FANDOM

Amestris
AmestrisFlag
Kanji アメストリス
Romaji Amesutorisu
Informação Física
Capital Cidade Central
Fundação 1550 (oficialmente)
Área 723,456 km²
População 50,000,000
Densidade 69/km²
Informação Política
Gentílico Amestrino(a)
Governante Führer
Aliados Xing
Inimigos Drachma
Aerugo
Creta

Amestris (アメストリス, Amesutorisu) é um país militar formado por diversas nações antigas e a principal localização da série Fullmetal Alchemist.

Amestris é um estado unitário com um governo do tipo republicano parlamentarista. O país possui uma população de cerca de 50 milhões de pessoas, que são chamadas de Amestrinos. O chefe de estado de Amestris é também o comandante das Forças Armadas Amestrinas, aquele que recebe o título de Führer (大総統, Daisōtō, "grande führer", "grande condutor", "grande guia", "grande líder" ou "grande chefe"). O país parece ser composto de diversas nações antigas, sendo bem diversificado em termos de cultura e religião, que as diferentes regiões administrativas demonstram. Amestris possui cinco divisões administrativas: Área Norte, Área Sul, Área Oeste, Área Leste e Área Central, das quais a área leste é a mais diversa, englobando um povo de etnia muito diferente da maioria dos amestrinos, conhecido como o "povo de Ishval", e seus integrantes de pele escura e olhos vermelhos são comumente chamados de ishvalianos. A cultura de Ishval difere muito do resto do país pelo fato de seus habitantes serem extremamente religiosos, a maioria renunciando completamente a alquimia presente em Amestris. A região de Ishval foi destruída pelo exército amestrino após uma conspiração dos homúnculos que levou à Guerra Civil de Ishval e, ao mesmo tempo, ao Genocídio Ishvaliano.

Governo

Amestris é um estado unitário com um parlamento republicano bicameral ou unicameral que foi usado como fachada para um mandato autoritário. O governo é quase completamente militar, sendo que o Comando Central, localizado na Cidade Central, decide os governos regionais sem eleições. As únicas eleições conhecidas são as de cargos legislativos no parlamento, mas estas parecem ser forjadas e incapazes de afetar a decisão final. Na prática, o governo é composto de posições nominadas. A população de Amestris questiona e confronta o regime militar seguidamente, sendo que grande parte dos civis amestrinos tem a mania de chamar os soldados de "cães do exército", e raramente se mostram amigáveis a eles.

Os postos regionais do governo são diretamente subordinados ao Comando Central e tem pouca liberdade de ação, embora a competição política entre líderes de tais postos seja constante.

História

EAST

Representação do "profeta do leste."

Amestris foi oficialmente fundado em 1550, embora o país já existisse antes, sem muita organização governamental. A vinda do "profeta do leste" mudou a história da nação, dando-lhes conhecimento na prática da alquimia, o que causou Amestris a se tornar uma nação extremamente poderosa e influente em toda a região. Depois disso, Amestris começou a invadir, dominar e incorporar os países vizinhos, levando à rápida expansão do país. Desde sua formação, a estabilidade política e econômica de Amestris foi baseada na guerra.

Em julho de 1558, Amestris declarou guerra a Riviere (um pequeno país ou cidade-estado), resultando na primeira batalha sangrenta da história conhecida do país. Nos séculos seguintes, Amestris invadiu outros estados, como Cameron em 1661 e Wellesley em 1881.

Em outubro de 1835, Amestris invadiu Aerugo, começando uma guerra que durou até o início da série.

No ano de 1894, o General King Bradley, considerado um herói de guerra, foi apontado como comandante-chefe, ou führer, do país. Desde o apontamento do Führer Bradley, os conflitos nas fronteiras aumentaram a um nível nunca antes visto, resultando em diversos massacres e guerras civis, sempre a mando das forças centrais de Amestris.

IshvalAlchemists

Obecendo à Ordem 3066, os alquimistas federais marcham rumo a Ishval. O genocídio que se seguiu causou muitos deles a abandonarem seus postos e/ou fugir da guerra.

No ano de 1901, uma garota ishvaliana foi baleada e morta por um soldado amestrino (que era, na verdade, o homúnculo Inveja disfarçado) na província de Ishval, conhecida como uma área instável e rebelde. A revolta que se seguiu ficou conhecida como a Guerra Civil de Ishval, que durou até 1908, quando o Führer Bradley deu a "ordem 3066", mandando a divisão especial mais temida de todas as Forças Armadas Amestrinas, os "alquimistas federais", para a batalha. Com a ação dos alquimistas federais, a área foi devastada e sua população quase totalmente massacrada até o ano de 1909.

Entre 1914 e 1915, mais conflitos ocorreram. As principais batalhas ocorreram em Liore (entre o exército e a igreja do deus Leto) e Briggs (entre as tropas defensoras do forte e uma tropa invasora de Drachma).

No inverno de 1915, Amestris enfrentou a maior crise desde sua fundação, com uma guerra civil ocorrendo no coração do país, que acabou por causar a morte do Führer Bradley e a ascensão ao poder do Führer Grumman, ex-comandante da Área Leste.

O governo do Führer Grumman mudou drasticamente a política de Amestris, promovendo tratados de paz com as nações vizinhas e removendo as forças militares das fronteiras, concentrando esforços para conseguir o apoio de países vizinhos, especialmente o distante Xing. Os esforços combinados do General de Brigada Roy Mustang e do Imperador Ling Yao melhoraram muito as relações entre os dois países.

Geografia

MAP

Mapa mostrando a região onde Amestris se localiza.

A geografia de Amestris é bastante diversa, variando de áreas desérticas no leste aos alpes do norte, as planícies montanhas e cânions a sul, oeste e sudoeste. O país não tem acesso a nenhuma costa marítima, sendo completamente rodeado por outros países (Creta a oeste, Aerugo ao sul, o gigante Drachma a oeste, norte e noroeste e o grande deserto onde localizava-se Xerxes a leste, que separa Amestris do distante país de Xing). Sabe-se que há diversas outras nações no continente, mas as culturas e nomes destas são desconhecidas. Há uma rota aquática de Xing a Amestris, considerada "o caminho longo", mas sua localização é desconhecida.

Amestris possui uma lenta, porém progressiva expansão urbana, sendo que sua capital e maior cidade - a Cidade Central - possui as maiores construções e uma vida urbana agitada. A população amestrina parece se concentrar nas áreas central, leste e sul do país, sendo que o norte é bastante desolado e o oeste possui cidades bastante esparsas. O clima do país varia entre temperado, mediterrâneo e subtropical na maioria das regiões, mas a região de Briggs possui temperaturas semi-glaciais.

População

MAP2

Um detalhado mapa do país Amestris, mostrando suas áreas, fronteiras e cidades.

A população de Amestris é de cerca de 50,000,000 (cinquenta milhões) no ano de 1915, mas a densidade populacional varia entre as fronteiras e as áreas urbanas e rurais. A população nativa, ou seja, as famílias amestrinas de "sangue puro" possuem cabelos loiros e olhos claros (geralmente azuis ou verdes), sendo que a influência étnica das nações incorporadas fica evidente no resto da população, composta por diversas etnias puras e combinadas, como os ishvalianos, que possuem a pele escura e olhos vermelhos.

Tecnologia

Artigo principal: Forças Armadas Amestrinas#Armamento
Automail

O "automail" do alquimista federal Edward Elric.

O nível tecnológico de Amestris é o maior da região, e a nação aparenta ter passado por uma recente revolução industrial, com motores a vapor e automóveis começando a substituir carruagens como o principal modo de transporte do país. A maioria dos carros é no estilo do Ford Model T (também conhecido como "forde de bigode"). O meio de transporte mais utilizado no país para viajar de uma cidade a outra é o trem. A eletricidade, embora abundante, não tomou o lugar de lampiões a querosene, que ainda são muito usados nas áreas rurais. O carvão continua sendo a principal fonte de combustível de Amestris. As próteses desenvolvidas no país são famosas em toda a região, embora algumas das sofisticadas partes robóticas (automails) não se encaixem muito ao resto da tecnologia amestrina atual, tendo uma capacidade de conexão com formas biológicas a um nível avançado em no ramo da biomecânica. Em termos de armamento militar, as armas de fogo variam de pistolas a rifles e metralhadoras, sendo que tanques de guerra estão sendo desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Forte de Briggs.

A alquimia de Amestris é conhecida como a mais estudada e desenvolvida em toda a região, o que causou ao país avanços imensos nas áreas de química e metalurgia.

Trivialidades

  • A nação de Amestris parece ser baseada em uma mistura de certas culturas ocidentais, principalmente as culturas inglesa e alemã.
  • A culinária do país é similar à inglesa, tendo a torta de maçã como sobremesa famosa.
  • A língua amestrina escrita é idêntica à língua inglesa.

Também no FANDOM

Wiki aleatória