FANDOM


Dante
Dante2
Nomenclatura
Nome completo Dante
Língua japonesa ダンテ
Romanização Dante
Tradução Dante[1]
Alcunhas Dante da Floresta Densa[2]
Lyra[3][4]
Dados Gerais
Afiliação Izumi Curtis[5]
Lyra
Homúnculos
Van Hohenheim (antes)
Ocupação Chefe dos Homúnculos
Patente
Itens usados Alquimia
Inteligência
Transmutação Humana
Capacidade de poder controlar os homúnculos
Alquimia única Transmutação
Objetivos pessoais Criar pedras filosofais para prolongar sua vida
Estado Falecida
Dados Pessoais
Raça Homúnculos
Etnia
Gênero Feminino
Idade 400 anos aproximadamente
Data de nascimento
Local de nascimento
Traços únicos Cinismo
Inteligência
Suas habilidades
Capacidade de contornar as leis de 'Troca Equivalente'
Capacidade de poder controlar os homúnculos
Interações pessoais Inveja (filho, falecido)[5]
Van Hohenheim (amante, falecido)[5]
Ganância (amante, falecido)[5]
Dados de Mídia
Estréia
Estréia alternativa Episódio 32[5]
Estréia nos jogos Fullmetal Alchemist: Dual Sympathy
Aparições
Voz japonesa Kazuko Sugiyama (antigo corpo)[5]
Yumi Kakazu (no corpo de Lyra)[5]
Voz brasileira Isaura Gomes
25px-CharacterAmestrisFlag


Dante (ダンテ, Dante) é a antagonista central da versão 2003 do anime Fullmetal Alchemist.

Dante não existe no mangá, como o criador e líder do Homúnculos no mangá um enigmático ser simplesmente chamado de "Pai".

Descrição

  • Mestra de alquimia de Izumi. Desiludida com o modo de vida dos seres humanos gananciosos, vive dentro de uma floresta profunda com a discípula Lyra. É também uma farmacêutica bem conhecida, e é também a pessoa que prepara o medicamento de Izumi. (Site Hagaren)[6][7]

Aparência

Dan01

Artwork do antigo corpo de Dante.

Em seu antigo corpo, Dante tinha uma aparência de uma pessoa idosa, de cabelos verdes com um coque atrás. Já no corpo de Lyra ela possuí a mesma aparência que ela.

Dante In Lyra

Dante após trocar de alma com Lyra.

Dante utiliza o símbolo de uma serpente alada fixada numa cruz (chamada Flamel), na qual é passada para Izumi, e, em seguida, para os irmãos Elric. É significativo que o símbolo é o oposto do Ouroboros usados ​​pelo Homúnculos. Ele representa uma fixação sobre o princípio volátil na alquimia, em oposição ao ciclo infinito representado por Ouroboros. No caso de Dante, o símbolo provavelmente representa sua crença de que ela é imortal e conquistou o ciclo de nascimento e morte representada pelos Ouroboros. Na vida real, ele é um símbolo associado com o alquimista do século 15 Nicholas Flamel, que afirmou ter criado uma pedra filosofal e a usou para alcançar a imortalidade (um dos dois principais objetivos da alquimia, juntamente com a criação de ouro a partir do nada).

Dante 400 years ago

A aparência original de Dante há cerca de 400 anos atrás.

Já a aparência de seu verdadeiro corpo é bem diferente. Não dá pra ver seus olhos, mas pode se ver o seu cabelo e seu formato e ela parecia ser uma mulher bem atraente. Nota-se que ironicamente, ela tinha um visual parecido ao de Lyra.





Personalidade

A personalidade de Dante e motivações são muito enigmáticas. Ela é manipuladora, sincera, desonesta e vingativa. Em seus longos anos como uma alma parasita, movendo-se de corpo a corpo, sua personalidade aparentemente mudou consideravelmente: quando Hohenheim estava morrendo depois de criar a Pedra Filosofal, ela correu para salvá-lo, mas agora ela pouco se importa com a vida dos outros, acreditando que os que morrem de forma a preservar a sua vida chamando isso de "mártires necessários."

Dante exibe uma visão misantrópica do mundo, acreditando que a maioria dos seres humanos sejam "egoístas, criaturas ignorantes", indignos do conhecimento de alquimia e a Pedra Filosofal. Como tal, ela não tem escrúpulos sobre iniciar guerras ou tomar inúmeras vidas, pois está convencida de que ela está protegendo a humanidade de si mesma. Porque isso é tudo o que Dante se preocupa. A política global, guerras e vidas humanas não significam nada para ela. Dante tem o controle de Amestris através do Homúnculos Orgulho e usa todo o país como uma ferramenta para ganhar a Pedra.

Além do mais, Dante parece cometer cada um dos Sete Pecados Capitais em suas aparições:

  • Orgulho: ela tem um ar de superioridade e sempre condescendentemente fala que está cercado pelos Homúnculos e vê todos aqueles ao seu redor como inferiores a si mesma. Ela não sente nada mesmo sabendo as milhares de vidas perdidas para a criação da Pedra Filosofal.
  • Inveja: ela mostrou indícios de ciúmes quando Hohenheim recusou seus avanços dizendo que Trisha era a única pessoa que ele amava. Sendo o primeiro Homúnculos e pecado criado, é possível que Inveja era a base de outros eventos que aconteceram.
  • Ira: ela foi rápida para punir qualquer um que falhou em seguir suas ordens ou aqueles que se atrevem a interferir, até mesmo o ex-amante Hohenheim e seus servos Homúnculos.
  • Indolência: apesar de ser uma alquimista muito poderosa, ela prefere usar outros alquimistas para forjar a pedra para ela e para assim também dar tarefas aos Homúnculos. Além disso, como os Homúnculos foram nomeados depois, ela manteve um comportamento frio e era indeferente com o mundo e seus habitantes (ironicamente, ela afirma ter cometido suas ações para ajudar os seres humanos para evitar que eles se destruissem com a pedra).
  • Ganância: ela planejar ganhar a Pedra Filosofal não deixa de ser um ato egoísta por desejar prolongar sua vida.
  • Luxúria: o ato de ter sua alma transferida para outros organismos viola suas vítimas. Ela também toma cuidado em selecionar mais corpos lascivos para roubar (talvez sugestivo de sua vaidade). Mais tarde, quando se encontra com Hohenheim, ela lambe o próprio braço, afirma que ela não testou seu novo corpo (corpo de Lyra), sugerindo que eles dormem juntos. Ela também faz menção de seu plano para assumir o corpo de Rose e usá-la para seduzir Edward e "ser amado pelo filho de Hohenheim."
  • Gula: o único pecado que ela não demonstrou mas quem sabe se ela o possui, afinal sabemos pouco sobre o cotidiano dela.

História

Cerca de 400 anos atrás, ela era a amante de Hohenheim, e juntos eles viveram por séculos usando esta técnica. Eles até tiveram um filho, no entanto, ele morreu de intoxicação por mercúrio em uma idade jovem. Hohenheim tentou transmutá-lo de volta à vida, criando assim o primeiro Homúnculos, Inveja.

A primeira Pedra Filosofal que Dante e Hohenheim fizeram foi composta de almas de condenados como feiticeiros e os moribundos da praga como sacrifício humano. No curso de executar essa transmutação, Hohenheim quase foi morto; Dante o salvou por instinto anexando sua alma para o corpo de outro homem, assim o par descobriu a vida "eterna". Além desta primeira pedra, Dante e Hohenheim foram responsáveis ​​pela destruição de pelo menos duas cidades antigas: um localizado abaixo da capital atual de Amestris, Central, e uma "lendária cidade perdida no leste" (na realidade, Xerxes), cada um dos quais se diz que desapareceu misteriosamente durante a noite. Os habitantes das cidades foram usados ​​como ingredientes na pedra, enquanto os edifícios foram puxados para o subterrâneo com alquimia. No entanto, algum tempo antes do início do anime, Hohenheim deixou Dante, eventualmente, começa a se apaixonar por Trisha Elric há mais ou menos 20 antes do começo da série.

Dante recorreu ao uso dos Homúnculos para realizar seus planos. Ela procura Homúnculos a partir do momento em que eles são criados (quando um alquimista tenta trazer uma pessoa morta de volta à vida) e as alimenta com Pedras Vermelhas, fortalecendo-os. Ela convence o Homúnculos que vai ser melhor como seres humanos verdadeiros e os faz acreditar que ela pode transformá-los em verdadeiros humanos com o poder da Pedra Filosofal. Assim, o Homúnculos acabam se tornando seus subordinados e começam a ajudá-la a criar a Pedra. Na realidade, ela só quer a pedra para si, a fim de continuar a enganar a morte. Só Orgulho e Inveja parecem conscientes disso. O primeiro faz os desejos de Dante em troca de poder e bajulação enquanto o último faz para matar o número máximo de seres humanos.

Plot

Dante aparece pela primeira vez como a ex-mestra de alquimia de Izumi Curtis, que por sua vez ensinou aos protagonistas Edward e Alphonse Elric. Logo após a reunião com os Elrics, Dante falsificou sua morte às mãos do Homúnculos Ganância, que por sua vez é morto por Ed, embora seja óbvio para o espectador que o corpo dela estava morto antes que Ganância tivesse chegado.

Muito mais tarde, na série, é revelado que Dante havia transferido sua alma para o corpo de Lyra, prolongando assim a sua vida. Dante tem na verdade cerca de 400 anos de idade e é capaz de escapar da morte por continuamente transferir sua alma para corpos mais jovens, com a ajuda da Pedra Filosofal.

Recusando-se a tomar o risco de criar uma Pedra Filosofal por si mesma, Dante procura manipular alguém para fazê-lo sem querer para ela. No entanto, ela dá razões que só alguém com nada a perder iria tão longe a ponto de sacrificar as muitas almas humanas necessárias para criar uma Pedra Filosofal. Assim, ela usa os Homúnculos (especialmente Führer King Bradley, que é secretamente o Homúnculos Orgulho) para fazer a guerra incessante, na esperança de motivar um alquimista desesperado para criar uma Pedra Filosofal, para que os Homúnculos, então, roubassem para ela. Para este fim, ela organiza as matanças em Ishval e Reole e, mais tarde, para cobrir suas trilhas, ela ordena Orgulho a atacar Drachma, um país ao norte. Na última campanha, ela planeja usar o caos nas linhas de frente como uma cobertura para os assassinatos planejados de Roy Mustang e seus subordinados por Inveja, mas ele retornou ao ouvir que ela havia eliminado Hohenheim e se recusou a ajudar até que ela lembrou de que os irmãos Elric tinham a pedra, dando Inveja o prazer de matar Ed (seu substituto) e obter Al (a pedra).

No entanto, a imortalidade de Dante é uma mentira, como foi revelado por Hohenheim quando ele o confronta-a depois de tanto tempo. Seu corpo está literalmente apodrecendo, porque toda vez que ela transferiu sua alma, ela deixou um pedaço de sua alma em seu corpo anterior, e sua alma tinha sido reduzida de forma que sua alma não pode mais suportar sua forma humana, de modo que Dante tinha planejado para transferir sua alma no corpo de Rosé usando a Pedra Filosofal, que estava dentro do corpo de Al. Desta forma, ela esperava para ganhar o controle de Ed, esperando os sentimentos de Rosé vindos dele ele para que ela pudesse controlá-lo e tê-lo, substituindo Hohenheim como seu amante. Mas depois que Ed se recusou a ajudá-la, Dante mandou-o embora para o outro lado por um tempo curto. Quando Ed voltou e foi morto por inveja, Al se sacrificou para salvar seu irmão, destruindo a Pedra Filosofal, enquanto a morte de Ed consegue chocar Rosé, livrando-a do controle de Dante, para sua consternação. Ela escapa para o elevador para encontrar Orgulho para ajudá-la a se vingar, entretanto ela é ironicamente devorado por Gula, a quem ela havia feito o favor de torná-lo em uma máquina enlouquecida e sem sentido antes.

Habilidades

  • Alto Intelecto: Dante tem alto conhecimento, principalmente devido pela técnica de Transferência de Alma. Ela também foi capaz de enganar todo mundo durante a parte em que aparece na série (sua falsa morte, por exemplo) e foi capaz de organizar vários planos apenas para prolongar sua vida.
  • Controle da mente dos Homúnculos: Dante é capaz de transformar um homúnculos racional em homúnculos irracional, apagando a tatuagem ouroboros do corpo do homúnculos. A única vez em que ela fez isso foi quando ela transformou Gula (ainda triste pela morte de Luxúria) em um homúnculos irracional. A técnica parece ser uma técnica irreversível, pois o homúnculos perde a capacidade de agir como um "humano racional", e sua aparência também parece mudar, o que supõe que os homúnculos perdem sua forma humanoide e provavelmente se tornam aberrações da natureza quando perdem a tatuagem ouroboros.
  • Mestre em Pedras Filosofais: Ela foi uma das primeiras a criar uma Pedra Filosofal junto com Hohenheim. Ela sabe como criar Pedras Filosofais e sabe usá-las muito bem.
    • Transferência de Alma: Usando a Pedra Filosofal, ela pode anexar sua própria alma em outros corpos, prolongando assim sua vida. Ela descobriu esse método logo após ela e Hohenheim terem feito a primeira Pedra Filosofal, o que quase resultou na morte de Hohenheim. Dante o salvou por instinto anexando sua alma para o corpo de outro homem, assim o par descobriu a vida "eterna". Entretanto, depois de um determinado tempo, o corpo começa a rejeitar a alma anexada, o que resulta no apodrecimento prematuro do corpo em que a alma anexada reside, o que fez com que Dante trocasse de corpo por mais de 400 anos.

Alquimia

Mestre da Alquimia: Dante é uma alquimista incrivelmente habilidosa, provavelmente a segunda mais poderosa, depois de Hohenheim. Dante é também a única pessoa conhecida a tentar uma transmutação humana especificamente a fim de criar Homúnculos (Ganância, Orgulho e provavelmente Gula), sem quaisquer repercussões (aparentemente). Como Hohenheim, Ed, e Izumi (e mais tarde Al), ela pode transmutar sem um círculo, completando transmutações complexas apenas juntando as mãos. Ela também possui outras habilidades que vão além de alquimia normal:

DanteRepelindoAtaque2

Dante refletindo o ataque de Ed usando alquimia.

  • Ela é capaz de invocar o Portão usando crianças (cujas almas estão mais fortemente ligadas ao Portão do que as dos adultos).
  • Ela é também capaz de dividir a mente, alma e corpo de Hohenheim antes de enviá-lo para o Portão.
  • Ela é também capaz de refletir ataques, invocar monstros e criar muros de proteção.

Trivia

  • Ela pode, eventualmente, ter sido nomeada após o poeta italiano Dante Alighieri, que ficou famoso por escrever A Divina Comédia, um poema de três partes com o primeiro capítulo do Inferno, que se passa nos nove círculos do inferno. De fato, Dante da Floresta Densa foi traduzida da edição italiana e original Dante della Selva Oscura (lit. Dante da floresta Escura), uma referência para o início do poema de Alighieri.
  • Dante tem muitas semelhanças com o Pai, o antagonista original do anime Brotherhood e do mangá:
    • Ambos, em um ponto, tinham estreitas relações com Hohenheim há vários séculos.
    • Ambos compartilharam o segredo da vida eterna com Hohenheim, por meio da Pedra Filosofal.
    • Ambos planejavam transformar pessoas em altíssimos em pedras para se tornarem seres "perfeitos".
    • Tanto Dante e Pai têm transformações físicas conforme a história se desenrola (excluindo Inveja, é claro), com cada um deles obtendo um corpo muito mais jovem para si.
    • Tanto Dante e Pai são hipócritas em considerarem os seres humanos como seres inferiores, mas as suas confianças respectivas sobre a Pedra Filosofal os torna ambos dependentes da raça humana para a sobrevivência, tornando-os tecnicamente parasitas.
    • Tanto Dante e Pai estão intensamente conectados com os Sete Pecados Capitais, tanto em termos de sua relação com o Homúnculos e no conteúdo de suas ações.
  • Durante seu confronto com Edward Elric na cidade escondida, ela afirma que a Lei da Troca Equivalente é falsa e que, mesmo se a pessoa dá o seu esforço total é improvável que eles vão receber uma recompensa de valor igual. Suas palavras provam ser ironicamente verdade como ela tenta escapar e percebe que seus esforços na criação da pedra no fim das contas foram inúteis.
  • Uma mulher idosa quase idêntica a Dante (sua forma mais velha) faz uma breve aparição no Episódio 58 do anime Brotherhood.
  • É provável que o conhecimento e as habilidades de Dante na alquimia ultrapassassem de longe os de qualquer outra pessoa da série, com a possível exceção de Hohenheim e do Pai - e mesmo assim, as diferentes direções que sua pesquisa de alquimia tomou lhes concederam uma igualdade desigual. Hohenheim é mais habilidoso que Dante, entretanto os campos de Alquimia que ela estudou (Homúnculos e o Portão) lhe permitiram superar Hohenheim.

Referências

  1. Do japonês ダンテ Dante
  2. Do japonês 深い森のダンテ Fukaimori no Dante
  3. Assumiu a identidade de Lyra após ter trocado de alma e corpo com a mesma, assassinando-a em seguida.
  4. Do japonês ライラ Raira, pode ser traduzido também como Layra
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 5,6 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  6. Do japonês イズミの錬金術の師匠。欲深い人間の生き様に幻滅し、 弟子のライラと共に深い森の中で暮らしている。 イズミの薬を調合するなど、高名な薬剤師でもある。 Izumi no renkinjutsu no shishō. Yokubukai ningen no ikizama ni genmetsu shi, deshi no Raira to tomoni fukai mori no naka de kurashite iru. Izumi no kusuri o chōgō suru nado, kōmeina yakuzaishi demoaru.
  7. http://www.hagaren.jp/old/chara/dan01.html

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória