Wiki Fullmetal Alchemist
Advertisement
Envy
InvejaB
Nomenclatura
Nome completo Envy
Língua japonesa エンヴィー
Romanização Envī
Tradução Envy[1]
Alcunhas "Inveja, o Ciumento"
"A Grande Serpente"[2]
Dados Gerais
Afiliação Pai
Homúnculos
Gula
Luxúria
Dante[3]
Thule Society[2]
Ocupação Espião
Instigador
Patente
Itens usados Inveja pode se transformar em quem ele quiser
Alquimia única
Objetivos pessoais Ver os Homúnculos dominarem sobre toda a humanidade
Realizar os planos do Pai
Destriuir a família Elric[3]
Se reecontrar com Hohenheim no mundo paralelo para assim matá-lo[2]
Estado Falecido
Dados Pessoais
Raça Homúnculos
Etnia
Gênero Sem gênero, entretanto adota uma aparência masculina andrógena normalmente
Idade 175 anos aproximadamente (4º Homúnculo a ser criado)[4]
Entre 200 e 430 anos aproximadamente (1º Homúnculo a ser criado)[3]
Data de nascimento Aproximadamente 1740[5]
Desconhecida[3]
Local de nascimento
Traços únicos Habilidade de transformação
Inteligência
Suas habilidades
Inveja dos humanos
Ódio dos Irmãos Elric[3]
Interações pessoais Pai (criador, falecido)
Dante (mãe e criadora, falecido)[3]
Ganância (irmão, falecido)
Ira (irmão, falecido)
Ira (irmão, falecido)[3]
Preguiça (irmão, falecido)
Indolência (irmã, falecido)[3]
Orgulho (irmão, falecido)
Orgulho (irmão, falecido)[3]
Luxúria (irmã, falecido)
Edward Elric (irmão, falecido)[3]
Alphonse Elric (irmão, falecido)[3]
Van Hohenheim (pai, falecido)[3]
Dados de Mídia
Estréia Capítulo 6, Episódio 1
Estréia alternativa Episódio 2[3]
Estréia nos jogos Fullmetal Alchemist and the Flightless Angel
Aparições
Voz japonesa Mayumi Yamaguchi[3]
Minami Takayama[6]
Kinryu Arimoto[7]
Voz brasileira Sílvio Giraldi
25px-CharacterAmestrisFlag


Inveja (エンヴィー, Envī, lit. Envy) é um Homúnculos criado pelo Pai e o terceiro a aparecer na trama. Na série 2003, ele é o primeiro Homúnculo a ser criado por Dante.

Descrição

  • Homúnculo com o nome de "Inveja". A aparência original de Inveja, que tem a capacidade de mudar seu corpo livremente é desconhecida. (Site Hagaren)[8][9]

Aparência

Inveja2

Inveja durante a série de 2003.

Apesar de Inveja ser um metamorfo ele costuma utilizar normalmente duas aparências. A primeira aparência usada por Inveja na maior parte do tempo é de um jovem de corpo esguio, e traços andrógenos. Seus cabelos são longos e esverdeados.

EnvyArtwork

Artwork de Inveja da série 2003.

A sua segunda forma (que só aparece no anime Brotherhood e no mangá) é de um gigantesco monstro parecido com um lagarto de pele verde e cabelos negros compridos. Além disso, nessa forma Inveja possui outras características bizarras como quatro braços, quatro pernas, e sete pupilas em seu olho esquerdo. Mas com certeza a característica mais perturbadora são os centenas de rostos que brotam de seu corpo gritando em agonia. Rostos provavelmente dos habitantes de Xerxes que foram mortos para fabricar a Pedra Filosofal.

Forma Monstruosa de Inveja

A forma monstruosa de Inveja (Mangá e anime Brotherhood).

Como a "Pedra Filosofal" que Inveja utiliza possui um grande número de vidas humanas (especialmente dos habitantes de Xerxes) não é a toa que haja centenas de rostos sofrendo saindo de si.

Verdadeira forma de Inveja ( brotherhood )

A verdadeira forma de Inveja (Mangá e anime Brotherhood).

Mas apesar de utilizar aparências belas ou intimidadoras a forma original de Inveja é um pequeno lagarto verde com oito pernas e uma grande boca além de uma cauda, que precisa de um hospedeiro, e assim voltar a devorar mais vidas afim de voltar a aparência desejada.

Forma verdadeira de Inveja ( Na série de 2003 )

A verdadeira forma de Inveja no anime de 2003

No anime de 2003, Inveja é filho de Van Hohenheim e tinha uma aparência consideravelmente parecida com a de Ed. Quando passa pelo Portão ele se transforma em um dragão, e esta passa a ser sua única aparência no filme O Conquistador de Shamballa.

Quando está em sua forma humanóide, Inveja veste uma camiseta curta colada, sem mangas, um short com um tipo de saiote por cima, uma faixa sobre a testa, e um par de luvas e meias parecidas com as usadas por kickboxers. Tudo na cor preta como a maioria dos Homúnculos. Nota-se a semelhança com a vestimenta utilizada por Ira.

Após atravessar o Portão, no anime de 20003 e no filme O Conquistador de Shamballa, Inveja está permanentemente presa em sua forma de dragão, incapaz de usar seus poderes de mudança de forma devido à falta de alquimia no mundo paralelo. Em sua forma de leviatã, o rosto de Inveja e a metade superior do corpo são quase todos verdes. A metade inferior do corpo serpenino do Inveja tem um ventre branco-acinzentado, junto com manchas cinza-escuras tocando paralelamente à metade superior. A cor dos olhos de Inveja ainda é a mesma de sua forma andrógina, excluindo as pupilas em fenda de gato. A inveja tem manchas amarelo-escuras no rosto, nas laterais dos olhos e no focinho. Ele também tem duas barbatanas verdes atrás do pescoço (uma de cada lado), seis finas asas cinzentas (três de cada lado), e sua cauda se assemelha às encontradas em uma serpente marinha.

Sua marca de Ouroboros está localizada na parte exterior de sua coxa esquerda.

Personalidade

Inveja é um dos Homúnculos mais cruéis, brincando e deliciando-se com a miséria e dor humana. Inveja mataria sem hesitar, geralmente usando e manipulando as emoções de seu alvo para ter uma vantagem psicológica, sem nenhum remorso pelo que faz.

Por baixo deste exterior cruel, no entanto, Inveja tem secretamente um tipo de inveja da força interior dos seres humanos e as amizades mutuamente benéficas que partilham, como a maioria de seus alvos mostram pouca preocupação real ou apoio emocional para o outro. Ele pode até mesmo ser considerado como tendo a personalidade mais profunda de todos os Homúnculos, pois ele mostrou que Inveja é muito emocionalmente conflituosa sobre Edward ser capaz de ver o seu ciúme tão facilmente.

Inveja parece ressentido com o confronto com sua inveja interior. Isso eventualmente faz com que Inveja cometa suicídio. Notavelmente, antes dessa revelação, Inveja disfarçou tão bem seus motivos internos que nem mesmo um lapso de seus verdadeiros motivos ocorreu.

Apesar de sua personalidade insensível, implacável e sinistra, Inveja ocasionalmente mostra uma personalidade mais boba, indisciplinada e até mesmo cômica em torno de seus companheiros homúnculos, e até mesmo alguns humanos. Ao se referir à sua aparência humana como sendo "fofa e jovem", Luxúria os lembrou que eles eram, ironicamente, os homúnculos mais cruéis, uma resposta que irritou Inveja. Outro exemplo foi durante o segundo confronto de Inveja contra Edward e Ling Yao, onde Inveja constantemente pedia a Ed para parar de tentar espancá-lo, mas Ed estava em um ataque de raiva após ser chamado de anão e não recuou.

Inveja, às vezes, demonstra um traço de vaidade em relação sua aparência. Ele fica irritado quando Luxúria diz que sua personalidade é 'vil' e quase ataca Ganância quando ele o chama de feio. Após a sua introdução, Inveja refere-se à sua forma preferida como jovem e bonita e obviamente gosta de parecer atraente. No entanto, ele parece não gostar muito de sua verdadeira aparência e grita com Ed e Ling para não olharem para ele enquanto estiver nesta forma.

A relação de Inveja com Edward é péssima devido a ele maldosamente ter insultado o tamanho do alquimista, chamando-o "Baixinho".

Na série de 2003, esta encarnação de Inveja é descrita como tendo ciúme do amor paternal que Edward e Alphonse receberam de Hohenheim. Embora ele odeie os dois irmãos Elric devido à sua relação com Hohenheim, sua animosidade é voltada principalmente para Edward (muitas vezes zombando do tamanho do alquimista, geralmente chamando-o de "Anão").

Ele é leal a Dante e atua como seu executor de alto escalão ao longo da série, apesar de estar ciente das verdadeiras intenções de Dante de manter a pedra para si mesma.

Inveja tem um desejo singular de matar Hohenheim no anime de 2003, devido à falta de reconhecimento de ser seu filho e ao abandono que sentiu depois que seu pai o viu como uma abominação. Esse ressentimento era tão grande a ponto de ele se jogar no Portão para matar Hohenheim pessoalmente. Este ódio mencionado permaneceu em O Conquistador de Shamballa, com Dietlinde Eckhart afirmando que Hohenheim era o único meio de mantê-lo sob controle. Inveja parece satisfeito em finalmente conseguir sua vingança ao longo da vida contra seu criador, apesar de saber do risco de ele ser transmutado também. Da mesma forma, Inveja mostra ódio a qualquer lembrete de Hohenheim, até mesmo afirmando que ele não pode perdoar Ed por ser parente de Hohenheim, e batendo em Orgulho por se referir a ele como o pai de Inveja. Enquanto Inveja também se parece muito com Hohenheim em sua verdadeira forma, ele opta por uma aparência completamente diferente e até mente para Luxúria que não se lembra de como era originalmente.

Em sua forma de dragão, Inveja mostra poucos traços de sua personalidade anterior e parece que seu comportamento se torna mais parecido com o de um animal selvagem do que com o indivíduo arrogante e astuto que ele já foi, optando por rugir e sibilar para Edward em vez de provocá-lo (apesar de sua capacidade de fala humana), além de fazer várias tentativas imprudentes contra a vida do jovem alquimista. Especula-se que este estado mental pode ser o resultado de seu colapso psicológico desde o momento em que ele força o Portão a levá-lo para a Terra, juntamente com o fato de ter ficado preso como dragão nos últimos dois anos.

Ao contrário da maioria dos outros homúnculos, a Inveja não deseja a Pedra Filosofal nem se torna humana. Ele também é mais inteligente e traiçoeiro do que sua contraparte do mangá, e talvez até mesmo os outros Homúnculos, já que ele manipulou Ira para se tornar obcecado por vingança, para que ele pudesse "sair correndo e fazer o que deveria fazer."

No fundo, Inveja é o homúnculo mais triste, nunca tendo uma satisfação verdadeira (exceto no anime de 2003, onde ele demonstra satisfação após conseguir matar Hohenheim).

Plot

Série 2003

Inveja foi o filho que Hohenheim teve com Dante a muito tempo, porém ele faleceu devido a contaminação por mercúrio. Ambos Hohenheim e Dante tentaram reviver seu filho, porém isso deu errado e ele o abandonou, além de abandonar Dante para ficar com Trisha e ter novos filhos. Furiosa, Dante alimentou Inveja com a pedra vermelha fazendo ele ganhar uma forma mais humana se tornando o primeiro homúnculos a existir e assim indo atrás de vingança contra Hohenheim e é claro seguindo Dante e trabalhando junto com os outros homúnculos. Inveja então se tornou frio e adorou fazer as pessoas sofrerem pois ele tinha inveja de suas vidas e queria que elas experimentassem os sentimentos dele.

Inveja atua como o principal antagonista do grupo. Ele é visto pela primeira vez quando começa a personificar o maculado Padre Cornello. Mais tarde, ele mata Maes Hughes. Depois que seu disfarce foi descoberto enquanto personificava a segundo-tenente Ross, Inveja se transformou na esposa de Hughes, Gracia, e usou sua hesitação para atirar nele fatalmente. Ele também serviu como uma chave na prisão de Ganância, contra quem ele tinha um rancor de longa data, dentro do Laboratório 5.

Além disso, ele rapidamente se voltou contra Gula, Ira e até mesmo Orgulho. A única pessoa que apresentou a possibilidade de um relacionamento com ele foi a própria Dante. Ele normalmente era seu executor e freqüentemente realizava seus caprichos mais diretamente do que a maioria de seus camaradas. Ele também estava aparentemente mais confortável na presença dela do que o resto dos Homúnculos. No entanto, ele também atacou Dante com particular intensidade quando ela impediu suas ambições de morte e vingança. Bem ciente do poder que Dante exercia sobre ele, Inveja era ao mesmo tempo o membro mais incontrolável e, no entanto, mais confiável de sua legião.

Ao saber de Dante que Hohenheim se foi, Inveja explodiu de ódio ao ser negado seu desejo de matá-lo. Dante, no entanto, observou que os irmãos Elric ainda estão vivos e agora têm a Pedra Filosofal, como prêmio de consolação para conter sua raiva. O fato de que eles possuíam a Pedra e recuperariam tudo o que perderam o deixou com mais ciúme deles e mais decidido a fazê-los sofrer como ele. No entanto, Edward conseguiu ver através de seus disfarces e truques, até que o Homúnculos revelou sua verdadeira forma (uma imitação do filho falecido de Hohenheim com Dante) e sua conexão com Hohenheim. Essa façanha foi tudo o que ele precisou para matar Edward com sucesso, já que a distração deu a ele tempo suficiente para perfurá-lo no coração.

Ele é então transportado para o Portão por Alphonse, após não conseguir impedi-lo de reviver seu irmão, encontrando-se com Edward novamente. Ao saber que Hohenheim ainda estava vivo do outro lado do Portão, Inveja foi capaz de abrir e passar pelas portas com sucesso. Uma vez dentro do Portão, as Crianças do Portão o atacaram, mas ele lutou contra eles se transformando em Edward. Pouco antes de chegar a seu pai, ele mudou mais uma vez para sua forma humana original, provavelmente para fazer as Crianças do Portão levá-lo para Hohenheim mais rápido. No momento em que ele fez o seu caminho para o outro lado, Inveja assumiu a forma de dragão serpentino.

Filme

Durante o intervalo de dois anos entre o final do anime e O Conquistador de Shamballa, Inveja foi capturado pela Sociedade Thule algum tempo depois de chegar à Terra para encontrar Hohenheim. Com Inveja em sua enorme forma de serpente, a Sociedade pretendia usá-lo como um Ouroboros literal para abrir um Portão físico e transferir seus soldados para "Shamballa" do outro lado.

Inveja escapa e se abriga em um castelo abandonado, apenas para cruzar com Edward mais uma vez. Na luta que se seguiu, Inveja foi atacado por todos os lados pela Sociedade Thule, que o recapturou e conseguiu levar um pequeno regimento de soldados para o outro lado por um curto período de tempo. Durante este tempo, Hohenheim foi preso e ofereceu a Inveja como um sacrifício para manter a "Grande Serpente" calma enquanto eles formulavam seus planos. No final, foi Hohenheim quem sacrificou sua própria vida, usando a Inveja como seu meio e permitindo que Ed voltasse para seu próprio mundo em um ato final de redenção por seus pecados. Assim, Inveja finalmente realizou seu único desejo de matar seu pai, ao custo de sua própria vida. Ele foi o sétimo e último Homúnculos a morrer na série.

Mangá e Série 2009

Habilidades

Fisiologia Aprimorada: Sua aparência não envelhece, e enquanto houver almas dentro de seu núcleo para pode extrair energia delas, ele não morrerá. Ele é imune a qualquer tipo de venenos, toxinas, vírus, doenças, etc. Ele não precisa comer, beber ou respirar para permanecer vivo.

Habilidades Super-Humanas: Inveja é fisicamente superior aos seres humanos em todos os sentidos. Seu corpo é mais rápido, mais forte e muito mais resistente do que o de corpos humanos normais, devido ao fato de que têm uma pedra filosofal que serve como seu reservador de energia.

Alto Intelecto: Ele também é mais inteligente e traiçoeiro do que sua contraparte do mangá, e talvez até mesmo os outros Homúnculos, já que ele manipulou Ira para se tornar obcecado por vingança, para que ele pudesse "sair correndo e fazer o que deveria fazer."

Mestre em combate corpo-a-corpo: Inveja é mais habilidoso no combate, com seus ataques que vão desde simples socos e chutes a técnicas do tipo Capoeira. Ele também é ginasta e se move com uma delicadeza soberba. Ele derrubou o Orgulho e teve que ser distraído por Ira para que Edward o prendesse.[3]

Mudança de Forma: Como já mencionado, Inveja é um metamorfo, ou seja, tem a capacidade de mudar de forma. Esta capacidade única pode ser usada para assumir a forma de qualquer pessoa ou animal . Além disso, Inveja também pode modificar a sua própria voz para uma imitação mais perfeita, e transformar partes do corpo em armas como foices, facas, etc. A única que ele não pode alterar é seu peso real. Normalmente trabalhando como espião, suas habilidades são extremamente úteis para assassinatos. A técnica de assassinato mais utilizada por Inveja é imitar qualquer ente querido ou amigos próximos e usa a hesitação delas como uma chance para matá-las.

A forma como Inveja muda sua aparência são ligeiramente diferentes nas duas versões do anime. No anime de 2003, Inveja toma uma nova forma por ter uma linha de luz ir sobre seu corpo em um ritmo bastante rápido. No entanto, no anime Brotherhood, a cor do processo de transformação é vermelha, descarregando alguma eletricidade, e é mais lenta, parecendo muito semelhante a uma transmutação (as faíscas vermelhas são comuns quando a Transmutação é feita usando uma Pedra Filosofal).

  • Verdadeira Forma: Sob sua forma monstruosa, Inveja pode usar sua força ao máximo e se torna ainda mais perigoso, sendo facilmente capaz de esmagar pedras usando seus membros ou mandíbulas. Inveja também é capaz de manipular os restos mortais que cobrem seu corpo, fazê-los aparecer e desaparecer, e alongar sua língua para usá-la como um arpão ou corda de amarração, uma continuação de sua capacidade de transformação. Inveja pode transformar membros individuais naqueles de sua verdadeira forma, permitindo-lhes ganhar braços e mãos enormes enquanto permanecem em seus corpos preferidos. Eles também não ficam desequilibrados ao fazer isso, apesar de serem extremamente desproporcionais.
  • Personificação: Inveja é proficiente em imitar a personalidade e os traços de outras pessoas. Isso, junto com sua mudança de forma, permite que ele se disfarça como indivíduos diferentes, sem levantar suspeitas. O melhor exemplo dessa habilidade é quando eles enganam o povo de Reole fazendo-os acreditar que ele é o Padre Cornello, e Inveja é capaz de incitá-los à violência. No entanto, suas imitações não são perfeitas e Inveja tende a se tornar excessivamente confiante em seu disfarce e começar a cometer erros. Pessoas próximas de quem Inveja está personificando também são capazes de perceber as inconsistências de Inveja, como quando Hawkeye deduz que ele não é o Mustang real.
  • Possessão: Sob sua forma verdadeira, parasitária e original, a única habilidade restante de Inveja é assumir o controle do corpo de um hospedeiro humano ou Homúnculo. O hospedeiro então se torna uma extensão do corpo parasita de Inveja, sendo capaz de assumir o controle de corpos adicionais do hospedeiro, usando a alma do hospedeiro ou Pedra Filosofal para reabastecer sua força. Eles parecem apenas ser capazes de ativar essa habilidade mordendo sua vítima enquanto estão em sua forma enfraquecida. No entanto, Inveja não pode controlar alguém mordendo seu automail, como visto quando ele falha em possuir Edward. Essa habilidade é semelhante à habilidade de Orgulho de obter as características de quem quer que ele coma. Com o corpo de um Soldado Manequim, a Inveja inicialmente possuía apenas as habilidades de um Soldado Manequim - junto com a habilidade de absorver outros Soldados Manequim. Após absorver um número suficiente deles, Inveja recuperou suas habilidades anteriores, transformando seu corpo de Soldado Manequim de volta à aparência anterior.

Trivia

  • Apesar de terem os mesmos poderes e aparência preferida, os estilos de luta da Inveja e suas motivações são extremamente diferentes entre o anime de 2003 e sua contraparte do mangá. No entanto, ambos compartilham o mesmo sadismo e ódio em relação à humanidade.
  • O poder de Inveja de mudar de forma, além de não ter um gênero constante, é muito semelhante aos traços físicos de Loki, o malvado Deus Nórdico da Trapaça (que às vezes é chamado de Demi- ou Anti-Deus), que pode mudar sua forma para qualquer coisa, incluindo mulheres. Os métodos de instigação da Inveja são semelhantes às ações de Eris, a terrível deusa grega da discórdia e do caos, que se deleitaram em fazer com que os mortais lutassem entre si e, finalmente, trouxessem a guerra de Troia.
  • O penteado da Inveja imita as folhas da mandrágora, uma planta com raízes humanas associadas à magia. No Capítulo XVI dos achados de Eliphas Levi, o Dogme et Rituel de la Haute Magie, é dito que alquimistas tentaram criar Homúnculos usando mandrágoras.
  • Não contando Orgulho (que pode ficar maior que Inveja, mas cujo tamanho é muito dependente da luz), Inveja é o maior Homúnculos, com a sua verdadeira forma do tamanho de um edifício.
  • Inveja foi o único Homúnculo a cometer suicídio, isso apenas no mangá e anime Brotherhood.
  • A forma verdadeira, monstruosa de Inveja é vagamente semelhante ao antagonista do mangá Devilman, Jinmen, outro reptiliano e vilão de anime. Jinmen era uma tartaruga demoníaca que podia prender as cabeças ainda vivas de suas vítimas em sua concha traseira, deixando-as gritar em agonia, para seu prazer. Para derrotar o Devilman, Jinmen costumava dirigir um dos amigos de Devilman como uma distração, diferente de como Inveja distraiu Edward com os corpos xerxianos. Também de nota, na série de sequela, Devilman Lady, revela-se que depois de ser mortalmente ferido Jinmen iria voltar a sua verdadeira forma, a de uma tartaruga de tamanho normal de água doce. Enquanto nesta forma ele poderia tomar posse de qualquer forma de vida que o tocasse, e assimilando mais e mais corpo Jinmen acabaria voltando ao tamanho gigantesco.
  • Durante sua luta final com Roy Mustang, os olhos de Inveja são repetidamente fervidos pelas chamas de Roy. Isto tem alguma semelhança com o segundo terraço de Dante Alighieri Purgatorio, em que os invejosos são purificados por terem as pálpebras costuradas.
  • Em muitas cenas durante o anime Brotherhood, o cabelo de Inveja tem um tom esverdeado, embora muito mais escuro. Isto é provavelmente uma referência ao primeiro anime, onde o cabelo de Inveja é verde em vez de preto como no mangá. A cor da pele verde de sua forma monstruosa também poderia ser uma referência sutil a frase "verde com inveja".
  • Inveja parece compartilhar um vínculo estreito com Luxúria, como ela é uma das poucas Homúnculos que conversam regularmente com ele de forma amigável. Depois que Luxúria é morto pelo Coronel Mustang, Inveja protesta contra a decisão de Ira de deixar que Mustang e seus subordinados vivam, dizendo que a mataram e fizeram bobagens com eles (sugerindo que ele está genuinamente chateado pela morte de Luxúria).
  • Embora um não vá com a cara do outro, Inveja e Ganância compartilhavam duas preferências: ambos prefeririam evitar lutar, se possível, e ambos gostaram de suas respectivas aparências humanas.
  • No anime de 2003, é dito que Inveja é o primeiro Homúnculos criado, tornando-o o mais velho nessa continuidade. Além disso, a verdadeira forma de Inveja se assemelha um pouco à terceira forma "perfeita" do Pai - semelhante ao jovem Hohenheim, de quem ele nasceu.
    • É um mistério por que a verdadeira forma de Inveja se parecer com Hohenheim, pois Hohenheim está no corpo de um homem diferente ao qual a Inveja não teria semelhança. No entanto, pode ser possível Hohenheim escolheu um corpo que tinha uma forte semelhança com o seu original. Outra explicação pode ser que, cauteloso e arrependido de suas ações, ele recriou seu corpo original através da alquimia, o que explica a semelhança e como Dante foi capaz de reconhecê-lo.
  • O filho de Hohenheim e Dante (a pessoa que a Inveja devia ser) morreu de intoxicação por mercúrio aos 18 anos, possivelmente dando um assentimento ao fato de que o mercúrio era uma vez o elixir da vida e um dos ingredientes-chave para a imortalidade. Isso poderia significar que ele, Dante e/ou Hohenheim, poderiam ter experimentado com a substância para alcançar a vida eterna sem usar o poder da Pedra.
  • No anime de 2003, Inveja tem a distinção de ser o primeiro Homúnculos a nascer e o último a morrer.

Referências

  1. Do japonês エンヴィー Envī. Do japonês 嫉妬 Shitto.
  2. 2,0 2,1 2,2 Filme O Conquistador de Shamballa (2005).
  3. 3,00 3,01 3,02 3,03 3,04 3,05 3,06 3,07 3,08 3,09 3,10 3,11 3,12 3,13 3,14 Anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004).
  4. Mangá e Anime Brotherhood (2009-2010)
  5. Mangá e Anime Brotherhood (2009-2010)
  6. Anime Brotherhood (2009-2010)
  7. Apenas quando passa a fingir ser Cornello (série 2003)
  8. Do japonês 「嫉妬」の名を持つホムンクルス。 自分の身体を自由自在に変化できる能力を持っているエンヴィーの本来の姿は不明。 'Shitto' no na o motsu homunkurusu. Jibun no karada o jiyūjizai ni henka dekiru nōryoku o motte iru envu~ī no honrai no sugata wa fumei.
  9. http://www.hagaren.jp/old/chara/env01.html
Advertisement