível violar a troca. Assim ele conseguiu o braço e perna de Edward e a partir deles pode reconstituir seu corpo e com ele sair do Portão. Porém depois quando Dante fez ele se reencontrar com o Portão, o Portão cobrou as partes roubadas.

Função

Ele é responsável pela transição entre as dimensões e pela cobrança da troca equivalente da alquimia humana. Ele também é responsável pela própria alquimia pois transmite a energia das almas dos falecidos de outras dimensões para as pessoas da dimensão de Edward assim surge a energia necessária para usar a alquimia.

Na série Brotherhood e no Mangá

Aparência

Alphonse Porta

Porta de Alphonse

Arvore-da-Vida-Porta

Porta de Edward

Na série 2009 e no Mangá a porta é representada como fina e flutuante e suas gravuras variam de acordo com quem ela pertence afinal nessa versão cada um possui uma porta. Entre elas foram mostradas quatro: Edward- Na porta de Edward a um desenho da Árvore da Vida.
Mustang Porta

Porta de Mustang

Pai Porta

Porta de Pai

Alphonse- Na de Alphonse há um desenho de um alquimista real. O desenho é chamado "The Marrow of Alchemy".

Mustang- Na de Mustang há o desenho feito pelo pai de Riza que está relacionado ao estudo de alquimia das chamas.

Pai- É vazia.

Seres

A um ser confirmado na porta e o outro apenas acompanha a porta do lado de fora dela.
Olho de 2009

Olho da Série 2009

Olho

Assim como o Olho de 2003 é provavelmente referente ao olho da providencia mas existem algumas diferenças em relação ao de 2003 como por exemplo, o olho de 2009 tem um tom acinzentado, ele é maior cobrindo a porta toda e ele é responsável pela cobrança da troca.

Deus

Um ser de corpo branco como uma silhueta com apenas uma boca em seu rosto. Ele é a silhueta do próprio alquimista e como a porta é multipresente ele está dentro de cada um.

Função

A porta é responsável pela alquimia e representa a própria alma do alquimista porém ela pode ser trocada ou descartada assim a pessoa perde a capacidade de fazer alquimia. Ela é responsável pelas trocas de alquimias humanas.

Curiosidades

-O Portão da Série 2003 se assemelha aos Portões do Inferno.

-O Olho da Providencia nas historias é dito como Olho de Deus, mas não necessariamente pertence a ele.

-Quando Dietlinde ultrapassou o Portão por um atalho as almas não tiraram partes dela e sim se fundiram a ela assim dando- um enorme poder de alquimia.

-Foi dito que Homunculos não possuíam alma, mas após a morte a alma de Ira vai a vida pôs-morte, talvez por ele ter sido feito do próprio corpo.

Portão do Bebê

O Portão quando aberto usando um bebê

-O ser branco da Porta se alto denominou Deus já o Olho foi denominado Deus pelo Pai.

-Quem fez a alquimia humana pode ver a Verdade Absoluta dentro do Portão, mas por algum motivo quem o atravessa de proposito não consegue vê-la.

-Dante diz que o corpo puro de um bebê pode ser usado para abrir o Portão.

- Entre as dimensões ligadas pelo portão foram mostradas três a dimensão de Edward e Alphonse, a dimensão de nós seres humanos normais e a dimensão de vida pôs morte para onde Ira foi após morrer.

-No episodio 45 de Fullmetal Alchemist 2003 quando Dante utiliza um bebê para abrir o Portão é notado uma pequena diferença em sua aparência. Em seu topo onde antes estava vazio. Ficaram com várias estatuas de pessoas em cima se esticando para pegar uma pequena estatua de um bebê, talvez sempre que a porta seja aberta usando um bebê essa variação ocorra.

Bebe estatua

A estatua no topo do portão quando aberto usando um bebê

-Dietlinde conseguiu criar um atalho para atravessar o Portão.
Atalho do Portão

Atalho para passar pelo Portão

Também no FANDOM

Wiki aleatória