Fandom

Inveja

123 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Envy
InvejaB.png
Nomenclatura
Nome completo Envy
Língua japonesa エンヴィー
Romanização Envī
Tradução Envy[1]
Alcunhas "Inveja, o Ciumento"
"A Grande Serpente"[2]
Dados Gerais
Afiliação Pai
Homúnculos
Gula
Luxúria
Dante[3]
Thule Society[2]
Ocupação Espião
Instigador
Patente
Itens usados Inveja pode se transformar em quem ele quiser
Alquimia única
Objetivos pessoais Ver os Homúnculos dominarem sobre toda a humanidade
Realizar os planos do Pai
Destriuir a família Elric[3]
Se reecontrar com Hohenheim no mundo paralelo para assim matá-lo[2]
Estado Falecido
Dados Pessoais
Raça Homúnculos
Etnia
Gênero Sem gênero, entretanto adota uma aparência masculina andrógena normalmente
Idade 175 anos aproximadamente (4º Homúnculo a ser criado)[4]
Entre 200 e 430 anos aproximadamente (1º Homúnculo a ser criado)[3]
Data de nascimento Aproximadamente 1740[4]
Desconhecida[3]
Local de nascimento
Traços únicos Habilidade de transformação
Inteligência
Suas habilidades
Inveja dos humanos
Ódio dos Irmãos Elric[3]
Interações pessoais Pai (criador, falecido)
Dante (mãe e criadora, falecido)[3]
Ganância (irmão, falecido)
Ira (irmão, falecido)
Ira (irmão, falecido)[3]
Preguiça (irmão, falecido)
Indolência (irmã, falecido)[3]
Orgulho (irmão, falecido)
Orgulho (irmão, falecido)[3]
Luxúria (irmã, falecido)
Edward Elric (irmão, falecido)[3]
Alphonse Elric (irmão, falecido)[3]
Van Hohenheim (pai, falecido)[3]
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 6, Episódio 1
Estréia nos jogos Fullmetal Alchemist and the Flightless Angel
Aparições
Voz japonesa Mayumi Yamaguchi[3]
Minami Takayama[4]
Voz brasileira Sílvio Giraldi

Inveja (エンヴィー, Envī, lit. Envy) é um Homúnculo criado pelo Pai e o terceiro a aparecer na trama. Na série 2003, ele é o primeiro Homúnculo a ser criado por Dante.

Descrição

  • Homúnculo com o nome de "Inveja". A aparência original de Inveja, que tem a capacidade de mudar seu corpo livremente é desconhecida. (Site Hagaren)[5][6]

Aparência

Inveja2.png

Inveja durante a série de 2003.

Apesar de Inveja ser um metamorfo ele costuma utilizar normalmente duas aparências. A primeira aparência usada por Inveja na maior parte do tempo é de um jovem de corpo esguio, e traços andrógenos. Seus cabelos são longos e esverdeados.

EnvyArtwork.jpg

Artwork de Inveja da série 2003.

A sua segunda forma (que só aparece no anime Brotherhood e no mangá) é de um gigantesco monstro parecido com um lagarto de pele verde e cabelos negros compridos. Além disso, nessa forma Inveja possui outras características bizarras como quatro braços, quatro pernas, e sete pupilas em seu olho esquerdo. Mas com certeza a característica mais perturbadora são os centenas de rostos que brotam de seu corpo gritando em agonia. Rostos provavelmente dos habitantes de Xerxes que foram mortos para fabricar a Pedra Filosofal.

Forma Monstruosa de Inveja.jpg

A forma monstruosa de Inveja (Mangá e anime Brotherhood).

Como a "Pedra Filosofal" que Inveja utiliza possui um grande número de vidas humanas (especialmente dos habitantes de Xerxes) não é a toa que haja centenas de rostos sofrendo saindo de si.

Verdadeira forma de Inveja ( brotherhood ).jpg

A verdadeira forma de Inveja (Mangá e anime Brotherhood).

Mas apesar de utilizar aparências belas ou intimidadoras a forma original de Inveja é um pequeno lagarto verde com oito pernas e uma grande boca além de uma cauda, que precisa de um hospedeiro, e assim voltar a devorar mais vidas afim de voltar a aparência desejada.

Na série 2003 é filho de Van Hohenheim e tinha uma aparência consideravelmente parecida com a de Ed. Quando passa pelo Portão ele se transforma em um dragão, e esta passa a ser sua única aparência no filme O Conquistador de Shamballa.

Quando esta em sua forma humana Inveja veste uma camiseta curta colada, sem mangas, um short com um tipo de saiote por cima, uma faixa sobre a testa, e um par de luvas e meias parecidas com as usadas por kickboxers. Tudo na cor preta como a maioria dos Homúnculos. Nota-se a semelhança com a vestimenta utilizada por Ira.

Após atravessar o Portão, no anime de 20003 e no filme O Conquistador de Shamballa, Inveja está permanentemente presa em sua forma de dragão, incapaz de usar seus poderes de mudança de forma devido à falta de alquimia no mundo paralelo.

Forma verdadeira de Inveja ( Na série de 2003 ).jpg

A verdadeira forma de Inveja no anime de 2003

Sua marca de Ouroboros está localizada na parte exterior de sua coxa esquerda.

Personalidade

Inveja é um dos Homúnculos mais cruéis, brincando e deliciando-se com a miséria e dor humana. Inveja mataria sem hesitar, geralmente usando e manipulando as emoções de seu alvo para ter uma vantagem psicológica, sem nenhum remorso pelo que faz.

Por baixo deste exterior cruel, no entanto, Inveja tem secretamente um tipo de inveja da força interior dos seres humanos e as amizades mutuamente benéficas que partilham, como a maioria de seus alvos mostram pouca preocupação real ou apoio emocional para o outro. Ele pode até mesmo ser considerado como tendo a personalidade mais profunda de todos os Homúnculos, pois ele mostrou que Inveja é muito emocionalmente conflituosa sobre Edward ser capaz de ver o seu ciúme tão facilmente.

A relação de Inveja com Edward é péssima devido a ele maldosamente ter insultado o tamanho do alquimista, chamando-o "Baixinho".

Na série de 2003, Inveja busca vingança contra Hohenheim que após revive-lo o abandonou, se casando e tendo novos filhos, por isso Inveja sente inveja e muito ódio dos irmãos Elric, por ter sido esquecido e substituído.

Plot

Série 2003

Inveja foi um filho que Hohenheim teve com Dante a muito tempo, porém ele faleceu devido a contaminação por mercúrio, os dois ficaram tristes e Hohenheim resolveu tentar reviver seu filho porém deu errado e ele o abandonou, além de abandonar Dante para ficar com Trisha e ter novos filhos, furiosa Dante alimentou Inveja com a pedra vermelha fazendo ele ganhar uma forma mais humana se tornando o primeiro homúnculo e assim indo atrás de vingança contra Hohenheim e é claro seguindo Dante e trabalhando junto com os outros homúnculos, Inveja então se tornou frio e adorou fazer as pessoas sofrerem pois ele tinha inveja de suas vidas e queria que elas experimentassem os sentimentos dele, após Hohenheim "morrer" Inveja resolveu descontar o ódio nos filhos de Hohenheim, assim indo atrás deles. Quando Inveja recebe a noticia de Edward que seu pai ainda está vivo em outro mundo, Inveja atravessa o portão usando a forma de um dragão em busca de vingança.

Filme

Ao chegar ao nosso mundo, Inveja não consegue achar Hohenheim e fica escondido por um bom tempo até achar Ed com quem ele luta brevemente, porém é interrompido pelo exército, que o captura fazendo um acordo, eles dariam a Inveja o Hohenheim e em troca Inveja seria o sacrifício para se abrir o portão e assim foi feito Inveja conseguiu sua vingança e morreu servindo para abrir o portal.

Mangá e Série 2009

Habilidades

Mangá e Série 2009

Longevidade Perpétua: Sua aparência não envelhece, e enquanto houver almas dentro de seu núcleo para pode extrair energia delas, ele não morrerá.

Imunidade: Ele é imune a qualquer tipo de venenos, toxinas, vírus, doenças, etc.

Auto-Sustento: Ele não precisa comer, beber ou respirar para permanecer vivo.

Força Aprimorada:

Velocidade Aprimorada:

Resistência Aprimorada:

Alto Intelecto:

Mudança de Forma: Como já mencionado, Inveja é um metamorfo, ou seja, tem a capacidade de mudar de forma. Esta capacidade única pode ser usada para assumir a forma de qualquer pessoa ou animal . Além disso, Inveja também pode modificar a sua própria voz para uma imitação mais perfeita, e transformar partes do corpo em armas como foices, facas, etc. A única que ele não pode alterar é seu peso real. Normalmente trabalhando como espião, suas habilidades são extremamente úteis para assassinatos. A técnica de assassinato mais utilizada por Inveja é imitar qualquer ente querido ou amigos próximos e usa a hesitação delas como uma chance para matá-las.

Em sua pequena forma original a única coisa que resta lhe resta é ter a oportunidade de encontrar um hospedeiro e tomar controle sobre o corpo deste, assim ele pode voltar a devorar mais vidas para que sua "Pedra Filosofal Núcleo" se torne como antes e assim poder adquirir sua forma preferida novamente.

Habilidades Naturais: As habilidades naturais de Inveja consistem em sua lábia, e atuação,  que somados ao seu poder Homúnculo o tornam um indivíduo perigosíssimo. De fato, Inveja pode ser tão bom manipulador quanto Luxúria, mas este atributo é superado por sua petulância e temperamento forte, podendo assim ser tirado do sério facilmente conforme insultem o seu grande e delicado ego, portanto, fazendo-o cometer erros.

Série 2003

Força Aprimorada:

Velocidade Aprimorada:

Resistência Aprimorada:

Alto Intelecto:

Mudança de Forma:

Trivia

  • A forma como Inveja muda sua aparência são ligeiramente diferentes nas duas versões do anime. No anime de 2003, Inveja toma uma nova forma por ter uma linha de luz ir sobre seu corpo em um ritmo bastante rápido. No entanto, no anime Brotherhood, a cor do processo de transformação é vermelha, descarregando alguma eletricidade, e é mais lenta, parecendo muito semelhante a uma transmutação (as faíscas vermelhas são comuns quando a Transmutação é feita usando uma Pedra Filosofal).
  • Apesar de terem os mesmos poderes e aparência preferida, os estilos de luta da Inveja e suas motivações são extremamente diferentes entre o anime de 2003 e sua contraparte do mangá. No entanto, ambos compartilham o mesmo sadismo e ódio em relação à humanidade.
  • O poder de Inveja de mudar de forma, além de não ter um gênero constante, é muito semelhante aos traços físicos de Loki, o malvado Deus Nórdico da Trapaça (que às vezes é chamado de Demi- ou Anti-Deus), que pode mudar sua forma para qualquer coisa, incluindo mulheres. Os métodos de instigação da Inveja são semelhantes às ações de Eris, a terrível deusa grega da discórdia e do caos, que se deleitaram em fazer com que os mortais lutassem entre si e, finalmente, trouxessem a guerra de Troia.
  • O penteado da Inveja imita as folhas da mandrágora, uma planta com raízes humanas associadas à magia. No Capítulo XVI dos achados de Eliphas Levi, o Dogme et Rituel de la Haute Magie, é dito que alquimistas tentaram criar Homúnculos usando mandrágoras.
  • Não contando Orgulho (que pode ficar maior que Inveja, mas cujo tamanho é muito dependente da luz), Inveja é o maior Homúnculos, com a sua verdadeira forma do tamanho de um edifício.
  • Inveja foi o único Homúnculo a cometer suicídio, isso apenas no mangá e anime Brotherhood.
  • A forma verdadeira, monstruosa de Inveja é vagamente semelhante ao antagonista do mangá Devilman, Jinmen, outro reptiliano e vilão de anime. Jinmen era uma tartaruga demoníaca que podia prender as cabeças ainda vivas de suas vítimas em sua concha traseira, deixando-as gritar em agonia, para seu prazer. Para derrotar o Devilman, Jinmen costumava dirigir um dos amigos de Devilman como uma distração, diferente de como Inveja distraiu Edward com os corpos xerxianos. Também de nota, na série de sequela, Devilman Lady, revela-se que depois de ser mortalmente ferido Jinmen iria voltar a sua verdadeira forma, a de uma tartaruga de tamanho normal de água doce. Enquanto nesta forma ele poderia tomar posse de qualquer forma de vida que o tocasse, e assimilando mais e mais corpo Jinmen acabaria voltando ao tamanho gigantesco.
  • Durante sua luta final com Roy Mustang, os olhos de Inveja são repetidamente fervidos pelas chamas de Roy. Isto tem alguma semelhança com o segundo terraço de Dante Alighieri Purgatorio, em que os invejosos são purificados por terem as pálpebras costuradas.
  • Em muitas cenas durante o anime Brotherhood, o cabelo de Inveja tem um tom esverdeado, embora muito mais escuro. Isto é provavelmente uma referência ao primeiro anime, onde o cabelo de Inveja é verde em vez de preto como no mangá. A cor da pele verde de sua forma monstruosa também poderia ser uma referência sutil a frase "verde com inveja".
  • Inveja parece compartilhar um vínculo estreito com Luxúria, como ela é uma das poucas Homúnculos que conversam regularmente com ele de forma amigável. Depois que Luxúria é morto pelo Coronel Mustang, Inveja protesta contra a decisão de Ira de deixar que Mustang e seus subordinados vivam, dizendo que a mataram e fizeram bobagens com eles (sugerindo que ele está genuinamente chateado pela morte de Luxúria).
  • Embora um não vá com a cara do outro, Inveja e Ganância compartilhavam duas preferências: ambos prefeririam evitar lutar, se possível, e ambos gostaram de suas respectivas aparências humanas.
  • No anime de 2003, é dito que Inveja é o primeiro Homúnculos criado, tornando-o o mais velho nessa continuidade. Além disso, a verdadeira forma de Inveja se assemelha um pouco à terceira forma "perfeita" do Pai - semelhante ao jovem Hohenheim, de quem ele nasceu.
    • É um mistério por que a verdadeira forma de Inveja se parecer com Hohenheim, pois Hohenheim está no corpo de um homem diferente ao qual a Inveja não teria semelhança. No entanto, pode ser possível Hohenheim escolheu um corpo que tinha uma forte semelhança com o seu original. Outra explicação pode ser que, cauteloso e arrependido de suas ações, ele recriou seu corpo original através da alquimia, o que explica a semelhança e como Dante foi capaz de reconhecê-lo.
  • O filho de Hohenheim e Dante (a pessoa que a Inveja devia ser) morreu de intoxicação por mercúrio aos 18 anos, possivelmente dando um assentimento ao fato de que o mercúrio era uma vez o elixir da vida e um dos ingredientes-chave para a imortalidade. Isso poderia significar que ele, Dante e/ou Hohenheim, poderiam ter experimentado com a substância para alcançar a vida eterna sem usar o poder da Pedra.
  • No anime de 2003, Inveja tem a distinção de ser o primeiro Homúnculos a nascer e o último a morrer.

Referências

  1. Do japonês エンヴィー Envī. Do japonês 嫉妬 Shitto.
  2. 2,0 2,1 2,2 Filme O Conquistador de Shamballa (2005).
  3. 3,00 3,01 3,02 3,03 3,04 3,05 3,06 3,07 3,08 3,09 3,10 3,11 3,12 3,13 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  4. 4,0 4,1 4,2 Mangá e Anime Brotherhood (2009-2010)
  5. Do japonês 「嫉妬」の名を持つホムンクルス。 自分の身体を自由自在に変化できる能力を持っているエンヴィーの本来の姿は不明。 'Shitto' no na o motsu homunkurusu. Jibun no karada o jiyūjizai ni henka dekiru nōryoku o motte iru envu~ī no honrai no sugata wa fumei.
  6. http://www.hagaren.jp/old/chara/env01.html

Também no Fandom

Wiki aleatória