Fandom

Fullmetal Alchemist Wiki Brasil

Ira (2003)

123 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Wrath
Ira2003opção1.png
Nomenclatura
Nome completo Wrath
Língua japonesa ラース
Romanização Rāsu
Tradução Wrath[1]
Alcunhas "O filho de Izumi Curtis"[2]
Dados Gerais
Afiliação Homúnculos[3]
Preguiça[3]
Inveja[3]
Dante[3]
Alphonse Elric[4]
Ocupação Vigiar os irmãos Elric.
Patente N/A
Itens usados Alquimia[5]
Fundir com matéria
Alquimia única
Objetivos pessoais Roubar o corpo de Edward Elric para que ele possa se ​​tornar um ser humano (anteriormente)
Reviver Indolência usando a Pedra Filosofal no corpo de Alphonse (falhou)
Se reunir com sua verdadeira mãe, Izumi Curtis, no Portão[6]
Estado Falecido
Dados Pessoais
Raça Homúnculos
Etnia
Gênero Masculino
Idade Menos de 11 anos[3]
Data de nascimento Desconhecida
Local de nascimento Yock Island
Traços únicos Carência
Ódio de sua verdadeira mãe[3]
Suas habilidades
Desejo de querer se reencontrar com sua mãe[4]
Interações pessoais Dante (chefe, falecido)[3]
Inveja (irmão, falecido)
Ira (irmão, falecido)
Preguiça (irmão, falecido)
Preguiça (irmã, falecido)[3]
Orgulho (irmão)
Orgulho (irmão, falecido)[3]
Luxúria (irmã, falecido)
Ganância (irmão, falecido)
Izumi Curtis (mãe e criadora, falecido[4])[3]
Sig Curtis (pai)[3]
Dados de Mídia
Estréia Episódio 28[3]
Estréia alternativa
Estréia nos jogos Fullmetal Alchemist: Dual Sympathy
Aparições
Voz japonesa Nana Mizuki[3]
Voz brasileira Fábio Lucindo
25px-CharacterAmestrisFlag.png


Ira (ラース, Rāsu, lit. Wrath) é um jovem Homúnculos criado por Izumi Curtis em uma tentativa de reviver seu filho. Ele é um Homúnculos exclusivo pro anime de 2003. 

Descrição

  • Homúnculo com o nome de "Ira". Pode mesclar seu corpo com outros materiais. É o único homúnculos existente que pode usar alquimia. (Site Hagaren)[7][8]

Aparência

Wra01.jpg

Artwork de Ira da série 2003.

Ira têm cabelos de cor verde extremamente escuro e olhos de cor lilás. Possui uma pele clara, e devido a sua coloração de pele, é possível perceber as partes de Edward em seu corpo. Ele possui uma cicatriz em seu braço direito, onde está uma das partes de Edward. Além do mais, ele possui um braço e perna mais curto que o outro devido a sua idade (Edward tinha 11 anos quando perdeu seu braço e sua perna) então supõe-se que ele têm menos de 10 anos. Ele usa uma camiseta azul encima da camiseta sem mangas preta, usa um short preto bem curto, e meias parecidas com as usadas pelos kickboxers, mas ele usa em um só pé.

Wra02.jpg

Segunda Artwork de Ira da série 2003.

Quando é achado pelos irmãos Elric, ele veste uma espécie de macacão com mangas curtas, e partes de baixo rasgadas de cor bege.

Após perder as partes que tinha de Edward, Ira ganha dois automails, uma pra cada parte do corpo que ele não possui.

Sua marca Ouroboros está localizada na sola de seu pé direito.

Personalidade

Quando ele foi achado pelos irmãos Elric e Izumi, ele era uma pessoa quieta, tímida e inocente, tinha a personalidade típica de uma criança (curiosidade sendo também uma das características de Ira inicialmente). Ele inicialmente preferia não ser notado pelos outros, preferindo estar sempre entre as sombras.

Após ter sido sequestrado por Inveja e ter sido alimentado por pedras vermelhas, ele se torna uma pessoa amarga. Ele passa a ter um grande ódio por sua criadora, Izumi Curtis, por tê-lo criado, e também tem ódio e ciúme de Edward Elric, sendo uma de uma suas razões principais Indolência. A partir daí, ele começa a tentar matar sua criadora devido ao seu ódio, e começa a ter a determinação de roubar o corpo de Edward para se tornar humano. Devido ao fato de odiar sua criadora, Ira começa a ter uma relação com Indolência mais ou menos parecido com a relação que Gula tem com Luxúria, algo parecido com uma relação mãe-filho. Quando sua "mãe" morre, ele entra em profundo desespero, e começa a ter o objetivo de tentar reviver sua "mãe" usando o corpo de Alphonse Elric. Quando descobre os verdadeiros motivos de Dante, Ira se junta ao lado de Edward rapidamente, ajudando-o a distrair Inveja. O desespero de Ira se torna um fator ainda mais característico de sua personalidade quando ele presencia a morte de Edward nas mãos de Inveja.

Além do mais, ele têm muito medo da Porta, devido a fato de que ele passou muito tempo dentro dela tentando sair dela. Além do mais, é incapaz de ouvir um bebê chorando.

Dois anos após os acontecimentos de Fullmetal Alchemist, em O Conquistador de Shamballa, ele se torna uma pessoa melancólica ao ponto de estar em depressão. Ele se torna a mesma pessoa quieta e tímida que era quando foi achado pelos irmãos Elric, preferindo novamente estar sempre entre as sombras. Ele não tem mais ódio de sua mãe e criadora e passa a sentir falta da mesma, e ajuda Alphonse Elric a abrir o portão (mesmo sabendo quais eram os propósitos dele) usando a si mesmo e Gula como sacrifício. Ao contrário, seu objetivo começa a ser o de encontrar sua verdadeira mãe.

História

No anime, Ira é a reencarnação Homúnculos do filho de Izumi, que morreu ao nascer. Ela tentou ressuscitá-lo e não conseguiu. Ira passou muito tempo na porta, esperando e querendo sair. O portão se abriu enquanto os irmãos Elric estavam tentando ressuscitar sua mãe. Foi então quando Ira ganhou o braço direito e a perna esquerda de Edward.

Muito tempo depois, ele diz que abriu a porta e então começou a viver em Yock Island; mesma ilha onde os irmãos Elric passaram um mês.

Plot

Depois de uma rápida batalha com Izumi e os Elrics, ele é perdoado por Izumi e assim pode permanecer um tempo com a família Curtis. Mas depois de ser capturado pelos militares e encontrado por Inveja, que alimenta-lhe com o seu primeiro lote de pedras vermelhas, Ira se juntou aos outros Homúnculos. Conforme o tempo passa, ele começou a pensar em Indolência como sua mãe.

Quando Indolência estava sendo repetidamente atacada por Luxúria como uma distração para que Ed pudesse usar os ossos do corpo de sua mãe, Ira aparece e levas os pedaços antes que Ed pudesse pará-lo, e acaba fundindo os pedaços com ele mesmo. Então, Ira volta para dentro e para Luxúria de atacar sua 'mãe'. Indolência tenta fugir, mas Ed à seguiu. Ira estava prestes a segui-los, mas Luxúria o deteve. Eles lutaram até que Ira encontrasse o medalhão que Edward tinha jogado a Luxúria anteriormente. Tal como acontece com outros Homúnculos, Luxúria fica paralisada por estar em estreita proximidade com as partes do corpo da pessoa na qual se destinava a ser revivida (neste caso o pedaço de cabelo ligada a presilha). Com esta vantagem, Ira usou seus membros emprestados para realizar a alquimia e a selou, matando-a em seguida.

Depois disso, ele foi salvar Indolência  e fundiu-se com ela, para que ele "nunca perdesse ela". No entanto, porque ele ainda tinha os ossos de Trisha (mãe de Ed) fundidas com ele, fez com que Indolência ficasse paralisada sem querer. Aproveitando a brecha, Ed usa alquimia para transformar seu corpo líquido em etanol, fazendo com que Indolência evaporasse no ar.

Mais tarde, Izumi apareceu e tentou convencer Ira para vir com ela. Ira, insistindo que Indolência era sua verdadeira mãe, não acredita nela e foge novamente. Ele não apareceu novamente até que ele, Dante, e Inveja estivessem dentro da cidade subterrânea. Ele correu até Dante e Inveja, enquanto implorando desesperadamente para que ela usasse a pedra filosofal para trazer de volta à vida sua "mãe" Indolência  No entanto, isso fez com que Inveja começasse a espancá-lo várias vezes devido a seu comportamento. Quando ele aparece pouco tempo depois de tentar implorar de novo, Dante abriu o portão com o bebê de Rosé e as mãos negras das Almas do Portão tiram seu braço direito e perna esquerda, que eram originalmente o braço de Ed e perna para impedi-lo de usar sua alquimia.

Ele foi deixado no chão, chorando e sangrando em agonia, até que Ed foi trazido de volta à vida após ter sido morto por Inveja. Ed fala para Rosé para levar Ira com ela fora dali. No epílogo, ele foi visto na residência Rockbell, com um automail em ambos braço e perna (onde ele não tinha) e estava vivendo com Winry e Pinako, entretanto ele foge mais uma vez.

Filme

Dois anos depois, Winry o encontra na floresta perto do túmulo de Izumi, desgrenhado e desanimado com a morte de sua mãe. Percebendo que seu automail estava em condições precárias, ela o levou de volta à residência Rockbell para alimentá-lo e fazer a manutenção de seu automail. Então, quando Alphonse volta depois de descobrir que seu irmão estava vivo do outro lado da porta, Ira antecipou quais eram suas intenções. Ele levou Alphonse para a cidade subterrânea, onde eles foram atacados por Gula em estado mutante.

Os dois começaram a lutar, até que Al acaba de desenhar o Círculo de Transmutação para abrir o portão. Quando ele termina o círculo, Ira intencionalmente deixa-se ser mordido por gula. Então, ele disse à Alphonse que ele sabia que estava planejando se sacrificar para trazer seu irmão de volta, alegando que ele nunca mais quer ver algo assim. Alphonse tentou argumentar, mas Ira lhe disse que ele queria ir para a sua casa real, onde sua verdadeira "mãe" está. Alphonse fez a transmutação e Ira, em sua forma imaculada com todos os membros foi visto em frente ao Portão. As portas logo abrem depois com Izumi lá para abraça-lo. Ele foi visto pela última vez caminhando para sua mãe (a mãe biológica) e abraçando-a antes de o portão fechar, finalmente reunidos, os dois desaparecem juntos dentro do mesmo.

Ele e Gula morrem ao mesmo tempo e são o quinto e sexto Homúnculos morrer, respectivamente.

Habilidades

Longevidade Perpétua: Como os outros Homúnculos, ele vive mais do que humanos, devido ao fato de que têm pedras vermelhas que servem como seu reservador de energia. Devido a este fator, ele não envelhece, assim como os outros homúnculos exceto Orgulho.

Imunidade: Ele é imune a qualquer tipo de venenos, toxinas, vírus, doenças, etc.

Auto-Sustento: Ele não precisa comer, beber ou respirar para permanecer vivo.

Velocidade Aprimorada: Como os outros Homúnculos, ele tem velocidade sobre-humana, devido ao fato de que têm pedras vermelhas que servem como seu reservador de energia. Exemplos disso é quando ele se volta contra sua própria mãe, fazendo com que batalhasse com ela e os irmãos Elric.

Força Aprimorada: Ele tem força muito melhor e aprimorada do que os humanos, devido ao fato de que têm pedras vermelhas que servem como seu reservador de energia. Exemplo disso é quando ele batalha com Gula, após consumir uma pedra vermelha.

Rápida Regeneração: Ele pode regenerar ferimentos porém não pode regenerar o braço e a perna provavelmente devido o fato de elas não pertencerem a ele.

Alquimia

Alquimista: Enquanto na posse dos membros perdidos de Edward, Ira mostra a capacidade de realizar alquimia sem um círculo de transmutação.

  • Fundir com matéria: Seu poder Homúnculos é a capacidade de mesclar e fundir seu corpo com praticamente qualquer material, tanto humanos quanto objetos inanimados, tanto orgânica quanto inorgânica. Ele pode até mesmo acelerar a velocidade em que ele se funde através da alquimia ele usa. Ele também tem a capacidade de mover suas partes do corpo alteradas, como ele fez com as roupas de Izumi para prender Alphonse.

Trivia

  • Ira é o único Homúnculos em Fullmetal Alchemist (série 2003) capaz de usar alquimia, devido ao seu braço direito e perna esquerda originalmente pertencer a Edward Elric.
  • Sua seiyu japonesa, Nana Mizuki, também faz a voz de Lan Fan em Fullmetal Alchemist: Brotherhood.
  • Considerando que o enredo do mangá e anime Brotherhood tem Orgulho como um jovem rapaz e Ira como o Führer, é interessante notar que a série 2003 tem esses papéis invertidos.
  • Ira é semelhante a Verdade pois os dois moravam no Portão e os dois obtiveram o braço direito e perna esquerda de Ed depois que os irmãos Elric falham na transmutação humana. Além disso, ele é provavelmente uma das almas do portão, que foram baseados da criatura atrás da porta do manga e do anime Brotherhood até certo ponto.
  • Ira é o único Homúnculos exclusivo do anime de 2003, cujo surgimento e papel são completamente originais. O bebê de Izumi foi apenas mencionado no mangá e anime Brotherhood, mas nunca foi visto.
  • Apesar de ser chamado de Ira, seu verdadeiro nome nunca foi revelado, mas seu sobrenome é Curtis.
  • No anime de 2003, Ira é o único antagonista que é uma criança.
  • No anime de 2003, Ira é o único Homúnculos cujos restos mortais não podem ser usados contra ele (porque Izumi utilizou seus restos mortais para tentar revivê-lo), mas possui fobias fortes do portão e congela ao ouvir um bebê chorando.
  • O fato de que Ira foi feito a partir de seus restos próprios pode explicar por que ele foi capaz de crescer, o que aparentemente é um grande feito entre os homúnculos.
    • Entretanto, é interessante notar que enquanto ele cresceu durante o tempo que esteve dentro do Portão, Alphonse Elric NÃO cresceu dentro do Portão.
  • Na série 2003 Ira é jogado em um lago de água vermelha nos momentos finais de sua luta, isso faz referencia ao livro de Dante onde é dito que no inferno os iracundos ficavam submersos em um rio de água e sangue, onde apenas as bolhas liberadas por eles poderiam ser vistas na superfície.
  • Ira foi o único homúnculo para ir para a vida após a morte em O Conquistador de Shamballa. Não se sabe o motivo, mas existem várias teorias.

Referências

  1. Do japonês ラース Rāsu. Do japonês 憤怒 Fundo
  2. Do japonês イズミカーティスの息子 Izumi Kātisu no Musuko
  3. 3,00 3,01 3,02 3,03 3,04 3,05 3,06 3,07 3,08 3,09 3,10 3,11 3,12 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  4. 4,0 4,1 4,2 Filme O Conquistador de Shamballa (2005).
  5. Enquanto na posse dos membros perdidos de Edward, Ira mostra a capacidade de realizar alquimia sem um círculo de transmutação. Entretanto, após a perda dos membros de Ed ele perde esta habilidade permanentemente.
  6. Filme O Conquistador de Shamballa (2005).
  7. Do japonês 「憤怒」の意味を持つ名のホムンクルス。 自らの身体を他の物質と錬成することができる。 ホムンクルスの中で唯一、錬金術を使うことのできる存在。 'Fundo' no imi o motsu na no homunkurusu. Mizukara no karada o hoka no busshitsu to rensei suru koto ga dekiru. Homunkurusu no naka de yuiitsu, renkinjutsu o tsukau koto no dekiru sonzai.
  8. http://www.hagaren.jp/old/chara/wra01.html

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória