FANDOM


Os Homúnculos (ホムンクルス, Homunkurusu ou 人造人間 (ホムンクルス), Homunkurusu) são um grupo de seres humanos criados artificialmente, que procuram cumprir as metas de seu líder de criar uma Pedra Filosofal. Cada homúnculo tem o nome de um dos sete pecados capitais e, com a exceção de Orgulho, podem ser identificados pela sua marca Ouroboros em algum lugar em seu corpo.

Descrição

Os Homúnculos na Vida Real

O conceito de homúnculo (do latim homunculus, "homenzinho", no plural homunculi) tem sido aplicado em várias áreas da ciência humana. Na alquimia refere-se ao conceito de um humano criado artificialmente, provavelmente trazidos à existência por meio da mesma.

O conceito do homúnculo parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sêmen humano posto em uma retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, se formaria o embrião.

Os Homúnculos em Fullmetal Alchemist

Apesar de um conceito comum, bem conhecido e compreendido pelos alquimistas em Amestris, a ideia de homúnculos é considerada como não mais do que uma farsa ou fantasia distante, já que nenhum indivíduo ou grupo de alquimistas não ter nem chegado perto de criar com êxito tal ser na história registrado oficialmente . Mesmo assim, os alquimistas foram proibidos pelo governo de Amestris para evitar uma tentativa de transmutação de um ser vivo ou alguma pesquisa sobre o mesmo. Alquimistas Federais têm tal restrição como parte de seu credo.

No entanto, fora do registro oficial, não apenas uma, mas vária dessas criaturas foram criadas de forma misteriosa. No sentido mais relevante da palavra, “Homúnculos” refere-se a sete indivíduos que compõem o principal grupo antagonista da série Fullmetal Alchemist.

Manga e Série 2009

Características & Anatomia

As caracteristica a seguir se aplicam a todos os Homúculos da trama:

  • São nomeados pelos sete pecados capitais (Orgulho, Luxúria, Ganância, Inveja, Preguiça, Gula e Ira). 
Homúnculos

Os 7 Homúnculos da versão Mangá e anime Brotherhood.

  • Possuem uma "Pedra Filosofal Núcleo" que lhes da a vida, já que a Pedra Filosofal tem como base a alma de muitas pessoas. E graças a este detalhe eles tem uma capacidade surpreendente de regeneração, não importando o quanto seu corpo seja ferido ou "morto". Porém a quantidade de vezes que ele poderá se regenerar ou reviver varia de acordo com quantidade de almas restantes em sua "Pedra Filosofal Núcleo". A localização da Pedra em seus corpos varia de um para o outro.
  • São dotados de algum poder sobre-humano.
  • Tem uma tatuagem de Ouroboros em alguma parte de seu corpo.
  • Seus olhos tem um tom violeta, com exceção de Gula e Preguiça que tem olhos brancos e Ira (mangá e anime Brotherhood) que tem um olho verde.
  • Possuem listras vermelhas com circulos nas suas extremidades em alguma parte do corpo, dando a entender que são marcas de nascença, assim como o umbigo para os seres humanos. Note que os Homúculos que não "nasceram" diretamente do Pai, como Ira e o Segundo Ganância, não possuem tais marcas (veja o tópico abaixo).
  • Usam costumeiramente roupas pretas.

Homúnculos com base em Humanos

Ao longo dos séculos o Pai começou a experimentar um novo método para criar Homúnculos que consistia em injetar uma Pedra Filosofal dentro do corpo de um humano vivo. Quando feito isso a Pedra e o corpo do humano entram em choque até que um supere o outro. Na maioria das vezes, a Pedra ganha, e as matrizes humanas morrem. Os Homúnculos criados dessa maneira têm propriedades únicas, como a capacidade de envelhecer, que seus "irmãos" não possuem. Outra propriedade inclui uma consciência mais humana e profunda com capacidades emocionais, tais como amor e humildade.

Na série temos dois exemplos deste tipo de Homúnculo: O 1º é King Bradley, que foi a 15º cobaia humana a ser submetida a expêriencia que o levaria a encarnar a ira do Pai. E o 2º seria Ling Yao que se tornaria o "Segundo Ganância".

Série 2003

Devido à divergência no enredo no anime de 2003, as origens, identidades e segredos de Homúnculos diferem entre o mangá e a série de televisão em primeiro lugar'.

Criação

JinzoNingen2003

Homúnculos da Série 2003.

No anime de 2003, diz-se que os Homúnculos são criados cada vez que um alquimista tenta uma transmutação humana. A transmutação irá resultar numa falha em que a pessoa que se destina a ser reavivado não retorna de forma como esperado, resultando em uma nova existência. O resultado da transmutação humana será uma grotesca, monstruosidade humanoide. O Homúnculos que "falhou" em geral permanece neste estado agonizante até que ele/ela morra logo depois. No entanto, o recém-criado Homúnculos que entra em contato com a Pedra Vermelha - versão muito mais fraca do que a Pedra Filosofal criados por condensação de almas e humanos - , eles consomem grandes quantidades da pedra vermelha, eles tem seus corpos reformulados em suas formas desejadas e se tornam réplicas exatas dos humanos que foram feitos para substituí-los, porém com personalidades diferentes.

Características Físicas

Todos os Homúnculos carregam a forma de seres humanos, embora alguns deles com características exageradas. Alguns deles têm de garras, dentes pontiagudos, pele pálida, e cada um está marcado com uma tatuagem Ouroboros em algum lugar em seu corpo. A colocação de sua tatuagem é muitas vezes de acordo com o pecado que representam (Ganância está em sua mão, Gula está em sua língua, e Luxúria acima de seus seios).

Embora eles possam comer, beber e dormir, não é necessário que façam isso para sobreviver, eles precisam apenas a energia fornecida pelas pedras vermelhas que eles tenham consumido.

Apesar de ser réplicas humanas, no entanto, Homúnculos são ainda aberrações da natureza criados por violar o fluxo do universo natural, e como tal, não têm alma. Esta propriedade dá-lhes muitas diferenças físicas para os seres humanos com alma:

  • Habilidades Super-Humanas: Homúnculos são fisicamente superiores aos seres humanos em todos os sentidos. Seus corpos são mais rápidos, mais fortes e muito mais resistentes do que o de corpos humanos normais. Eles não envelhecem (na maioria dos casos), são imune a todas as doenças e venenos, e podem se curar a partir de qualquer lesão, mesmo as que resultam em morte, contanto que a energia das pedras vermelhas que consomem não esteja esgotada.
  • Poderes: . O homúnculos Ganância é capaz de reorganizar as ligações de carbono em sua pele para transformá-lo em uma armadura de diamante puro; a saliva de Gula é ácida o suficiente para ele morder, roer e digerir substâncias de qualquer dureza; Luxúria é capaz de mudar a forma de seu dedos e formá-los em longo alcance usando as como armas de ataque, e Inveja pode mudar a forma do seu corpo em forma de qualquer pessoa ou animal, ou até mesmo em armas simples.

No entanto, ela também tem suas desvantajens:

  • Incapacidade de serem alquimistas: Devido ao fato de os Homúnculos não terem alma, eles são incapazes de abrir o portão dentro deles e são, portanto, incapazes de realizar alquimia. A única exceção a isso é Ira que é capaz de realizar a alquimia porque possui os membros perdidos de Edward Elric. No entanto, Ira eventualmente perde os membros de Edward, junto com a capacidade de realizar alquimia.
  • Artificialidade: Como os Homúnculos são criaturas criadas para substituir certas pessoas que já morreram, entrando em proximidade com alguma coisa dessa pessoa perto de um Homúnculos pode enfraquecê-la a ponto do Homúculos ficar paralisado. Exemplo disso é quando Luxúria desmaia quando Scar trouxe uma mecha de cabelo pertencentes a sua identidade original. Ira é a única exceção a esta regra, porque ele realmente foi transmutado de seus próprios restos mortais.
  • A severidade da reação quando um Homúnculos acaba entrando em contato com os restos humanos que deram à sua criação parece diferir entre os mesmos. Indolência e Luxúria mostraram-se completamente paralisadas quando até mesmo perto de um pequeno fragmento de seus seres originais. Em contraste, o homúnculos Orgulho foi designado para lidar com os seus restos mortais para assim continuar com seu poder, embora sendo muito perturbado fisicamente, já que como os outros ele não poderia vê-los diretamente. Em sua batalha com Mustang ele possuía força suficiente para estrangular o seu filho com o crânio perto escondido, mas foi imobilizado totalmente quando Mustang trouxe à vista (é possível que ele usou o seu poder restante para tentar assassinar seu filho). Ganância também mostrou também ser vulnerável quando foi exposto a alguns restos mortais na mansão de Dante, embora ele já estivesse bastante enfraquecido. É desconhecido o quão severamente Inveja e Gula reagiriam a seus corpos originais se na sua proximidade, embora possa ser assumido que a Inveja possui uma capacidade semelhante ao Orgulho com base em sua força e alta classificação na facção de Dante. O que aconteceria se Gula visse algo de seu corpo original é ainda mais enigmático, pois que seu corpo passou por inúmeras mudanças ao longo de sua existência e pode ter uma resposta diferente física a suas diversas mudanças.
  • Energia da Vida Limitada: Se a energia das pedras vermelhas consumidas por um Homúnculos está esgotada, elas são reduzidas a ter uma única vida, tornando-os tão vulnerável quanto qualquer outra criatura. Isto pode ser feito ao matá-los ou repetidamente utilizando a transmutação de Flamel, o que faz com que eles vomitem as pedras vermelhas e, em seguida, desintegram-se, deixando o Homúnculos apenas com a sua vida original intacta. Homúnculos reduzido a este estado vulnerável, não são menos perigoso do que o normal, no entanto, pode ser morto com um golpe letal, do mesmo modo que qualquer ser humano.

Características Psicologicas

Os Homúnculos da série 2003 são descritos como seres sociopatas, sádicas, e abrigando complexos de superioridade. Ao longo da maior parte da série, os Homúnculos são retratados como personagens claramente do mal, mas no final da série, eles são indivíduos complexos, capazes de amar, sentir tristeza, culpa e desespero.

Apesar de sua zombaria da raça humana, vários deles desejam tornar-se humanos. Quando pressionado por Edward do por que ela gostaria de ser humano, Luxúria revela que quando ela é um Homúnculos ela sente incompleta, e que o seu desejo de se tornar humano vem de um sentimento de falta de qualquer identidade real.

Considerando que Luxúria deseja tornar-se a pessoa que ela foi feita para substituir, Indolência e Ira tanto desprezam seus criadores, e procuram se desconectar de suas identidades impostas e estabelecer-se como diferente das pessoas que deveriam se tornar. Indolência é atormentada por suas memórias como a mãe de Edward e Alphonse e deseja assassiná-los para provar para si mesma que não está ligado às pessoas que fizeram dela uma abominação. Ira, por outro lado, apenas quer ter uma mãe e ser aceito e amado como uma pessoa em vez de ser posta de lado como um monstro.

Embora ele não queira ser humano, Inveja é semelhante a Ira já que ele se sente rejeitado e deixado de lado por Hohenheim, que é pai de Inveja. No Quinto Laboratório, Inveja fala para Edward que Homúnculos foram "feitos" ao invéz de "nascer", oferecendo provas de que ele pode abrigar ressentimento por sua própria natureza. No final, a inveja começa finalmente a sua oportunidade de vingança contra seu criador. É sugerido que talvez Inveja foi movido pelo pedido de desculpas final de Hohenheim para os eventos ocorridos sobre a sua vida e seu filho anterior. Também deve ser notado que Hohenheim empurrou as mandíbulas de Inveja na forma dragão juntos dando assim o golpe fatal. Inveja não escolheu matar seu "pai" na época.

O Orgulho é interessante na medida em que ele não parece se importar que ele é um Homúnculos. Sua compensação parece vir de ser a pessoa mais poderosa do país, mesmo que seja uma fachada. É possível que ele realmente acredita em sua posição. Ele tem prazer em instigar guerra após guerra, e mesmo que ele é mostrado ter um interesse em criar a pedra, parece ser simplesmente porque é o que Dante quer. Embora a personalidade que ele apresenta aos seus cidadãos é um dos um benevolente, charmoso homem de família que valoriza a vida humana, na verdade ele não tem respeito por seres humanos. Os momentos finais de Orgulho foi vê-lo matar seu filho de dez anos de idade, depois de ter adotado após ter trazido sem intenção a fraqueza do homúnculo para a batalha com o Mustang, apesar de ter salvo ele do fogo e sendo dito que  "a sua vida (dos pais) dependesse disso". Apesar de não revelar as implicações de seu "tesouro" (o crânio pertencente a seus originais restos humanos) Orgulho acreditava exclusivamente que seu filho e a "loucura" da humanidade inata que provocaram sua ruína.

Ao todo, os estados mentais do Homúnculos cujos personagens são exploradas são muito centradas em torno do fato de que eles não são aceitos como humanos por um ou mais grupos, que é provavelmente por isso que Ganância mantém laços tão fortes com seus subordinados, a quimera. É importante notar também que, apesar de ser o flagelo do Homúnculos, Ganância é provavelmente o mais psicologicamente estável de todos eles. Ele sabe o que é e não tem nenhum desejo de mudar. Entretanto, ele não deseja se torna humano, comprovado a partir do momento em que ele quer saber sobre como colocar um espírito a um objeto inanimado para escapar da perseguição de Dante e os outros. Ele é totalmente favorável a sua ganância e vive a vida em seus próprios termos, não tendo objetivos além do desejo hedonista e verdadeira imortalidade. Ele também morre em seus próprios termos, nas mãos de alguém que ele respeita, enquanto, ao mesmo tempo, dando aquela pessoa que ele precisa de informações sobre a execução de Homúnculos e da vontade de fazê-lo para obter sua vingança contra seus perseguidores.

Como o Homúnculos mantém suas identidades parciais dos seres humanos que tentaram reviver, bem como seus atuais homúnculos, eles sofrem de algum grau de comportamento psicótico. Essa "fraqueza escondida" leva a facção de Dante a ser quase completamente destrupida no final da série, contribuindo grandemente para a sua derrota. Quando tudo estiver dito e feito, do sete Homúnculos apenas Orgulho e Indolência lutam até a morte, permanecendo fiel a Dante. Ganância nunca era controlável, enquanto Luxúria, eventualmente, começa a ajudar os Elrics impulsionado pelo início de memórias da mulher Ishvaliana que ela já foi. Ira e Gula são tão co-dependente sobre Indolência e Luxúria, respectivamente, que, quando as duas morrem os dois mais tarde sofrem um colapso psicológico total, fazendo com que fiquem passivos ao invés de ativos. Mesmo Inveja, que parece relativamente estável mentalmente na época, abandona Dante e joga-se através da Porta em uma tentativa desesperada final para conseguir se vingar com Hohenheim, mais uma vez um produto de sua identidade (seu passado) que milita contra sua nova natureza.

Destruição e Aniquilação

Matar um Homúnculos na série 2003 pode ser feito de uma variedade de maneiras diferentes, mas a tarefa é ainda um desafio devido à dificuldade em lidar com tais criaturas letais e imprevisíveis. Além disso, o fato de que eles são "criaturas míticas" deixa o significado disto em mistério até que Ganância revela tudo antes de morrer. Uma vez que os meios são descobertos, muitas vezes é necessário tirar proveito de mais de uma de suas fraquezas, e para matá-los, o mais importante e efetivo seria usando os restos da pessoa que eles foram feitos para ser, que nem sempre estão disponíveis. (Novamente, Ira não é vulnerável a essa fraqueza, porque os seus restos já não existem mais. Ele tem outras fraquezas no entanto. Ele está aterrorizado com a Porta e fica paralisado pelo som do choro do bebê.)

Quando os Homúnculos morrem, seus corpos se liquefazem em um lodo vermelho, que se dissolve rapidamente no chão, não deixando nenhum vestígio de que jamais existiram.

Membros

Personagem Imagem Seiyu Dublador
Pai Pai Iemasa Kayumi Carlos Silveira
Ira WrathAnimeBrotherhood- Hidekatsu Shibata Luis Antônio Lobue
Ulisses Bezerra (jovem)
Ira Ira2003opção1 Nana Mizuki Fábio Lucindo
Luxúria 20118-1294308815 Yūko Satō (2003)
Kikuko Inoue (2009)
Vanessa Alves
Ganância Ganância Jun'ichi Suwabe (2003)
Yūichi Nakamura (2009)
Alexandre Marconatto
Ganância (Segunda Versão) SecondGreedEp28 Yūichi Nakamura Alexandre Marconatto
Preguiça/Indolência SlothEp34 Fumihiko Tachiki Fadu Costha
Preguiça/Indolência Indolência Yoshino Takamori Alessandra Araújo
Gula Gula Yasuhiro Takato (2003)
Tetsu Shiratori (2009)
Yuri Chesman
Inveja Inveja Mayumi Yamaguchi (2003)
Minami Takayama (2009)
Sílvio Giraldi
Orgulho PrideBrotherhood Yūko Sanpei Bruno Marçal
Orgulho Orgulho2003 Hidekatsu Shibata Luis Antônio Lobue

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória