Fandom

Fullmetal Alchemist Wiki Brasil

Pinako Rockbell

123 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Pinako Rockbell
PinakoRockbell2003opção2.png
Nomenclatura
Nome completo Pinako Rockbell
Língua japonesa ピナコ・ロックベル
Romanização Pinako Rokkuberu
Tradução Pinako Rockbell[1]
Alcunhas "A Pantera de Resembool"
Dados Gerais
Afiliação Dominic LeCoulte (antes)
Ocupação Mecânica de Próteses
Cirurgiã
Expert em Automails
Patente
Itens usados
Alquimia única
Objetivos pessoais
Estado Ativo
Dados Pessoais
Raça Raça humana
Etnia Amestrina
Gênero Feminino
Idade
Data de nascimento
Local de nascimento Resembool, Amestris
Traços únicos Baixa estatura
Cachimbo
Rabo de cavalo incomum
Interações pessoais Winry Rockbell (neta)
Yuriy Rockbell (cunhado, falecido)
Sarah Rockbell (nora, falecido)
Edward Elric (cunhado)
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 1, Episódio 2
Estréia alternativa Episódio 1[2]
Estréia nos jogos
Aparições
Voz japonesa Miyoko Aso[2][3]
Mami Koyama (jovem)[3]
Voz brasileira Helena Samara[2]
Zaíra Zordan[3]
Cecília Lemes (jovem)[3]
25px-CharacterAmestrisFlag.png


Pinako Rockbell (ピナコ・ロックベル, Pinako Rokkuberu) é uma cirurgiã e técnica em armas, vive e trabalha na cidade de Resembool na região leste de Amestris .

Misturando suas duas especialidades, Pinako também é um proeminente engenheira de automails e, presumivelmente, a fundadora da Rockbell Automail. Pinako também é a avó de Winry Rockbell, é vizinha e amiga íntima da família do Elrics - Van Hohenheim, Trisha Elric, Edward e Alphonse.

Descrição

  • Enquanto é avó de Winry, ela também é uma especialista de próteses. Ela também cuidou de Edward e Alphonse como se fossem seus netos. Piconte, o rabo de cavalo rígido e o Kissel que sempre usa em sua boca são marcas registradas dela. (Site Hagaren)[4][5]

Aparência

Pinako é uma mulher idosa, de cabelos grisalhos e estatura anã. Como uma jovem mulher, ela era alta e muito atraente, com uma figura curvilínea, com longos cabelos castanhos e olhos castanhos.

Personalidade

Como parente único remanescente de Winry após a morte de seus pais, e o adulto mais próximo dos irmãos Elric, após o falecimento de sua mãe e do desaparecimento de seu pai, Pinako atua como zeladora para os três jovens, Winry em sua formação em engenharia de próteses automail e servindo a Ed e Al como casa quando eles retornam para Resembool.

História

Pinako é provávelmente moradora nativa de Resembool. Ela aparece em fotos na cidade, já em 1866, época em que a mulher jovem tinha feito um companheiro de beber jovial do homem chamado Hohenheim. Ela parece ter tido um passado bastante feliz, com várias fotografias retratando-a festejando alegremente com vários dos habitantes da cidade e, de acordo com Dominic LeCoulte de Rush Valley, ganhou notoriedade (ou talvez infâmia) como uma engenheira conhecida pelo apelido de "Pantera de Resembool". Não se sabe com quem ela se casou na família Rockbell, mas ela aparece com seu marido nas fotos logo depois de ter amizade com Hohenheim e deu à luz seu filho Yuriy em 1873. Em algum momento na década de 1890, Pinako foi essencial na apresentação de Hohenheim para Trisha Elric, outra mulher jovem de Resembool, culminando na união a dois. Pinako mesma ajudou no parto dos seus dois meninos, Edward e Alphonse.

Durante a Guerra Civil de Ishval, Yuriy e sua esposa Sara deixaram sua cidade natal para praticar a medicina de emergência nos arredores do campo de batalha em Ishval na região de Kanda. Quando eles foram mortos em ação, Pinako se tornou a tutora de sua única neta Winry. Quando Trisha Elric ficou doente logo após mais recente desaparecimento de Hohenheim, apesar de ter de perto o cuidado de Pinako, ela morreu na primavera de 1904, deixando seus dois filhos para trás. A partir deste ponto, Edward e Alphonse continuaram a viver sozinhos na casa de sua família, e Pinako assumiu o papel de adulto em suas vidas, e criou-os, juntamente com Winry. No entanto, quando a habilidosa alquimista Izumi Curtis chega a Resembool cerca de seis anos mais tarde, ela aceita o pedido dos irmãos Elric para treinar com ela, depois Pinako revela a ela que eles não têm mais os pais. Quando os Elrics retornam depois de meio ano, seu aprendizado terminou, entretanto logo em seguida ocorre a trágica tentativa dos Elrics de ressuscitarem alquimicamente sua mãe, e Pinako mais uma vez encontra-se como a única a quem os meninos podem procurar ajuda. O corpo de Alphonse desapareceu como forma de troca no Portão e teve sua alma vinculada a uma armadura. Ele chega pedindo ajuda na porta de Pinako, segurando seu irmão horrivelmente mutilado em seus braços metálicos e Pinako socorre o menino em uma cirurgia de emergência em sua própria casa para parar o sangramento e salvar sua vida. Quando o processo foi concluído e a condição de Edward estabilizada, Pinako vai até a casa dos Elrics para encontrar a monstruosidade que haviam criado na tentativa de ressuscitar Trisha e enterra-a atrás da casa.

Logo depois (no mesmo dia, de acordo com a série anime 2003, mas poucos dias ou semanas mais tarde, de acordo com o mangá) na casa Rockbell é visitado pelo tenente-coronel Roy Mustang, que expressa seu interesse em recrutar o jovem Edward como Alquimista Federal. Embora Pinako expresse suas preocupações (no anime citando seu desgosto para os militares e no mangá, sugerindo que a contratação de Edward para executar uma profissão utilizando da mesma alquimia com que ele perdeu seus membros, destruiu o corpo de seu irmão e virou sua mãe em uma abominação seria loucura e tolice), Edward pessoalmente aceita e solicita que Pinako faça a ele uma prótese substituta para o seu braço direito e perna esquerda em falta para que ele possa candidatar-se a sua licença de Alquimista Federal. Pinako adverte Edward que a cirurgia vai ser insuportável e que o período de recuperação para tal procedimento seria de, no mínimo, três anos, mas Ed promete que ele pode lidar com a dor e que sua recuperação vai exigir apenas um ano. Depois de cuidar dele para o ano prometido, Pinako com prazer vê Edward - agora com quatro membros que trabalham - e Alphonse indo embora, saindo de Resembool em direção a Cidade do Leste para iniciar a primeira etapa de sua longa viagem e, após o seu regresso bem sucedido, testemunha a incineração da casa dos Elric por Edward, como um símbolo de sua determinação para nunca mais voltarem atrás.

Plot

Mangá e Série 2009

Pinako é introduzida pela primeira vez na história quando os irmãos Elric (tendo tomado danos significativos a partir de sua briga com Scar na Cidade do Leste) são escoltados de volta para Resembool pelo Major Alex Louis Armstrong para reparos. Pinako aparece feliz em ver os meninos de novo e imediatamente começa seu antigo ritual de discutir com Edward sobre qual deles é mais baixinho. Depois de saber que o braço direito de Edward terá que ser reconstruído a partir do zero, Pinako também determina que o jovem tem crescido um pouco e precisa ter sua perna esquerda reajustada para ser encaixada corretamente. Embora Ed lamente o tempo que vai demorar para ter todo esse trabalho feito, Pinako promete que ela vai ter tudo pronto em três dias.

Enquanto Edward visita o túmulo de sua mãe para passar o tempo, Pinako pede ao major Armstrong para dizer a ela o que os meninos fazem no leste, pois Edward nunca escreveu ou mandou notícias da cidade. Armstrong explica a ela que Edward é muito famoso no leste e que a fama dele traz apuros algumas vezes, mas que ele é capaz de conviver bem o suficiente, devido à sua notável força interior. Pinako reflete sobre essa força e observa que ela tem visto em muitas ocasiões, quando Edward era mais jovem. Ela se pergunta de onde naquele pequeno corpo há molas de força e preocupa-se em voz alta que qualquer obstáculo futuro grande o suficiente para causar um menino tão forte a tropeçar pode ser fatal para o seu espírito. Três dias depois, as próteses automail de Ed estão implantadas, permitindo-lhe realizar a alquimia necessária para reparar o corpo armadura de Alphonse sem danificar o círculo de sangue  que mantém sua alma ligada a ele, e na manhã seguinte Pinako vê os meninos partindo, lembrando-lhes a voltar para uma visita a qualquer hora que sentirem vontade de ter uma boa refeição caseira.

Pinako reaparece após a batalha de Edward no 5º Laboratório. Ed pede para chamar Winry para ir a Cidade Central para que assim possa reparar seu braço. Enquanto Pinako não comenta sobre isso no mangá, o anime Brotherhood sugere que ela sabia da omissão negligente da Winry de um parafuso importante quando reconstruiu o braço de Edward antes. Após a saída de Winry para Central e da partida para Rush Valley com os Elrics, Pinako recebe um telefonema de sua neta explicando que a jovem tinha encontrado um emprego em um atelier em Rush Valley para assim trabalhar como aprendiz de engenharia de automail. Pinako lhe deseja boa sorte e pede a ela para trabalhar duro, mas observa assim que desliga o telefone que ela está agora sozinho na grande casa da família. Den tenta animá-la, mas Pinako observa que ela é muito antiga e amadurecida para se sentir solitária. Pinako observa também que ela sempre pensou em Ed, Al e Winry como filhos, mas agora essas "crianças" estão começando a caminhar em seus próprios caminhos na vida.

Pinako aparece novamente casualmente olhando um velho álbum de fotos, quando Den fica violentamente alarmado com a presença misteriosa de alguém na porta da frente. Para surpresa de Pinako, é Van Hohenheim, comentando com seu velho amigo que ele não consegue encontrar sua casa. Hohenheim pede desculpas a Pinako e ela comenta que, em todas as décadas de convivência com Hohenheim, ele não mudou nem um pouco. Pouco depois, Pinako recebe um telefonema de Alphonse, perguntando se Edward - que o Major Armstrong tinha arrastado para Resembool - tinha chegado a cidade. Ela explica que Edward ainda não chegou à casa, mas que seu pai voltou, finalmente. Tanto Hohenheim e Edward voltam para a casa Rockbell e enquanto Ed se isola de seu pai frio, Pinako e Hohenheim conversam durante o jantar. Hohenheim pergunta a Pinako porque ninguém repreendeu eles ou deu alguma orientação durante o incidente da transmutação humana, e Pinako responde que era o trabalho de Hohenheim fazê-lo e que se ele estivesse por perto deles, os meninos nunca teriam tentado trazer Trisha de volta e não teriam que assistir a sua mãe morrer duas vezes. Hohenheim, percebendo que Edward está escutando a conversa deles, pergunta a Pinako se a criatura que tinha enterrado era realmente Trisha Elric. Pinako se confunde, mas Van pergunta se a cor do cabelo, cor dos olhos ou outras características ainda chegaram perto de igualar os dela. Pinako fica em estado de horror ao perceber que a idéia de Edward e Alphonse de se auto-sacrificarem tanto para trazer de volta algo que não poderia mesmo ter sido a sua mãe é incrivelmente cruel.

Na manhã seguinte, Hohenheim se prepara para pegar o trem para sair da cidade. Pinako se oferece para acordar Ed, mas Hohenheim pergunta se ele pode tirar da casa Rockbell uma determinada imagem de si mesmo, que é a de Trisha e os meninos quando eles estavam todos juntos. Ela consente e Hohenheim agradece e fala que ela é uma boa amiga, citando o fato de que ela nunca o tratou com medo ou desconfiança, apesar do fato de que sua aparência se manteve exatamente o mesmo durante meio século desde que eles se conheceram. Como tal, ele informa que algo terrível vai acontecer em Amestris muito em breve e aconselha-a a fugir para outro país enquanto ainda pode. Pinako recusa, dizendo que coisas terríveis acontecem o tempo todo e que há pessoas em seu país de origem, que contam com sua presença. Hohenheim sai Pinako e diz para ele voltar sempre que ele quiser ter uma boa refeição caseira, e ele responde melancolicamente baixinho que isso nunca vai acontecer.

Quando Edward desperta, Pinako repara o dano leve que tinha sido feito para sua automail antes de sua mais recente partida de Central City e Edward pede a ela para ajudá-lo com uma tarefa difícil, mas necessária - desenterrar o corpo que Pinako tinha enterrado há cinco anos. Pinako leva Edward para o local onde tinha enterrado a atrocidade e os dois começam a cavar. A chuva começa a cair, a natureza traumática da tarefa começa a cair sobre Ed. Pinako acha que é melhor parar, dizendo que ela não quer que este seja o obstáculo a ser quebrado. No entanto, Ed continua, e finalmente descobre vários fios de cabelo e ossos. Ao lavar o cabelo, Edward declara que é preto, em oposição a cor castanha de Trisha. Pinako usa seus conhecimentos médicos para medir os ossos e determina que o cadáver não tinha nenhuma das características de Trisha. Ou seja, não era a mãe dos Elrics. Pinako lamenta a tragédia de tudo isso e fica surpreso quando Edward ri, pensando que ele finalmente tinha enlouquecido. Mas Edward informa que nesta dura verdade é a chave que ele precisa para voltar Alphonse ao seu corpo. Edward diz a Pinako que ele deseja fazer uma sepultura adequada para a criatura, mesmo que ele não seja sua mãe. Ele observa que ela olhou para ele na noite que ela foi criada e diz que ela é um ser que merece um lugar de descanso humano. Pinako observa a si mesma que Edward usa o termo "humano" muito vagamente, mas que ele não seria capaz de chamar Alphonse de humano se não o fizesse. Ed pede a Pinako para confirmar que Trisha era sua verdadeira mãe e ela confirma que ela criou ambos Ed e Al. Ed fica animado ao saber desta informação, entretanto Pinako não tem certeza onde esta nova informação vai levá-lo.

Na manhã seguinte, Ed e Pinako visita as sepulturas de Urey e Sara e Edward diz a Pinako que ele conheceu alguns Ishvalianos que foram salvos do campo de batalha, mas não explica a ela como a filha e sobrinha morreram. Pouco antes de Edward entrar no trem, Pinako pede para Edward entregar uma mensagem de Hohenheim, se ele vê-lo novamente. Ela descreve a ele os últimos momentos de Trisha em que ela pediu a Pinako para pedir desculpas a ele por morrer primeiro.

Pinako encontra mais uma vez em sua vida um pouco de caos, quando Edward volta, com Ganância , Heinkel e Darius no reboque, que procuram um lugar para se esconder até que chega a hora de iniciar os preparativos para o Dia Prometido. Ela aceita, mantendo-os relutantemente no andar de cima de sua casa. Quando Winry retorna de repente em busca de um santuário - completo com um par de guarda-costas de Fort Briggs, Pinako no início só vê mais homens desconhecidos e pensa que mais pessoas estão taxando sua cortesia, só para então ver sua neta muito perdida. Contente de ter Winry sã e salva em casa, Pinako vê o grupo de Ed caindo fora no meio da noite e deseja-lhes sorte.

Pinako é uma das vítima de ativação do Círculo de Transmutação Nacional juntamente com Winry. Quando ela perde a consciência, Pinako promete espancar Hohenheim quando ela retornar, o que implica que ela mantém a sua fé de que Hohenheim e os meninos vão arrumar as coisas.

Ela é a primeira a descobrir o corpo de Hohenheim na frente da sepultura de Trisha, e no anime Brotherhood Hohenheim foi enterrado ao lado dela.

Série 2003

Na série de anime 2003 , Pinako desempenha um papel muito menos importante na história depois de sua primeira aparição. No final do anime, no entanto, ela oferece sua casa como esconderijo para Winry e Sheska após as duas meninas cruzarem seus destinos com a Homúnculos Indolência em Central City e fugirem. É neste ponto também que Hohenheim retorna a Resembool após sua longa ausência e passa a residir na casa Rockbell por pouco tempo. Logo depois, Pinako e companhia são visitados por Edward e Alphonse que desertaram de forma ilegal das militares e precisam de um lugar para se esconder enquanto são procurados.

Habilidades 

Pinako é médica, cirurgiã e engenheira de próteses automail muito hábil e conhecida em toda Amestris como "A Pantera de Resembool", como dito por Dominic, que tem uma história desconhecida com ela.

Trivia

  • Está cientificamente comprovado que ter o hábito de fumar e beber são duas das principais causas de encolhimento com a idade após passar dos 40, que são os hábitos habituais de Pinako. Por causa disso, as mulheres podem perder até 7 cm quando atingem a idade de 80 anos. Assim, esta pode ser uma das razões pelas quais ela é tão baixinha tendo a idade de uma mulher velha, além do motivo cômico.
  • Em um omake, Hiromu Arakawa revelou que o rabo de cavalo rígido de Pinako é dessa forma porque ela esconde feijão Natto nele. Entretanto, isso obviamente é uma piada por parte de Arakawa e não deve ser contado como conteúdo relevante a história. A autora do mangá revelou que ela tinha desenhado o cabelo de Pinako especificamente com essa piada em mente.
  • No anime de 2003, Pinako parece estar ciente de que Yuriy e Sarah foram mortos por Roy Mustang por ordem de seus superiores, e por saber disso (algo que ela mantém em segredo de Winry) a deixou com um desgosto dos militares, dos Alquimistas Federais, de Mustang e, em particular, fazendo-a usar observações bastante depreciativos quando se fala de qualquer um dos três e desencoraja ativamente Edward e Alphonse de tentar alcançar as suas licenças estaduais.
    • No mangá e anime Brotherhood, no entanto, Pinako parece entender que seu filho e sua esposa eram apenas vítimas de uma guerra que ceifou muitas vidas de forma injusta e não parece culpar os militares ou os Alquimistas Federais em particular, depois de já ter terminado o seu luto há muito tempo.

Referências

  1. Do japonês ピナコ・ロックベル Pinako Rokkuberu.
  2. 2,0 2,1 2,2 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Anime Brotherhood (2009-2010).
  4. Do japonês ウィンリィの祖母でありながら、義肢装具師の師匠でもある。 エドワードとアルフォンスのことも、実の孫のように見守ってきた。 ピコンと立った髪型と口に銜えているキセルがトレードマーク。 U~inryi no sobodearinagara, gishi sōgu-shi no shishō demoaru. Edowādo to arufonsu no koto mo, mi no mago no yō ni mimamotte kita. Pikon to tatta kamigata to kuchi ni kuwaete iru kiseru ga torēdomāku.
  5. http://www.hagaren.jp/old/chara/pin01.html

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória